Envelhecimento de cervejas

Mais
12 anos 5 dias atrás #46397 por Guilherme Rampasso Crinha
Bom dia!

Gostaria de dicas de boas cervejas que eu posso deixar envelhecendo durante alguns anos na minha prateleira sem que altere (pra pior...) o aroma e sabor dela. Sei que muitas cervejas tem um prazo de validade de até 25 anos e o sabor e aroma dela ficam cada vez mais complexos com o passar do tempo, e são justamente esses tipos de cervejas que eu estou procurando.

Quero fazer uma adega de envelhecimento com cervejas fortes e com muito tempo para ficarem ali paradas, então, não economizem nas dicas e mesmo se forem cervejas caras, não exitem em falar. Uma boa adega dessa deverá ter as cervejas mais tops que vocês possam conhecer hehehe Isso é um sonho meu antigo que vou começar de pouco a pouco.

Cheers!
Mais
12 anos 5 dias atrás - 12 anos 5 dias atrás #46398 por Clésio Gomes Mariano
Alguns ótimos estilos para envelhecer são as barley wines, imperial stouts e as strong ales belgas. Você pode encontrar facilmente os seguintes rótulos no Brasil: Rochefort 10, Chimay Blue, Gouden Carolus Cuvée Van de Keizer, Wäls Petroleum, Brooklyn Monster Ale, Brooklyn Black Chocolate Stout, BrewDog Tokyo, Paradox Jura, La Trappe Quadrupel ou até a Baden Baden Red Ale. Há mais estilos e muitos mais rótulos bons para guarda além dos comentados.

Edit: Para variar o Marcussi já fez umas excelentes entradas em seu blog sobre envelhecimento. Aqui está a parte da seleção de cervejas para envelhecer: ocrueomaltado.blogspot.com.br/2012_06_01_archive.html

E aqui alguns rótulos específicos: ocrueomaltado.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html

Recomendo que leia as outras partes também.
Ultima edição: 12 anos 5 dias atrás por Clésio Gomes Mariano.
Mais
12 anos 5 dias atrás #46403 por André Rodrigues
Respondido por André Rodrigues no tópico Envelhecimento de cervejas

Clésio Gomes Mariano escreveu: Alguns ótimos estilos para envelhecer são as barley wines, imperial stouts e as strong ales belgas. Você pode encontrar facilmente os seguintes rótulos no Brasil: Rochefort 10, Chimay Blue, Gouden Carolus Cuvée Van de Keizer, Wäls Petroleum, Brooklyn Monster Ale, Brooklyn Black Chocolate Stout, BrewDog Tokyo, Paradox Jura, La Trappe Quadrupel ou até a Baden Baden Red Ale. Há mais estilos e muitos mais rótulos bons para guarda além dos comentados.

Edit: Para variar o Marcussi já fez umas excelentes entradas em seu blog sobre envelhecimento. Aqui está a parte da seleção de cervejas para envelhecer: ocrueomaltado.blogspot.com.br/2012_06_01_archive.html

E aqui alguns rótulos específicos: ocrueomaltado.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html

A Baden Baden Red Ale alguém aqui do Fórum (acho que foi o Renato) disse que não se comportou bem, perdendo muito a sua qualidade depois de uns 2 anos.

Alguém ai já guardou uma Samichlaus?
Mais
12 anos 5 dias atrás #46405 por Marcelo Braga
Respondido por Marcelo Braga no tópico Envelhecimento de cervejas
Quer envelhecer cervejas, primeiro elas tem que ser acondicionadas em garrafa, essas são as que tem fermento no fundo da garrafa, alguns exemplos são as trapistas, algumas da Fuller como a IPA e a Vintage ale. Segundo, As garrafas devem ficar em pé, nunca deitadas, longe da luz e em temperaturas idealmente abaixo de 20 graus e acima de 10 graus. Terceiro, Cervejas filtradas não se beneficiam do envelhecimento, isso inclui todas as baden baden, Monster e a chocolate stout da Brooklyn e a Samichlaus(Ela é envelhecida 10 meses antes de engarrafar, o que é um tempo muito bom para o amadurecimento). Quarto, envelhecer a cerveja nem sempre é uma boa ideia, algumas cervejas alcançam seu auge com 1 ano, nunca muito mais que isso, levando-se em conta que elas entre o engarrafamento na bélgica e a sua geladeira passam meses viajando e elas já provavelmente envelheceram antes do engarrafamento, Você já comprou uma cerveja envelhecida! Passando do tempo para cada cerveja em especial, começa a haver oxidação, o mesmo processo que transforma vinho em vinagre. As vezes vc zela anos pela cerveja e abre um vinagre.
Conclusão: Guarde suas cervejas com carinho, bebe-as numa ocasião especial, com pessoas queridas. Se entre a compra e a mesa passaram 3 meses, ótimo, mas eu não recomendo a prática do envelhecimento, a cerveja não é vinho, apesar de muitas semelhanças e de melhorar o sabor com o tempo.
No Caso das filtradas o ideal é beber o mais rápido possível!
Mais
12 anos 5 dias atrás #46407 por Guilherme Rampasso Crinha

Clésio Gomes Mariano escreveu: Alguns ótimos estilos para envelhecer são as barley wines, imperial stouts e as strong ales belgas. Você pode encontrar facilmente os seguintes rótulos no Brasil: Rochefort 10, Chimay Blue, Gouden Carolus Cuvée Van de Keizer, Wäls Petroleum, Brooklyn Monster Ale, Brooklyn Black Chocolate Stout, BrewDog Tokyo, Paradox Jura, La Trappe Quadrupel ou até a Baden Baden Red Ale. Há mais estilos e muitos mais rótulos bons para guarda além dos comentados.

Li tudo! Todos os 8 posts sobre envelhecimento e já tive uma ideia muito boa de como proceder com os processos. Realmente lá tem ótimas opções e com preços bem acessíveis aos nossos bolsos também.

Creio que em casa eu tenha todas as especificações pedidas para armazenar e envelhecer adequadamente algumas cervejas. Meu pai tem uma adega de vinhos e eu acho que consigo retirar uma prateleira e estocar umas 6 garrafas na vertical dentro desta adega, que fica longe de iluminação e dentro da temperatura adequada.

O que me falta mesmo são opções de rótulos super especiais e adequados ao envelhecimento. Não quero errar inicialmente e gostaria de degustar o que há de mais "clichê" nesse mundo, como por exemplo uma Thomas Hardy's Ale, Goose Island Icarus ou Goose Island Bourbon County Stout.
Mais
12 anos 5 dias atrás #46408 por André Rodrigues
Respondido por André Rodrigues no tópico Envelhecimento de cervejas

Guilherme Rampasso Crinha escreveu: O que me falta mesmo são opções de rótulos super especiais e adequados ao envelhecimento. Não quero errar inicialmente e gostaria de degustar o que há de mais "clichê" nesse mundo, como por exemplo uma Thomas Hardy's Ale, Goose Island Icarus ou Goose Island Bourbon County Stout.

Guilherme,

O problema é encontrar essas ai que você disse. Eu mesmo só encontrei a Thomas Hardy literalmente na sorte.

Talvez alguns rótulos "clichês" pra você começar sejam as Chimay Blue, a Gouden Carolus Cuvee van de Keizer, a Orval e a Fullers Vintage Ale.
Tempo para a criação da página:0.496 segundos