Lançamentos de cervejas, cervejarias e livros sobre cerveja. Não é um espaço para divulgação de eventos, vídeos, podcasts, sites.

Baden Baden IPA

Mais
9 anos 8 meses atrás - 9 anos 8 meses atrás #61341 por Fernando Pires
Respondido por Fernando Pires no tópico Baden Baden IPA

Alexandre LC escreveu: Fernando, então você achou a BBIPA melhor que Jade? Não entendi.

Alexandre, mesmo tendo propostas parecidas (ter como alvo o custo x benefício), acho que as percepções sensoriais são diferentes. Mas se quer saber em termos de aroma e sabor, sim, achei a BB Ipa um pouco melhor que a Jade.
Acho que o preço médio das duas será o diferencial para a compra, uma gira em torno de 9 reais e a outra por 14,00.

Abraços.
Ultima edição: 9 anos 8 meses atrás por Fernando Pires.
Mais
9 anos 8 meses atrás #61357 por Edson Marquezani Filho
Respondido por Edson Marquezani Filho no tópico Baden Baden IPA
Por extrato de aroma vocês estão falando de óleo essencial da lupulina? Porque isso não é exatamente aditivo, mas sim um extrato do lúpulo, o que eu considero plenamente aceitável e até desejável, se for pela qualidade. Porque, pra aroma, basicamente é só isso que interessa. O dry hopping inclusive tem que lidar com o inconveniente de não passar o sabor vegetal pra cerveja, coisa que esse método resolve 100%.

Eu fiquei sabendo disso ouvindo uma das palestras dos Saloms da Savor (2013 ou 2014, não tenho certeza) em que um cara da Lagunitas entrega o ouro de que eles usam isso na Maximus IPA deles, e quem muito mais gente na indústria já usando isso por lá.

Inclusive, a nova wet-hop IPA da Sierra Nevada, a Hunter IPA, usa uma técnica análoga de extração pra poder "estocar" o lúpulo "molhado" e fazer a cerveja o ano todo, mesmo fora temporada de colheita.

Isso é bem diferente de usar aromatizante ou até mesmo trapacear qualquer extrato de fruta (embora eu também não veja problema nisso, o que importa é o produto final).
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Claudinei  
Mais
9 anos 8 meses atrás #61358 por Gabriel C.
Respondido por Gabriel C. no tópico Baden Baden IPA
Pelo que eu entendi, a pergunta foi sobre essência de maracujá, Edson. Usar óleo essencial de lúpulo me parece uma ótima saída para resolver estoque de safras!
Mais
9 anos 8 meses atrás #61359 por Odimi Toge
Respondido por Odimi Toge no tópico Baden Baden IPA
Pelo que entendi - do post do Claudinei citando o post do Bruno sobre a Hop Lover - é essência de aroma de frutas mesmo.
Mais
9 anos 8 meses atrás #61362 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Baden Baden IPA

Edson Marquezani Filho escreveu: Por extrato de aroma vocês estão falando de óleo essencial da lupulina? Porque isso não é exatamente aditivo, mas sim um extrato do lúpulo, o que eu considero plenamente aceitável e até desejável, se for pela qualidade. Porque, pra aroma, basicamente é só isso que interessa. O dry hopping inclusive tem que lidar com o inconveniente de não passar o sabor vegetal pra cerveja, coisa que esse método resolve 100%.

Eu fiquei sabendo disso ouvindo uma das palestras dos Saloms da Savor (2013 ou 2014, não tenho certeza) em que um cara da Lagunitas entrega o ouro de que eles usam isso na Maximus IPA deles, e quem muito mais gente na indústria já usando isso por lá.

Se for isso mesmo o que o Bruno quis dizer no outro tópico, acho que a questão está esclarecida!

Extrato de lúpulo, ou o tal do "Dip Hopping" da nova Baden, também não vejo nenhum problema nessas técnicas, haja visto utilizar-se como base um ingrediente tradicional. Já o uso de essência de alguma fruta para reproduzir o aroma cítrico/frutado que muitos lúpulos possuem, eu não curto, mesmo que o resultado final seja idêntico, pois passaria a idéia de algo muito "artificial" (a Brewdog Punk IPA não é uma fruit beer). Mas isso é apenas minha opinião pessoal... ;)

Mais
9 anos 8 meses atrás #61363 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Baden Baden IPA

Odimi Toge escreveu: Pelo que entendi - do post do Claudinei citando o post do Bruno sobre a Hop Lover - é essência de aroma de frutas mesmo.

Pois é... o phoda é que estamos apenas especulando aqui. Só mesmo a cervejaria poderia esclarecer definitivamente a questão, mas talvez eles nem façam isso. Sabe como é, "segredo industrial"... :unsure:

Tempo para a criação da página:0.502 segundos