Pois é Fabio...
Escrevi em outro tópico, a título de exemplo, uma continha basica usando o site que voce fez sua compra no exterior.
Lá uma Duvel custa 1,66 euros. Pois bem, conversei com um amigo contador e ele me falou o seguinte: o imposto é de aproximadamente 70% no desembarque sobre a moeda original, a nacionalização do container +/- uns 50% (um calculo por cima e pra cima, pois depende da origem e produto).
Bem, chegamos a um "custo" de 1,66 + 1,16 + 0,83 = 3,65 euros, o que dá aproximadamente R$ 8,57.
Vamos dizer que o importador lucre 10% (o que no Brasil é bastante, pois todos são unanimes em falar em 3% e olhe lá) e o comerciante mais 10%. Isso daria +/- R$ 10,50 por unidade. E vendem a 20,00.
O que será que acontece?? Aonde a conta está furada??
Agora imagine um produto nacional.
Eu concordo com os outros companheiros, estão "endeusando" a cerveja especial e literalmente metendo a faca e a mão no nosso bolso.
É uma pena essa ganância toda, na minha modesta opinião acho que o ideal seria vender mais por menos, e não vender mais por mais como vem acontecendo. Mas estamos no capitalismo né...fazer o quê...
Eu reafirmo minha posição, boicote a exploração, tá caro? não compro!