- Postagens: 47
- Obrigados Recebidos: 17
Poxa, deve ser muito interessante tomar uma cerveja dessa com 20 anos de guarda. Pena eu nunca achar uma assim pra vender e nem conhecer ninguém que faça guarda de cerveja a algum tempo.Odimi Toge escreveu: Um amigo meu acaba de voltar de Europa e foi neste bar Kulminator na Antuérpia, inclusive levou umas cervejas brazucas para presentear o dono. Fez ainda uma degustação vertical de chimay blue ano 1994, 2004 e 2014.
Tuiuan Almeida Veloso escreveu: Pra não criar um novo tópico: Achei aqui em casa uma Bäcker Pale Ale cheia, quando comecei minha coleção, deve ter um 5 anos. O meu quarto é um lugar escuro e a parte que ele ficou guardada com certeza não pegou calor.
Será que dá?
Gabriel Rogel escreveu: Acho que foi no Bytes and Beer que falaram: "cerveja não envelhece, ela evolui, para melhor ou para pior".
Pelo que li posso dizer que as cervejas com bastante lúpulo, como as IPAS, devem ser consumidas logo, se o que é importante para vc é o amargor e o frescor do lúpulo. Já que o lúpulo vai se "deteriorando" com o tempo... tanto é que a Stone dos EUA faz uma IPA com data de validade no rótulo, para ser bebida logo. A intenção é que o consumidor sinta o lúpulo.
Outras cervejas podem ir pra guarda. As belgas escuras e alcoólicas principalmente (refermentadas na garrafa). Tipo Dubbel, Quadruppel ...
Já li que acima de 7.5 ou 8% a cerveja matura bem. Pois o álcool "conserva" a cerveja e a refermentação da cerveja aumenta características do malte. Dito isso, mesmo cervejas claras, com alto teor, podem maturar, como é o caso das Tripel.
Outra informação que li recentemente é que cervejas com muito malte torrado, mesmo com graduações alcoolicas menores, tipo stout e porter, maturam muito bem. As imperial stout nem precisa dizer ...
Falow
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados