Custo Real de Importação de Cerveja

Mais
10 anos 11 meses atrás #52140 por Ricardo Sangion
Gustavo Pompiani, acho que vc nao leu a resposta do André sobre os impostos de venda e custos fixos.

Além disso, fechar um contrato de importação e lançar uma cerveja requer investimentos. Viagens, pesquisas, material de merchandising e marketing.

Nao vi ninguém colocando isso na conta. Parece que o produto chega sozinho no Porto e se vende sozinho tb, pelas contas que vem sendo apresentadas.

Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Mais
10 anos 11 meses atrás #52144 por ERITON SOARES
O saudade de quando eu era um mero consumidor! rsrsrs quem acha que o negócio é simples é só cair pra dentro e assim aumentar a concorrência, é o que eu sempre falo, o mercado ainda é muito pequeno, o consumidor ainda compra sua cerveja de uma em uma, nada contra, para a Beer4u que tem quase 700 rótulos isso é ótimo, porém vale ressaltar que esse é um mercado como qualquer outro, onde tem um importador, (outros estados aparece um distruibuidor) e por final o ponto de venda, todos estes tem estrutura para manter, sinceramente, antes de entrar no mercado eu achava a cerveja carissima (por isso entrei), porém não existe milagre, pelo menos aqui na ponta as margens estão apertadissimas, o engraçado é que quando o importador tem que torrar lote vencido abaixo do preço de custo ninguém reclama, isso para nó lojistas também é ótimo. Vejo o pessoal reclamando do Bar da Brewdog, reclamando do EAP, reclamando do Sagarana, do Bar Brejas, enfim, acho que pelo menos o pessoal de SP deve pegar mais leve, estive no RJ em dezembro e pagar 28,00 em uma PUNK IPA é de doer, Hardcore a 38,00 é lamentavel, e isso no Colarinho um dos mais tradicionais da cidade, sem contar o tradicionalissimo 10%.
Mais
10 anos 11 meses atrás #52151 por Alexandre Gheorghiu
Acho muito interessante e divertida essa discussão ... temos todos os "mundos" falando e trocando ideia de forma saudável. Porem, acho difícil uma real solução, pelo simples fato que cada um aqui esta interessado em primeiramente "vender seu peixe" ...

* Importadores vão falar do valor dos impostos, do governo, da armazenagem, etc etc etc
* Bares vao sempre colocar na conta a questão da infra, custos, mais impostos
* Consumidores vão sempre chorar por valores menores, mas se esquecem dos custos acima mencionados ... e que isso é um negócio/comercio

Temos um carga tributaria exorbitante? SIM. Os custos para manter um local adequado são grandes? SIM. Isso é fato. Agora, acredito que deva existir um bom senso de todos os lados, pq, mesmo com o custo alto, não da pra vender cerveja com valores 200/300% acima do custo. ... e isso infelizmente acontece em toda a cadeia.

Juro que não entendo como um bar da propria cervejaria (Brewdog) pode vender a halfpint a R$18,00. Po, o negócio é dos caras, caramba. Cadê a "revolução" que eles tanto pregam? o EAP deve vender mais barato que eles.... Como a Cervejaria Nacional pode vender a pint de IPA a R$15,00?!? Os caras fabricam a propria cerveja ... e vendem a esse preço??! Justificar nos "custos" ... pera la....

Ideias?!?! O Pacheco falou em mudar a "formula" ... e eu vou por essa linha mesmo.

Cadê o produto nacional? O Yuri falou das "nossas cervejas" ... po, mas o nosso proprio mercado mete a faca nos valores. Chegam ate a vender mais caro que grandes rotulos internacionais. E as vezes a cerveja nem é tao boa assim .... Por que não o mercado interno se "juntar" e oferecer cervejas com valores honestos?? A solução tem que começar no produtor....

Mais uma solução? Comercio on line! Os custos são bem inferiores aos "bares", uma vez que a estrutura é minima ... Comercio on line TEM que oferecer cerveja com valor descente. E vai ganhar muito....

Ampliar mercado de bares. O valor só vai cair quando a oferta aumentar. Isso é basico. Com mais gente vendendo, a briga da concorrencia aumenta. Com isso há mais ofertas e todos saem ganhando.

Por fim, uma outra boa solução é as grandes redes de supermercados entenderem que precisam atender esse publico que cresce a cada dia. Estrutura não falta, e existe um poder de compra gigantesco ... compram com preço baixo e chega na prateleira com valor digno, uma vez que se ganha no volume.

Meus caros ... do governo não se espera nada. Entao a mudança é toda nossa. Se cada um abrir a mao um pouquinho, todos ganham.

E viva a cerveja!!!
Mais
10 anos 11 meses atrás - 10 anos 11 meses atrás #52155 por André Silva

Alexandre Gheorghiu escreveu: * Importadores vão falar do valor dos impostos, do governo, da armazenagem, etc etc etc
* Bares vao sempre colocar na conta a questão da infra, custos, mais impostos
* Consumidores vão sempre chorar por valores menores, mas se esquecem dos custos acima mencionados ... e que isso é um negócio/comercio

Temos um carga tributaria exorbitante? SIM. Os custos para manter um local adequado são grandes? SIM. Isso é fato. Agora, acredito que deva existir um bom senso de todos os lados, pq, mesmo com o custo alto, não da pra vender cerveja com valores 200/300% acima do custo. ... e isso infelizmente acontece em toda a cadeia.

Fala Alexandre! Tudo bem ?
No exemplo de calculo que fiz, mostrei que uma cerveja que custa R$ 6, e é vendida por R$ 12(100% de margem de lucro) pelo importador, no fim das contas sobre apenas R$ 1,83(15% de lucro, sem contar os custos fixos).
A maioria das cervejas belgas 330ml são vendidas entre R$9 e R$15 pros bares... então esse valor de R$ 12,00 se encaixa no mercado atual de SP.

Se a margem de 200/300% realmente acontece em toda cadeia, o importador venderia essa cerveja a R$ 24,00(300%) e o bar venderia a R$ 72,00(200%). Isso pra uma long neck belga tradicional, como uma Delirium, Chimay, La Corne... R$ 72,00 por uma long neck gelada no bar. Alguém já viu essas cervejas a esse preço ?

Poderia explicar mais sobre essas margens de 200/300% ?

Abraços!

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Ultima edição: 10 anos 11 meses atrás por André Silva.
Mais
10 anos 11 meses atrás #52156 por Leandro Lima
Bom, comecei o meu pequeno negocio com vendas de cerveja. E já tive minhas alegrias e minhas dores de cabeça devido a margens de lucro e prejuízos.

Bom vejamos assim. Uma amiga minha ano passado me trouxe uma AC/DC que ela comprou na Alemanha por 1,5 Euro. Aqui elas são vendidas por digamos 16R$ em media.

Isso é uma projeção apenas
Vamos dizer que o Euro esta 3,5 então temos 1,5 * 3,5 = 5,25R$ jogando 100% temos a importadora vendendo a 10,50R$.
Desses 100% de lucro a importadora pagará todas as contas e impostos e frete.

O revendedor então pegará por R$ 10,50 e venderá por 16. É menos que 60% de lucro bruto em cima. E disso ele tira todos os encargos dele.

Vou dar um exemplo Real abrindo a minha contabilidade.

Esses dias me pediram 2 litros de Whisky Red Label, Valor de cada um: R$ 98,00. O Pedido foi feito através de um site de pedidos online. E ainda tinha a taxa de entrega de R$ 5,00 valor final: R$ 201,00 reais.

Um RL por ai custa 65 reais em média. Então eu sou um cara que abusa do lucro?

Bom a entrega foi feita 1 da manha, afinal meu negocio é um delivery. (Risco)
Feita com Carro (Custo do desgaste do veiculo, custo com combustível)
Armazenamento? A deixa isso de lado. Duas garrafas cabem em qualquer coração e sem custo.
O Site de Pedidos "garfou" 10% do bruto (21,00)
O Pagamento foi feito com cartão modo CREDITO (7,90)
Foi emitida a nota fiscal (10,05)

Então: temos 201 - (21+7,9+10,5) = R$ 161,60.
Custo da mercadoria: R$ 137,80
Então: 161,60 - 137,80 = 23,80

R$ 23,80 de lucro semi liquido, pq ainda tenho q pagar o entregador lembra os R$ 5,00?.

23,80 - 5 = 18,80

Estou perdendo dinheiro? Sim ou não?

Aqui é q entra uma jogada comercial que alguns preferem não ter.

Ganhar na quantidade ou na Unidade?

Ganhar na quantidade é muito arriscado, afinal é preciso ter a certeza de que se vai investir R$ 1000,00 em algo e girar rápido, para pagar o boleto, mas tem q se tiro certo, mesmo não da para brincar de comprar 120 litros de RL para ganhar 10 Reais em cada e só vender daqui 2 anos.

Mas na unidade... até dá afinal se vender 5 já paga tudo, o resto deixa lá uma hora vende...

Mas a cerveja tem data de validade, vc tem com muita sorte 30 dias para pagar as suas 10 caixas de seja lá qual for... seria o estado da arte vender todas a vista em 29 dias.. vc pode até vender mas vai receber em sei lá 60 dias entre credito e debito...

Esses dias anunciei aqui no site mesmo algumas cerveja com preços que posso até fazer uma comparação tinha site por ai vendendo a R$ 21,00, coloquei aqui no Brejas por R$ 15,00 por exemplo e com datas de validade ótima, tem cerveja com 8 meses de validade.

Por que essa diferença: Ao anunciar direto aqui e vender (hehehe coisa que não aconteceu) eu não tive os 10% do site, teria apenas o cartão e os impostos. Manteria a margem apertada mas ganharia na quantidade final. Ao invés de ganhar na unidade.

Ai vc lembra lá em cima que falei de alegrias e tristezas. Para as quantidades que comprei na ocasião, não tive que fazer promoção por data de vencimento, mas quase perdi 5 garrafas. Se eu as tivesse perdido o lucro por quantidade vendida ia pro espaço, já se o individual fosse priorizado não teria uma perda tão grande.

Margens de Lucro são coisas bem complexas...

O mais certo seria uma pessoa pensar assim:
Vamos calcular a margem de uma empresa com base em coisas reais:
Custo da empresa: R$ 15.000,00 (aluguel, agua, luz, telefone, funcionarios, impostos) é um boteco.

Previsão de vendas: 1000 unidades de cerveja 15000,00 / 1000 = 15

Pronto, não importa o preço que uma cerveja seja comprada do fornecedor automaticamente ela já sai com mais 15 reais, nessa previsão de 1000 unidades
O cara comprou uma Skol de 1,49 então ela custa:
1,49 + 15 = 16,49 + lucro dele 10% = 18,13 por uma lata de Skol.

quem sabe se no mês que vem ele acreditar que da para vender 10.000 mesmo não tendo vendido nenhuma esse mês ele abaixe o valor...
Mais
10 anos 11 meses atrás #52161 por Alexandre LC

ERITON SOARES escreveu: O saudade de quando eu era um mero consumidor! rsrsrs quem acha que o negócio é simples é só cair pra dentro e assim aumentar a concorrência, é o que eu sempre falo, o mercado ainda é muito pequeno, o consumidor ainda compra sua cerveja de uma em uma, nada contra, para a Beer4u que tem quase 700 rótulos isso é ótimo, porém vale ressaltar que esse é um mercado como qualquer outro, onde tem um importador, (outros estados aparece um distruibuidor) e por final o ponto de venda, todos estes tem estrutura para manter, sinceramente, antes de entrar no mercado eu achava a cerveja carissima (por isso entrei), porém não existe milagre, pelo menos aqui na ponta as margens estão apertadissimas, o engraçado é que quando o importador tem que torrar lote vencido abaixo do preço de custo ninguém reclama, isso para nó lojistas também é ótimo. Vejo o pessoal reclamando do Bar da Brewdog, reclamando do EAP, reclamando do Sagarana, do Bar Brejas, enfim, acho que pelo menos o pessoal de SP deve pegar mais leve, estive no RJ em dezembro e pagar 28,00 em uma PUNK IPA é de doer, Hardcore a 38,00 é lamentavel, e isso no Colarinho um dos mais tradicionais da cidade, sem contar o tradicionalissimo 10%.

Excelente tópico.
Pra mim foi mais um aprendizado, pois nesse assunto de impostos e tal,eu realmente não domino e não tenho muito a acrescentar, apenas a sugerir.
Concordo que tem muitos lugares que cobram caríssimos e até abusivamente por alguns rótulos (ou pra tudo dependendo do lugar que for), porém o que eu vejo na maioria é que tem alguns rótulos em promoção e a margem de lucro vem nos demais produtos ou refeições. Não vejo nenhum erro nisso. O cliente é que faz o mercado, se achou caro, ruim etc, simples não volta mais no lugar. Eu sofro por morar aqui no RJ, bebendo tanto no Rio como em Niterói, os preços daqui chega a ser BIZARRO. Pior do que beber as Brewdogs caras, que nosso amigo Eriton citou, é sair pra jantar com a esposa/namorada e ser assaltado por exemplo, por uma mísera Bud (vide foto):

Não sei como anda a realidade em SP mas aqui no RJ está absurda. Não há critério e não há limites.
Porém, mesmo assim, acho que a CULPA é NOSSA (consumidores). Se EU vou em algum bar/restaurante e acho que a cerveja está absurdamente cara ou que os serviço está aquém do valor cobrado, eu simplesmente NÃO VOLTO. E não é só não voltar, se for algum lugar que eu tenha curtido e por algum ponto não tenha gostado, entro no site do estabelecimento e informo minha crítica e comento com meus colegas sobre, pra ver se concordam ou discordam em relação a isso. Algumas vezes até tenho retorno do estabelecimento, convidando pra retornar e informando que algumas mudanças foram feitas até mesmo dizendo que algumas entraram em promocao etc. Pq eles tambem precisam de um feedback. É só parar pra pensar. Se tu vende a porra de uma cerveja, um chopp da brahma por ex, num restaurante ou sei lá que lugar, por R$10,00 a tulipa e fica LOTADO de gente bebendo ele, se vc for o dono do lugar tu vai diminuir o preço??????? Lógico que não. Se não tem fiscalização e se tiver publico, vai ter o preço alto. Lei da oferta e da procura, não tem jeito. Não tendo um teto não tem o que fazer.....
É fácil falar que tem que por um ou dois rótulos, priorizar tais, tais e tais, DISCORDO. Se a pessoa quer beber um ou dois rótulos apenas, vai no mercado e compra, bebe em casa, ou compra pelos inumeros sites existentes. Quando você vai em algum bar ou restaurante, você vai pelo que ele LHE OFERECE: Conforto,confraternizações, um ambiente agradável, um bom atendimento, um carta de rétulos boa, um menu variado ou até pra beber rótulos que você curte ou que você tem dificuldade em encontrar ou até mesmo que você considera que vale a pena, etc . É O CONSUMIDOR que escolhe o estabelecimento que quer ir pra BEBER apenas ou pra BEBER e COMER. Eu 99% das vezes bebo em casa com minha namorada ou faço eventos com meus amigos. Quando eu saio pra beber, já sabendo dos valores altíssimos cobrados, priorizo o lugar que me oferece uma boa carta de cerveja, com um bom atendimento e que não seja abusivo. É isso.

Junte-se ao grupo para nos informarmos das principais promoções de cervejas e produtos cervejeiros no Brasil.

www.facebook.com/groups/Cervejeiros.vendas.online
www.facebook.com/cervejaempromocao
Anexos:
Tempo para a criação da página:0.491 segundos