Eu tenho estado atento a esse assunto, porque não quero ser injustiçado e nem acusado de estar "roubando" em meu favor.
Acho que a validação, em sua grande maioria, se da somente por aqueles que simpatizam ou identificam o que foi descrito. Não pelo julgamento do conhecimento técnico. Esperar que todos tenham um nível de experiencia e sofisticação como o Marcussi, por exemplo, é uma utopia.
As vezes, nós, que ainda estamos engatinhando no maravilhoso mundo da cerveja, descrevemos somente a sensação do momento sentido no momento do primeiro, segundo e até terceiro gole.
E olha que essa sensação, pode ser muito bem alterada pelo clima vivido na hora.
A maioria cadastrada aqui, lê, pesquisa, mas entra muda e sai calada Muitos que frequentam esse site quase que diariamente, sem postar necas. Uns por não se sentirem capazes, outros por vergonha e até medo.
Caras que diante os comentários de Marcussi, Jean, Ricardo, Vodovoz e outros até menos tarimbados, simplesmente deixam passar em branco as suas impressões devido ao grau de conhecimento dos confrades.
Caras que lêem sobre as cervejas, comentário sem jamais dar um "oi" no fórum.
Foi difícil para mim, começar a participar dos foruns, avaliar minhas cervejas e a escrever aqui. Trocar figurinhas com alguns dos confrades aqui, é uma tarefa FODA. Até porque chegamos aqui sem nada para dar em troca (ainda hj, pouco ou quase nada tenho).
Eu por exemplo, gosto para caramba dos comentário so Vinil Mania, que diverte e apresentando a impressão pessoal dele.
Acho que a validação do voto útil, não necessariamente sirva como local de aprendizado, mas como uma simples troca de experiência pessoal.
Também acho que poderia ser retirado do ranking, devido que esta causando porque alguns "burlam" o processo porque o consideram ele uma forma de melhorar o status.