Envelhecimento de cervejas

Mais
12 anos 5 dias atrás #46428 por Alexandre Almeida Marcussi

André Rodrigues escreveu: Pois é. Tenho muita curiosidade na evolução dessa cerveja.
Sabe se o fabricante indica um tempo "ideal" de guarda?

No rótulo, só diz que ela não tem um prazo de validade definido e continua evoluindo na garrafa. Pelo teor alcoólico, eu lhe daria até uns 10 aninhos. Mas essa cerveja já tem características fortes de guarda quando sai da fábrica, então não sei como ela vai se comportar.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
12 anos 5 dias atrás #46430 por Guilherme Rampasso Crinha

Alexandre Marcussi escreveu: Hm, acho que cheguei atrasado no tópico. B)

Guilherme, se você só quer la crème de la crème, invista em barley wines, Russian imperial stouts, oude gueuzes e Belgian dark strong ales trapistas (não-filtradas). Quanto mais alcoólicas, melhor. Pela leitura do meu blog, você deve ter tido ideia do que esperar do envelhecimento, então use sua experiência para selecionar os melhores rótulos.

Tenho uma Ola Dubh 40 na adega (bem como algumas Ola Dubh 18) e acho que elas têm, sim, bom potencial para pelo menos 5 anos, mas eu não diria que são as melhores opções do mercado. André, tenho algumas Samichlaus Classic na adega mas nunca provei nenhuma com mais de 2 anos (ou seja, ainda dentro da validade). Inclusive é um rótulo indicado pelo fabricante para guarda.

Já que você apareceu aqui no tópico, vou aproveitar e lhe usar hahahaha

Você, com toda sua experiência, qual seria a sua lista top 10? Crème de la crème mesmo. Pode ser raridade, coisa simples, mas algo que vc desejaria muito ter na sua adega, tendo já ou não hehehe Eu vi que vc postou no blog uma lista, mas vc colocou as fáceis de achar, nessa nova lista, não se prenda a nenhum pudor hehehe

Cheers!
Mais
12 anos 5 dias atrás #46432 por Clésio Gomes Mariano

Guilherme Rampasso Crinha escreveu: Acho que eu me expressei errado quanto ao "clichê".

Eu quis dizer com o clichê que são as cervejas mais comuns que usam pra envelhecer, sejam elas difíceis de conseguir ou não. O que eu quero mesmo é uma qualidade enorme final da minha adega. E se for difícil conseguir, mais desafiador será e eu mais vou gostar hahaha

Por isso que eu disse: não economizem em dicas, não se prendam a preços ou dificuldades de conseguí-las.

DFH Palo Santo Marron, DFH 120 minute, DFH Worldwide Stout, Three Floyds Behemoth, Stone Imperial Russian Stout, North Coast Old Stock, Founders Kentucky Breakfast Stout, Founders Imperial Stout, Deschutes The Abyss, Sierra Nevada Bigfoot, Bell's Expedition Stout... tá aí uma boa lista de americanas que envelhecem bem para você procurar. Me chama quando for abrir alguma :laugh:
Mais
12 anos 5 dias atrás #46433 por Alexandre Almeida Marcussi

Guilherme Rampasso Crinha escreveu: Você, com toda sua experiência, qual seria a sua lista top 10? Crème de la crème mesmo.

Cara, acho que não tem essa de um top10 "universal". O mundo tá cheio de breja com muito potencial para guarda que eu nunca provei; além do quê, gosto é uma coisa muito pessoal. E é difícil saber como cada breja vai se comportar exatamente depois de alguns anos. Eu não seria leviano de ter a pretensão de elaborar uma lista desse tipo. Vai do que você tem vontade de ter em casa, respeitando os critérios para selecionar uma boa breja de guarda. Se quiser, faça uma boa pesquisa no RateBeer ou no BeerAdvocate em busca das mais bem cotadas dentro dos estilos mais adequados para guarda - mas eu tendo a não acreditar nesses rankings, então não é por aí que eu iria.

Tem alguns rótulos que já viraram clássicos de guarda, o que significa que já provaram que podem evoluir bem: Gouden Carolus Cuvée van de Keizer Blauw, Chimay Bleue, 3 Floyds Dark Lord, Fullers Vintage Ale, Sierra Nevada Big Foot, Samuel Adams Utopias. Podem ser bons pontos de partida, mas não quer dizer que sejam melhores do que outros. Quer minha dica de verdade? Vá pelo seu gosto, pela sua intuição e não se prenda a listas.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
12 anos 5 dias atrás #46434 por Paul K
Respondido por Paul K no tópico Envelhecimento de cervejas
Eu já bebi uma Samichlaus com 4 anos de guarda e uma com 2. A com quatro anos tava claramente "mais redonda" que a de dois, que tava excessivamente doce, quase a ponto de deixar qualquer um com diabetes :p Na verdade acho que esse é o único exemplo que consigo pensar de uma cerveja que não deve ser bebida nova.
Mais
12 anos 5 dias atrás #46438 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Envelhecimento de cervejas

Clésio Gomes Mariano escreveu: DFH Palo Santo Marron, DFH 120 minute, DFH Worldwide Stout, Three Floyds Behemoth, Stone Imperial Russian Stout, North Coast Old Stock, Founders Kentucky Breakfast Stout, Founders Imperial Stout, Deschutes The Abyss, Sierra Nevada Bigfoot, Bell's Expedition Stout... tá aí uma boa lista de americanas que envelhecem bem para você procurar. Me chama quando for abrir alguma :laugh:

Não sei se eu envelheceria a 120 minutes não. Na real, eu tenho uma em casa de 2008 que eu já deveria ter aberto faz tempo, to com medo do lúpulo der dado tchau e ido passear :(
Tempo para a criação da página:0.476 segundos