CERVEJAS IMBEBÍVEIS

Mais
12 anos 11 meses atrás - 12 anos 11 meses atrás #34571 por David Brun
Respondido por David Brun no tópico Re:CERVEJAS IMBEBÍVEIS
Gil, o nome disso é "gushing" e pode acontecer por diversos fatores... reescrevendo (copiando & colando) uma resposta que já dei aqui no forum sobre isso:

- Proteinas geradas por cevada que cresceu em condições mais úmidas.
- Contaminação (pode ser por oxalato de cálcio, por microorganismos, por residual de agentes sanitizantes nas garrafas, etc.)
- Líquido muito carbonatado, especialmente com leveduras na garrafa.
- Dry-hopping (se há ainda lúpulo "não dissolvido")
- Temperatura de armazenagem da cerveja X temperatura da cerveja na hora de abrir a garrafa (quanto mais fria a temperatura de armazenagem e mais quente a temperatura na abertura da garrafa, mais possibilidade de gushing vai existir)
- O jeito que alguns íons interagem com os ácidos do lúpulo e com as proteínas pode aumentar a estabilidade da espuma
- A simples agitação da garrafa antes de ser aberta, seja na armazenagem, no transporte, no manuseio ou momentos antes de abrir.

Ou seja, ao abir uma garrafa e acontecer o tal do "gushing", nem sempre é tão simples saber o que o causou.
Ultima edição: 12 anos 11 meses atrás por David Brun.
Mais
12 anos 11 meses atrás #34573 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:CERVEJAS IMBEBÍVEIS
Gil acho que já esta mais do que respondido.

No meu caso da Alenda era do fermento no fundo da garrafa
Mais
12 anos 11 meses atrás #34580 por Bernardo Pardini
Respondido por Bernardo Pardini no tópico Re:CERVEJAS IMBEBÍVEIS
Quando estive na Nove Zelandia bebi uma que se chamava Tui, horrível. Tinha um aroma e gosto de um queijo bem forte e fedorento... desde então evito economizar dinheiro quando o assunto é cerveja.
Mais
12 anos 11 meses atrás #34582 por Marcelo Schwam
Respondido por Marcelo Schwam no tópico Re:CERVEJAS IMBEBÍVEIS
eu desta vez que fui ao Paraguai (Pedro Juan) procurei tomar cervejas de origem paraguaia para ver como são. Como to iniciando to procurando experimentar de tudo para conhece-las.
Mais
12 anos 11 meses atrás #34586 por Gil Lebre Abbade Franco
<strong>David Brun escreveu:</strong>

Gil, o nome disso é "gushing" e pode acontecer por diversos fatores... reescrevendo (copiando & colando) uma resposta que já dei aqui no forum sobre isso:

- Proteinas geradas por cevada que cresceu em condições mais úmidas.
- Contaminação (pode ser por oxalato de cálcio, por microorganismos, por residual de agentes sanitizantes nas garrafas, etc.)
- Líquido muito carbonatado, especialmente com leveduras na garrafa.
- Dry-hopping (se há ainda lúpulo "não dissolvido")
- Temperatura de armazenagem da cerveja X temperatura da cerveja na hora de abrir a garrafa (quanto mais fria a temperatura de armazenagem e mais quente a temperatura na abertura da garrafa, mais possibilidade de gushing vai existir)
- O jeito que alguns íons interagem com os ácidos do lúpulo e com as proteínas pode aumentar a estabilidade da espuma
- A simples agitação da garrafa antes de ser aberta, seja na armazenagem, no transporte, no manuseio ou momentos antes de abrir.

Ou seja, ao abir uma garrafa e acontecer o tal do "gushing", nem sempre é tão simples saber o que o causou.

obrigado pela aula, David.
infelizmente ficamos sem saber a real causa do "gushing", mas vou enviar um e-mail ao criador da cerveja, a fim dele evitar o erro num próximo lote.

nem "brahmeiro", nem "beer snob"
Mais
12 anos 11 meses atrás #34587 por Gil Lebre Abbade Franco
<strong>Gil Lebre Abbade Franco escreveu:</strong>

Renato, peguei recentemente uma Vilã Kölsch que não paravca de jorrar espuma.
cada um me fala uma coisa sobre esse defeito, que foi excesso de açucar no "primming", que a garrafa não foi higienizada direito e estava contaminada, você sabe o que pode ser o verdadeiro culpado ?

só um adendo, apesar de ter postado essa minha experiência nesse tópico, mesmo com o problema do "gushing" a cerveja que bebi não estava ruim, ao menos assim me pareceu.
apenas aproveitei o gancho do Renato, ao comentar sobre a Alenda, e quis tirar uma dúvida...

nem "brahmeiro", nem "beer snob"
Tempo para a criação da página:0.503 segundos