Ola confrades,
Não quero causar polemica com este comentário também, mas este post serve mais para compartilhar com vocês um pensamento que me ocorreu. A principio poderá soar infantil para alguns, mas ele também serve para fazer justiça aqueles que tanto se esforçam e dedicam parte do seu tempo para contribuir com a fomentação da cultura cervejeira no Brasil através desta comunidade.
O fato eh que gostaria de fazer um protesto contra aqueles que fazem mau uso de uma opção disponível aqui no site. Refiro-me a opção de considerar uma avaliação útil.
É patente que algumas pessoas que freqüentam este site não sabem distinguir a diferença entre considerar uma avaliação útil e concordar com a mesma. Por diversas vezes estou lendo as avaliações dos confrades e não concordo, pois talvez eu não tenha tido a mesma experiência, não tenha atingido tal nível de sensibilidade no paladar ou mesmo discordar por opinião. Contudo, não posso dirimir o esforço de alguém que fez uso de seu tempo e de suas palavras unicamente por discordar dos comentários.
Como brincadeira iria sugerir a criação de duas opções: “Acho esta avaliação útil?” e “Concorda com a avaliação?”. Ai sim o processo ficaria justo hehe
Vou citar um único exemplo, mas poderia citar nominalmente VARIOS outros: como pode alguém como o Marcussi ter 79,31% de votos uteis? Não estou defendendo ninguém, ate porque não conheço nenhum dos confrades pessoalmente. Mas este colega em questão redige pormenorizadamente suas experiências e isto sempre é útil, concordando ou não. Igualmente reitero que existem muitos outros usuários que fazem muito bom uso de suas opiniões e palavras para expressar suas experiências.
Por fim, sei que a esmagadora maioria dos colegas cervejeiros aqui não se importa com rankings ou classificações de importância, pois o que importa é aprender vagarosamente a desenvolver os sentidos a cada cerveja degustada e compartilhar conhecimento. Eu mesmo uso o site como fonte de aprendizado diariamente. Logo, este post é apenas um tributo a todos aqueles que colocam mais do que um “.” ou “deliciosa” em suas avaliações.
Dica: pessoal, aprendam a diferença da validade de uma opinião e da concordância com a mesma
Abraços