ERITON SOARES escreveu: O saudade de quando eu era um mero consumidor! rsrsrs quem acha que o negócio é simples é só cair pra dentro e assim aumentar a concorrência, é o que eu sempre falo, o mercado ainda é muito pequeno, o consumidor ainda compra sua cerveja de uma em uma, nada contra, para a Beer4u que tem quase 700 rótulos isso é ótimo, porém vale ressaltar que esse é um mercado como qualquer outro, onde tem um importador, (outros estados aparece um distruibuidor) e por final o ponto de venda, todos estes tem estrutura para manter, sinceramente, antes de entrar no mercado eu achava a cerveja carissima (por isso entrei), porém não existe milagre, pelo menos aqui na ponta as margens estão apertadissimas, o engraçado é que quando o importador tem que torrar lote vencido abaixo do preço de custo ninguém reclama, isso para nó lojistas também é ótimo. Vejo o pessoal reclamando do Bar da Brewdog, reclamando do EAP, reclamando do Sagarana, do Bar Brejas, enfim, acho que pelo menos o pessoal de SP deve pegar mais leve, estive no RJ em dezembro e pagar 28,00 em uma PUNK IPA é de doer, Hardcore a 38,00 é lamentavel, e isso no Colarinho um dos mais tradicionais da cidade, sem contar o tradicionalissimo 10%.
Excelente tópico.
Pra mim foi mais um aprendizado, pois nesse assunto de impostos e tal,eu realmente não domino e não tenho muito a acrescentar, apenas a sugerir.
Concordo que tem muitos lugares que cobram caríssimos e até abusivamente por alguns rótulos (ou pra tudo dependendo do lugar que for), porém o que eu vejo na maioria é que tem alguns rótulos em promoção e a margem de lucro vem nos demais produtos ou refeições. Não vejo nenhum erro nisso. O cliente é que faz o mercado, se achou caro, ruim etc, simples não volta mais no lugar. Eu sofro por morar aqui no RJ, bebendo tanto no Rio como em Niterói, os preços daqui chega a ser BIZARRO. Pior do que beber as Brewdogs caras, que nosso amigo Eriton citou, é sair pra jantar com a esposa/namorada e ser assaltado por exemplo, por uma mísera Bud (vide foto):
Não sei como anda a realidade em SP mas aqui no RJ está absurda. Não há critério e não há limites.
Porém, mesmo assim, acho que a CULPA é NOSSA (consumidores). Se EU vou em algum bar/restaurante e acho que a cerveja está absurdamente cara ou que os serviço está aquém do valor cobrado, eu simplesmente NÃO VOLTO. E não é só não voltar, se for algum lugar que eu tenha curtido e por algum ponto não tenha gostado, entro no site do estabelecimento e informo minha crítica e comento com meus colegas sobre, pra ver se concordam ou discordam em relação a isso. Algumas vezes até tenho retorno do estabelecimento, convidando pra retornar e informando que algumas mudanças foram feitas até mesmo dizendo que algumas entraram em promocao etc. Pq eles tambem precisam de um feedback. É só parar pra pensar. Se tu vende a porra de uma cerveja, um chopp da brahma por ex, num restaurante ou sei lá que lugar, por R$10,00 a tulipa e fica LOTADO de gente bebendo ele, se vc for o dono do lugar tu vai diminuir o preço??????? Lógico que não. Se não tem fiscalização e se tiver publico, vai ter o preço alto. Lei da oferta e da procura, não tem jeito. Não tendo um teto não tem o que fazer.....
É fácil falar que tem que por um ou dois rótulos, priorizar tais, tais e tais, DISCORDO. Se a pessoa quer beber um ou dois rótulos apenas, vai no mercado e compra, bebe em casa, ou compra pelos inumeros sites existentes. Quando você vai em algum bar ou restaurante, você vai pelo que ele LHE OFERECE: Conforto,confraternizações, um ambiente agradável, um bom atendimento, um carta de rétulos boa, um menu variado ou até pra beber rótulos que você curte ou que você tem dificuldade em encontrar ou até mesmo que você considera que vale a pena, etc . É O CONSUMIDOR que escolhe o estabelecimento que quer ir pra BEBER apenas ou pra BEBER e COMER. Eu 99% das vezes bebo em casa com minha namorada ou faço eventos com meus amigos. Quando eu saio pra beber, já sabendo dos valores altíssimos cobrados, priorizo o lugar que me oferece uma boa carta de cerveja, com um bom atendimento e que não seja abusivo. É isso.