I Concurso Brasileiro de Cervejas

Mais
12 anos 10 meses atrás #45533 por Clésio Gomes Mariano

Paul K escreveu:
Mas esse não é ponto. Talvez eu não tenha me explicado direito (é bem provável), ou talvez você esteja tão imerso nesse mundo que tenha dificuldade de entender algo diferente, mas o que eu quero dizer é que eu não acredito na "validação da qualidade" de algo tão subjetivo quanto o paladar. A qualidade é subjetiva e portanto não pode ser validada. O máximo que existe é o gosto preferido na média ou pela maioria.

Qualidade e gosto são coisas diferentes e a primeira não é subjetiva, pelo menos não inteiramente. Eu consigo ver a diferença de qualidade entre uma vodka Grey Goose e uma Natasha, mesmo não gostando de nenhuma das duas.
Mais
12 anos 10 meses atrás #45536 por fernando pereira frassetto
Dando um pitaco na discussão
Acho que os.grandes concursos tem mais objetivos comerciais, de apresentar o produto para um público que forma opinião e ajuda a vender com os prêmios.
Quanto aos concursos menores, voltados para cervejeiros caseiros, nanos e micros, acho que são nem importantes para troca de informações e avaliação da qualidade dos produtos, o que ajuda bastante no reconhecimento de problemas na produção. Também acho legal quando premiam a criatividade de alguns produtores.
Mais
12 anos 10 meses atrás #45537 por fernando pereira frassetto
Dando um pitaco na discussão
Acho que os.grandes concursos tem mais objetivos comerciais, de apresentar o produto para um público que forma opinião e ajuda a vender com os prêmios.
Quanto aos concursos menores, voltados para cervejeiros caseiros, nanos e micros, acho que são nem importantes para troca de informações e avaliação da qualidade dos produtos, o que ajuda bastante no reconhecimento de problemas na produção. Também acho legal quando premiam a criatividade de alguns produtores.
Mais
12 anos 10 meses atrás #45541 por Alexandre Almeida Marcussi

Paul K escreveu: ... o que eu quero dizer é que eu não acredito na "validação da qualidade" de algo tão subjetivo quanto o paladar. A qualidade é subjetiva e portanto não pode ser validada.

Entendi melhor seu argumento, Paul, mas ainda assim discordo. Acho, como o Clésio, que gosto é pessoal, mas qualidade não. Qualidade reflete a competência de apresentar um produto de acordo com os padrões de excelência de uma tradição histórica consolidada (mais ou menos longínqua, não importa). Eu não gosto de dry stout, por exemplo, mas sei reconhecer quando uma cerveja do estilo tem qualidade e representa bem sua tradição. Mas entendo totalmente a divergência de posturas.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.443 segundos