Concordo com a posição de não comprar cervejas com preços abusivos, mas infelizmente acho que isso não modificará o padrão atual, que eu acho, de modo pessimista, que só tende a se agravar. Acredito que nos próximos anos só conseguiremos comprar produtos de qualidade por no mínimo uns dez reais, tirando algumas nacionais de produção maior (a Eisenbahn me parece o exemplo mais imediato, apesar de que as garrafas já estão a 4 contos, há pouco tempo não dava nem três reais...mesmo assim ainda é um preço bem razoável)
Quando comecei a colecionar, lá em meados dos anos 90, eu achava a cada dia uma nova marca, um novo tipo, por uns 5 reais a lata (naquele tempo as latas dominavam), quando chegava a 10 eu achava o fim. Claro, era outra realidade econômica, mas para mim o que realmente mudou de lá para cá foi a alvo das importadoras: ao invés de importar muitas cervejas semelhantes, tipo SAL/PAL, preferem agora apostar nas "especiais", com preços extorsivos. Acredito que deveria existir os dois mercados, um voltado para as cervejas mais baratas (sim, há algumas no mercado, mas são poucas), e outra para cervejas mais elaboradas.