- Postagens: 240
- Obrigados Recebidos: 32
Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Pessoal, um post completamente não-relacionado com polêmica nenhuma (espero)! Nesta quinzena no O Cru e o Maltado, conto das minhas experiência com a guarda da Orval, desde um exemplar jovenzinho até uma garrafa com 5 anos de guarda. É uma das minhas cervejas preferidas para ter na adega!
Pegando pó: Orval, a divina alquimia
Rodrigo CR escreveu:
Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Pessoal, um post completamente não-relacionado com polêmica nenhuma (espero)! Nesta quinzena no O Cru e o Maltado, conto das minhas experiência com a guarda da Orval, desde um exemplar jovenzinho até uma garrafa com 5 anos de guarda. É uma das minhas cervejas preferidas para ter na adega!
Pegando pó: Orval, a divina alquimia
Marcussi, muito bom o seu texto, parabéns pela pesquisa e obrigado por compartilhar tanto conhecimento com o mundo!
A propósito, tenho interesse em obter mais informações sobre essa questão do envelhecimento (não proposital, digamos assim) de cervejas. Ainda que saibamos o básico (de modo geral, lupuladas, weizen e lagers devem ser bebidas preferencialmente mais jovens), creio que não exista uma boa fonte sobre a variação que uma cerveja sofre com o tempo. Esse seu texto é um verdadeiro roteiro sobre o envelhecimento da Orval, e acho muito difícil termos acesso a algo similar em relação a outros rótulos. Queria então saber se há alguma forma de mensurarmos por alto essa "lacuna" que ocorre nas características de uma cerveja (que seria o declínio dela), pois acredito que isso ocorra também com outros rótulos. Por exemplo, já tomei uma Duvel que não tinha aroma e nem sabor, a Delirium Tremens eu já tomei uma que achei desequilibrada e depois tomei outra que estava bem gostosa, e ambas são validadas com prazos bem longos (creio que 2 anos). Pela cultura que temos das SAL, cerveja próxima à validade já está passada, mas vejo a cada dia que isso não pode ser generalizado (eu só não sei exatamente em quais casos isso realmente faz sentido, ou o contrário, que próxima a validade ela revigore). Alguma luz?
Rodrigo CR escreveu: A propósito, tenho interesse em obter mais informações sobre essa questão do envelhecimento (não proposital, digamos assim) de cervejas.
Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Agora, se você quer se aprofundar no assunto, acaba de ser lançado um livro chamado "Vintage Beer", de Patrick Dawson, que está na minha lista de compras.
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados