I Concurso Brasileiro de Cervejas

Mais
12 anos 10 meses atrás #45461 por Alexandre Almeida Marcussi

André Rodrigues escreveu: Tudo bem que a Petroleum pode não ser uma Imperial Stout "British-Style", mas a Vixnu não poderia entrar na categoria "Imperial India Pale Ale"

Ela se sai mal na definição canônica do estilo. Muito caramelo, muita doçura, muito corpo. Escrevi sobre isso no meu blog , comparando-a com a canônica Pliny the Elder.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
12 anos 10 meses atrás #45462 por Flavio Izar
Uma coisa chama a atenção: de onde vem a credibilidade desse concurso? Eu sei da capacidade e da idoneidade dos juízes, conheço alguns deles. Mas o concurso em sí tem de ser avaliado por nós, alem de avaliar nossas cervejas. Quem dá credibilidade ou não somos nós, consumidores e formadores de opinião da cerveja artesanal no Brasil.
Mais uma coisa, pra quem ainda não sabe, esse concurso não é como o do ano passado. Ano passado o festival da cerveja de Blumenau foi palco também do South Beer Cup 2012 que é do BJCP, com juizes formados BJCP. Este ano 2013 não tem nada a ver com BJCP, o Concurso Brasileiro de Cervejas que ainda esta por conseguir credibilidade é um embrião de organização, e é uma organização privada, sei lá eu o que consta na sua formação ou sua estrutura. Temos que aguardar pra ver, pois o Papa é Argentino, e esse ano O concurso de cervejas South Beer Cup é em Buenos Aires.
Mais
12 anos 10 meses atrás #45463 por Paul K
Respondido por Paul K no tópico I Concurso Brasileiro de Cervejas
Nenhum concurso desses presta. O simples fato de uma cerveja conceituada, largamente aprovada não ir bem por não se encaixar exatamente dentro de um estilo fechadinho que algum cara em alguma época em algum lugar definiu mostra como esses concursos são irrelevantes.

Pra tentar remover a subjetividade do avaliador eles tentar limitar a analise à aderência da cerveja ao estilo e não qualidade da mesma. Eu não sei vocês, mas não quero que minha cerveja seja a mais dentro de um estilo, eu quero que ela seja a mais gostosa, independentemente dela ter muito ou pouco caramelo, doçura e corpo em relação ao que alguém definiu como padrão.
Mais
12 anos 10 meses atrás - 12 anos 10 meses atrás #45468 por Flavio Izar
Cheers Paul

PS. Este não é um brinde com Wals Pilsen manteguinha :laugh:
Ultima edição: 12 anos 10 meses atrás por Flavio Izar.
Mais
12 anos 10 meses atrás #45473 por Alexandre Almeida Marcussi

Paul K escreveu: Nenhum concurso desses presta. O simples fato de uma cerveja conceituada, largamente aprovada não ir bem por não se encaixar exatamente dentro de um estilo fechadinho que algum cara em alguma época em algum lugar definiu mostra como esses concursos são irrelevantes.

Não poderia concordar menos com você. Estilos são definições historicamente construídas de gostos e propostas de paladar. Definem possibilidades que podem e devem continuar sendo produzidas com excelência. Concursos servem para julgar isso. Isso não significa que não se deva inovar. Com o tempo, a inovação também pode consolidar gostos e tendências e criar novos estilos. Vide a maioria dos estilos intitulados "American", que surgiram de variações e inovações em estilos consagrados.

Mas, para que uma determinada proposta de cerveja vire um estilo, ela precisa primeiro conquistar o paladar do público e dar origem a novos rótulos que buscam a mesma coisa. A partir daí surge uma nova denominação. Ou seja, o papel de construir um novo estilo é, primeiramente, nosso, e não dos concursos. Eles acompanham o mercado com um delay inevitável. Senão, o julgamento perde qualquer validade e vira achismo de mesa de bar: eu gosto de azul, você gosta de amarelo. Aí, sim, os concursos seriam irrelevantes.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
12 anos 10 meses atrás #45476 por André Rodrigues
Mas pessoal. Qual era o Guia de Estilos usado nesse concurso?
Tempo para a criação da página:0.504 segundos