Vou puxar aqui a sardinha pro lado dos homebrewers...
Gosto de degustar cervejas. Gosto mesmo, muito! Mas de uns tempos pra cá passei a me interessar muito por homebrew. Infelizmente ainda não consegui fazer a minha própria por questões financeiras, apenas tive o privilégio de participar e colaborar com uma brassagem de uma stout (não muito bem sussedida, diga-se de passagem). Só que, honestamente, sou incapaz de enchergar um homebrewer que pretenda alcançar certos parâmetros de adequação da breja dentro de um estilo, sem conhecer bem aquele determinado estilo.
Na verdade, acho que conhecer a produção caseira de cerveja e participar de uma brassagem é uma puta experiencia pra que degusta, pois acrescenta bastante coisa no entendimento do que se está bebendo.
Dos homebrewers que conhecí, todos são apreciadores de novidades pro paladar, o que é também uma ferramenta de estudo pra sua própria produção.
O cara que degusta não precisa, necessariamente, ser uma homebrew, mas eu acho que o contrário é muito importante, apesar de eu entender que, se possível, os dois caminharem juntos é o mais bacana.