FABIO FLEMMING escreveu:concordo com vc Sergio!
pra mim, já foi o tempo que eu pagava caro para beber todas as novidades que aparecem.
obter lucro na importada até vai, ali vc ainda tem que imbutir o custo de manuseio, frete e mais as despesas operacionais.
mas poxa, fazer isso nas nacionais é sacanagem.
não ligo pra garrafa com detalhes dourados, quero tomar a cerveja.
eles deviam fazer essa com garrafa cara e uma em garrafa simples para quem quer apenas experimentar a cerveja.
Não gosto de ficar culpando importadores, distribuidores e comerciantes pelos preços altos. E não é por achar que eles sejam vítimas do "custo Brasil", mas porque cada tem sua visão de mercado e escolhe seu modelo de negócios de acordo com suas convicções, se tiver mercado para isso, o negócio prosperará.
Acho mais interessante nesta discussão refletirmos sobre o comportamento dos consumidores, ou seja nós mesmos. Imagino que a maioria de nós teve (ou ainda tem) aquela ânsia de experimentar todos aqueles rótulos importados de grandes cervejas disponíveis no mercado nacional. Eu, pelo menos, já passei pela fase de gastar os bicos experimentando as trapistas e outras divindades belgas. Acredito que por conta dessa grande interesse dos novos consumidores pelas cervejas importadas de renome mundial nosso mercado está voltado para as cervejas mais caras e elaboradas. Para muitos ainda, as tais cervejas especiais são produtos para degustação ocasional, enquanto que para apenas beber vale a lager aguada de sempre. Percebo em São Paulo que há muitos mais bares vendendo cervejas importadas caras do que bons chopes locais como Bamberg ou Colorado. Muitas cervejarias locais nem se encontra chope disponível na cidade. Schornstein nunca mais ví, Dama nem sei se vende chope, Eisenbahn (que nem é local para mim) acho muito pouco. Em compensação já tem até lager alemã em chope agora em São Paulo... Não acredito que exista um preconceito por parte dos bares pelos produtos locais e mais baratos, eles devem perceber que os importados vendem mais e com margem de lucro maior.
Espero que a mentalidade dos consumidores mude e passe a olhar as cervejas ditas especiais como produtos do cotidiano. Quando isso acontecer acredito que as cervejas locais, mais em conta, terão mais espaço. Aí também as cervejarias locais terão menos interesse e produzir cervejas muito sofisticadas para concorrer com as importadas, e aumentarão a oferta de boas cervejas frescas e acessíveis.