É tudo muito relativo, depende das prioridades.
Galera, talvez eu seja o mais pobrinho aqui, mas procuro me manter no meio termo no sentido de postura. Não vou ficar levantando a bandeira da humildade porque, embora pobrinho, conheço alguma coisa do lado bom da vida (aquele lado que só com dinheiro, como beber uma DeuS, por exemplo), mas nem tampouco levanto a bandeira da arrogância, do esnobismo, porque nunca gostei dessa onda da ostentação, não é meu perfil ficar pagando de bacana por ai, não gosto também dessa onda de comer bucho e arrotar caviar.
Quando posso faço minhas gracinhas, e só eu sei o quanto elas me custam a valem, e não tenho o mínimo constrangimento de entrar num Carrefour da vida e comprar uma única breja de R$ 10,00 enquanto tem gente comprando cerveja de R$ 1,00. Da mesma forma que não me sinto constrangido por, no mesmo Carrefour da vida, comprar um "All Star" genérico made in China enquanto o cara da cerveja de R$ 1,00 tá usando sapatinho de grife.
Meu celular é um Nokia 3120, um dia ai deu um pau na campainha e minha esposa disse: "se não ficasse tomando cerveja de R$ 50,00 teria grana pra comprar um celular melhor." Minha resposta foi a seguinte: "ele faz e recebe chamadas como qualquer outro, ou seja, atende minhas necessidades, defeito dá em novo ou velho, bom ou ruim, por isso todo aparelho comprado em loja tem garantia do fabricante."
Não raro, nessas reportagens sobre alagamentos, o repórter adentra aquele humilde "barraco" no meio de uma favela e a "dona maria" começa a mostrar o que perdeu na enxurrada: "oia só, meu fio, aquele forno (um micro-ondas da Brastemp de última geração) nem acabei de pagá ainda..." "Aquea televisão (uma puta tv de plasma que serve pra assistir Faustão, Pânico e Silvio Santos) comprei a semana passada..." "Nem meu célulá (um desses ai que além de fazer e receber chamadas tem tv, bloco de notas, mp3, 4, 5, 6, 864... serve café, te consola nos dias tristes) não iscapô das água do corrigo qui transbordô..."
Ou seja, tudo financiado nas Casas Bahia com a primeira prestação só pra depois do Carnaval ! Mas são as prioridades dessa "dona maria", certamente sua geladeira Eletrolux Frost Free com freezer, dispenser de água e blablabá estaria lotada de Nova Schin, enquanto a minha Continental velhona refrigera e já refrigerou Heineken, Fuller's, Unibroue, La Trappe, Lust, Urthel, DeuS...
Será que essa "dona maria" se sentiria constrangida ao entrar nas Casas Bahia e fechar um carnê de um DVD de R$ 500,00 enquanto eu fechasse à vista um basicão de R$ 60,00 ?