- Postagens: 240
- Obrigados Recebidos: 32
Rodrigo CR escreveu: Criando um novo tópico para não desviar o assunto do anterior...
Marcussi, curiosamente eu já havia lido esse seu post, quando comecei a participar aqui do Fórum dei uma boa vasculhada no seu blog! De fato, o meu interesse no momento é obter mais informações sobre possíveis prejuízos que muitos rótulos sofrem com o tempo e até que ponto vale a pena comprar cervejas em promoção perto da validade (ou estocar cervejas compradas em promoções) - afinal, se for uma cerveja como a Orval, seria um achado e tanto, certo? rs Por exemplo, me deparei com umas Ballast Point lupuladas perto de vencer, em promoção. Daí achei melhor me informar antes do que pegar uma cerveja já prejudicada, e pela página deles vi que seguem a mesma ideia da Sierra Nevada, que é sugerir que a cerveja seja consumida em 4 meses, informando no rótulo a data do envaze. Só que eu só fui saber disso agora, e o que encontrei na loja foi a data informada pela importadora. Minha dúvida agora é: essa data que a importadora fornece seriam os 4 meses, ou por ser apenas uma sugestão a importadora ignora isso e coloca a data que melhor convir? Se alguém tiver uma Ballast Point aí e puder me tirar essa dúvida (quantos meses a importadora coloca como validade a partir da data informada no rótulo, conforme essa página ) eu agradeço!
A propósito, complementando o texto anterior, pesquisando sobre o assunto eu encontrei essa página . Me chamou a atenção o MJ afirmar que 99,9% das cervejas devem ser consumidas o quanto antes... Entendo que isso seja o ideal, não necessariamente essencial, mas me leva à constatação infeliz de que nem tudo o que tomamos é realmente como deveria ser, e que avaliações só realmente fazem algum sentido quando feitas a partir de uma mesma prova...
Maurício, valeu pela sugestão! Dei uma boa olhada no resumo do artigo e de fato é algo muito complexo para quem só quer mesmo é comprar boas cervejas e que estas estejam realmente boas!
Gabriel Rogel escreveu: Acho que foi no Bytes and Beer que falaram: "cerveja não envelhece, ela evolui, para melhor ou para pior".
Pelo que li posso dizer que as cervejas com bastante lúpulo, como as IPAS, devem ser consumidas logo, se o que é importante para vc é o amargor e o frescor do lúpulo. Já que o lúpulo vai se "deteriorando" com o tempo... tanto é que a Stone dos EUA faz uma IPA com data de validade no rótulo, para ser bebida logo. A intenção é que o consumidor sinta o lúpulo.
Outras cervejas podem ir pra guarda. As belgas escuras e alcoólicas principalmente (refermentadas na garrafa). Tipo Dubbel, Quadruppel ...
Já li que acima de 7.5 ou 8% a cerveja matura bem. Pois o álcool "conserva" a cerveja e a refermentação da cerveja aumenta características do malte. Dito isso, mesmo cervejas claras, com alto teor, podem maturar, como é o caso das Tripel.
Outra informação que li recentemente é que cervejas com muito malte torrado, mesmo com graduações alcoolicas menores, tipo stout e porter, maturam muito bem. As imperial stout nem precisa dizer ...
Falow
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados