Eu não queria entrar nessa discussão mas,.... vamos lá, vou falar aqui como ÉRITON.
Sabemos que alguns fabricantes recomendam tomar suas cervejas em até 4 meses, porém, o fato de você comprar ela com 6meses, 8meses ou até 1 anos da fabricação não quer dizer que o produto esteja impróprio para consumo, pode não estar com omesmo frescor, o que é diferente, ou seja, cabe aos consumidores comprarem os produtos assim que eles desembarcam no Brasil, lembrando que pelo que eu sei o tramite de importação demora de 2 a 3 meses, tanto é que a STONE já descartou exportar para o Brasil, pois não existe tempo hábil para dar vazão ao produto, sempre gosto de frisar que o mercado brasileiro ainda é um bebezinho, a demanda ainda não é tão grande como muitos consumidores imaginam, tem cerveja americana que demoramos 3,4 meses para vender 1 cx, querem um exemplo, olhem as lojas virtuais, fazem alguns torras que é para desovar estoque, ainda não tem giro, ai o cara compra uma caixa de rogue 650ml e demora meses, sim, meses para vender, chega uma hora que faz o torra, quem ganha é o cliente.
Os importadores se preocupam sim com a qualidade do produto, agora o que não pode é o rojão sobrar a mão do varejista, Um caso interessante é o da SIXPOINT< quando estava sendo torrada a 5,00 ouvi de muita gente a seguinte frase "IPA NÃO ESTRAGA, ME DA UMA CAIXA, QUE VOU DEMORAR UNS 6 MESES PARA TOMAR". Estive na frança a 2 meses e visitei uma BeerStore, as cervejas se quer tinham etiqueta de importação, o que deu a entender que o governo local está pouco se importando com a validade do produto, uma vez que muitas americanas só colocam a data de envase e se quer colocam alguma informação se referenciando a data de validade, se não me engano a Rogue é assim. Resumindo, é um caso complicado, e se os importadores forem seguir a risca o que muitos foristas estão propondo (validade de 4 meses) vai acontecer uma coisa bem legal, as americanas irão sumir do mercado, simples assim. (3meses para importar, e 1 mes para vender), ai eu pergunto: O prejuízo$$$ vai ficar com quem? A) importador - B ) loja de cervejas - C) cliente
Fico na dúvida entre a letra A e B, pois nem tudo é DOGFISH.
Vale o bom senso de torcer para o mercado crescer, e quem sabe um dia podemos ter um conteiner de STONE se esgotando REGULARMENTE em 1 semana, mas essa "AINDA" não é nossa realidade.
Lembrando que o que estou dizendo aqui é uma opinião pessoal, até porque a Beer4u é apenas mais um no meio desta cadeia.