- Postagens: 451
- Obrigados Recebidos: 69
Alexandre Almeida Marcussi escreveu: André, fique atento para a Mariage Parfait. Como o blend é composto de 95% de lambic de 3 anos, o produtor trata praticamente como se não fosse um blend, e estampa no rótulo o ano da colheita, e não do engarrafamento. O ano do engarrafamento é obtido subtraindo-se 20 do prazo de validade. Ou seja, sua Mariage Parfait foi engarrafada em 2008 e, agora, está com 6 anos. Se você tiver outras garrafas, acho que poderia abrir uma agora e deixar outras para depois. Senão, espere uns 8-10 anos para ter uma experiência mais interessante. Uma boa gueuze aguenta tempo pra cacete na garrafa. Só fique atento para uma coisa: se começar a ocorrer vazamento pela rolha, não perca tempo e tome logo antes que ela acetifique completamente.
Eu guardo na vertical, em uma caixa de papelão dentro de um armário junto com outras duas garrafas (uma Monster Ale 2012 e uma Thomas Hardy's Ale 2007). No caso dela deveria ser horizontal?Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Você guarda na vertical ou horizontal?
Alexandre Almeida Marcussi escreveu: As minhas estão na vertical, mas de quando em quando eu inclino elas uns 45º para hidratar as rolhas.
Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Eu abriria a sua Mariage Parfait entre 2016 e 2018 (8 a 10 anos depois do envase). De preferência, comparando com uma versão jovem. Cara, gueuzes têm uma sobrevida muito longa mesmo na garrafa. Eu já tomei uma Lindemans Gueuze com 25 anos de garrafa que não mostrava nem sinal de cansaço. E olha que era uma versão pasteurizada e adoçada.
Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Essa coisa das rolhas tem sido uma dúvida para mim também. O que já li sobre rolhas me convenceu de que rolhas de cortiça, não importa de que tipo (existem vários, com maior ou menor granulação e quantidade de colas e resinas), ressecam com o tempo. Antigamente, quando eu tinha menos garrafas na adega, conseguia guardar as arrolhadas em 45º permanentemente. Hoje em dia, eu inclino elas rapidamente (só alguns segundos) a cada 3-4 meses para minimizar o ressecamento, mas não tem nenhuma ciência nisso. Vou no instinto. O Randy Mosher afirma que cervejas arrolhadas devem ser armazenadas na horizontal, e estou começando a concordar com ele. É complicado. Por outro lado, sei que pode haver vazamento. Um amigo me relatou uma experiência que ele teve com uma garrafa *muito* antiga da Boon Kriek (dos anos 1970) que ele comprou no Kulminator - que armazena na horizontal - e que tinha vazado quase metade do conteúdo.
Quanto aos tempos de envelhecimento, dá uma olhadinha no meu blog. Nesta quinzena mesmo eu relato uma experiência com uma Cantillon Gueuze com 9 anos de guarda que já estava bem evoluída, foi uma experiência bacana. 10 anos já é tempo o suficiente para se notarem mudanças significativas - ainda mais você, que eu sei que aprecia o estilo e, portanto, vai saber ver diferenças.
Esses Hereges.....Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Para quem não gosta, lambic é sempre lambic, sempre detestável, e a idade não muda nada (às vezes só piora, porque as que ainda têm certa doçura secam ainda mais).
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados