Olá pessoal. Essa é a minha estória: Eu tenho acompanhado o tópico e não fiz nehuma compra pelo CK nem pelo SBP, mas como já costumava fazer compras pelo Ebay há muitos anos (e vi que muitos confrades compravam pacotes com muitas garrafas pelo CK) eu me empolguei e realizei uma compra de seis garrafas de Westvleteren através de um belga no Ebay em Outubro passado. Gastei 110,00 euros na compra e após cerca de 2 meses recebi um telegrama dos correios dizendo o seguinte:
"Identificamos que a encomenda acima mencionada trata-se de bebidas alcoólicas, por este motivo impossibilita o desembaraço simplificado de importação por meio do serviço Importa Fácil.
Esclarecemos que será necessário providenciar a nacionalização da encomenda requerendo a habilitação junto a Receita Federal do Brasil e o cadastro de representante legal para registro da importação.
Nesse sentido, solicitamos a VSa manifestar o interesse na continuidade do processo por meio do email:
[email protected] em até 7 dias.
Importante destacar que, caso não acusemos o recebimento da informação sobre a continuidade do processo ou VSa sinalize, no email mencionado, o desinteresse pela continuidade do processo, procederemos com a devolução da encomenda à sua origem."
Mandei o email dizendo que queria dar continuidade no processo, para ver no que ia dar (mesmo sabendo que um confrade ja tinha postado aqui no tópico que não conseguiu a liberação da sua encomenda de Brewdogs).
Recebi uma resposta dos Correios (mais especificamente do fiscal da alfândega responsável pelo processo)que eu deveria contratar um despachante aduaneiro p/ conseguir a liberação da encomenda. Fui atrás do tal despachante, e ele próprio me aconselhou a desistir, pois o processo seria muito caro e burocrático, os honorários de um despachante p/ esse serviço giram em torno de um salário mínimo, seria necessário pegar uma autorização prévia com o Ministério da Agricultura p/ poder fazer esse tipo de importação e pagar uma multa tb por não ter essa autorização anteriormente, pagar mais impostos e blábláblá...
Minhas Wesvleteren voltaram p/ Bélgica.