Márcio,
Tudo o que você falou acho corretíssimo, entretanto o que coloco aqui é o gastar fábulas por uma simples questão de status ou vaidade, deixando de lado as prioridades da "sobrevivência". Imagina aquele pai que torra toda sua grana "tunando" um carrão enquanto seu filho se submete a uma escola pública ? Enquanto seu filho, quando fica doente, se submete ao atendimento do SUS ? Enquanto sua casa despenca com a enxurrada ?
Pego meu exemplo, admito que gasto uma boa graninha com cervejas especiais, vinhos e ingredientes pra culinária, mas essa "boa graninha" não impacta na educação do meu filho, na sua saúde, lazer, segurança ou no seu conforto. Eu não digo que sou aficcionado por máquinas, mas um dos meus sonhos é ter um carro da hora, quando digo carro da hora não me refiro a BMW, Mercedez ou quetais, falo, por exemplo, de um Dodge Dart ano 78 com motor mexidão, carroceria impecável, bancos de couro... Sem essas papagaiadas de neon por baixo e tal. De repente se eu colocasse meu filho numa creche pública, o plano de saúde dele fosse dos mais chinfrinhos, ao invés de leite Ninho, Iogurtes, cereais, frutas, carne e tal desse o arroz com feijão e o leite de caixinha poderia ter meu "Dodjão".
Atitudes que recrimino são essas também, gastar com uma vaidade em detrimento a uma necessidade. Se eu fosse mais pobrinho do que já sou (hehehe) teria que me contentar com Kaiser e Schin, mas se ainda estou podendo beber Heineken no dia a dia e vez ou outra comprar uma especial sem prejudicar minha família, que sejam essas as minhas brejas.
Falando nisso, tá dando uma "sede" !