Fernando,
Na minha opnião, um bom chopp que teria produtos com grande qualidade e diferencial da mesmice claro e escuro, a qual os leigos, nem os que entendem um pouco mais conseguem diferenciar a ponto de sair de casa especialmente para degustar aquela cerveja que só vão encontrar em determinado estabelecimento, e cuja cervejaria tem uma boa proximidade de Bsb seria a Walls, principalmente com seus produtos Dubbel, Tripel e Quadrupel.
A outra questão interessante a se pensar é que existe um bar no RJ, Boteco Colarinho, que tem 6 chopeiras, mas o mais importante é que dentre elas uma é chopp Brahma o que permite aquele que ainda não adentrou no mundo das cervejas artesanais ou importadas, chegar e ao se aproximar com os amigos, se interessar por tomar uma diferente e ai é mordido pela experimentação das boas cervejas e não para mais, criando, assim, novos clientes.
Pão e cerveja.
Desculpe a franqueza, mas eu particularmente não saio de casa para tomar chopp claro e escuro, que muitas das vezes nem é feito com malte diferenciado do claro, mais lhe acrescentando pingo bier, só porque este chopp é puro malte.
E acho que esta é opnião de vários que tomam umas cervejas de outros estilos, alguns que trabalham comigo já vieram falar que não gastam mais um tostão a mais para tomar uma pilsen puro malte porque sentem muito pouca diferença, o que não deixa de ser verdade na maioria das vezes. Além disso, na discussão durante a festa do programa Pão e Cerveja de 2 anos rolou exatamente este comentário, de que as cervejarias artesanais que enveredarem pela colocação de cervejas pilsens difilmente se manterão por muito tempo. Vide inclusive o renascimento cervejeiro dos EUA, onde as microbreweries apresentam infinitamente mais produtos de estilos diferentes, raramente se vê brejas destas cervejarias no estilo American Lager.