Ajuda com degustação

Mais
14 anos 1 mês atrás #21359 por FABIO FLEMMING
Respondido por FABIO FLEMMING no tópico Re:Ajuda com degustação
por isso que eu gosto deste forum e cada dia respeito mais todos que o compõe.

em todos os depoimento existem verdade e coisas que nos fazem parar para refletir.

acredito que quase todos nós começamos da mesma forma: tomavamos skol e brahma, achando a original e a bohemia cervejas superiores. esses ja eram os primeiros passos no reconhecimento de que haviam coisas boas e ruins no mundo da cerveja.
por algum motivo fomos levados a bares/lojas onde eram vendidas cervejas importadas, até então vistas apenas como caras. a curiosidade nos fez experimentar novos rotulos, estilos e assim aperfeiçoou nosso paladar.

dizer que aquela skol bem gelada no copo congelado em dia de sol na praia é ruim, é exagero.
como muito bem disse o Mauro, parafraseando a Cilene, "elas não devem ser consideradas nem melhores e nem piores, apenas cervejas com uma proposta diferente, para situações diferentes". isso é importante mantermos em nossa cabeça pois isso faz parte do nosso dia-a-dia. quem não gosta de sair com os amigos do trabalho e tomar um chopp brahma depois do expediente?

Agora, o melhor de tudo foi dito pelo João Gabriel, o que vejo que mudou em mim, principalmente, foi que não bebo mais por beber. hoje a cerveja tem uma importancia pra mim que me faz ser mais exigente quanto a qualidade e quantidade.

nós, "os evoluidos", temos que tomar cuidado para muitas vezes não parecermos beer chatos. faz parte da democracia.

mais um centavo pra conta.

"Good People Drink Good Beer" - Hunter S. Thompson

Beer Sommelier - ABS-SP
Membro da AcervA Paranaense

All The Best!
Mais
14 anos 1 mês atrás #21366 por Leonardo Russo
Respondido por Leonardo Russo no tópico Re:Ajuda com degustação
Ninguém diz que todos precisam gostar de Cuvee Van der Kaiser. Aliás, eu lembro de uma discussão muito parecida aqui mesmo. E acho que já está na hora de ser retomada, até mesmo em conta da expansão que as coisas tem tido.

Por que temos tantos novos foristas? O que motivou isso? E também aquele festival do Pão de Açúcar. Não podemos isolar fatos como esses, e dizer que são aspectos mercadológicos ou 'divulgação' apenas. Estamos caminhando - e bem - pra uma 'cultura cervejeira' mais desenvolvida aqui no brasil e devido a que?

Nós temos repulsa pelas mesmas cervejas que há tempos, quando não sabíamos o que era a Reinheitsgebot ou uma Orval, nos faziam tão felizes em churrascos( de laje)? Esnobice? Ou conhecimento?

Creio que lidar com conhecimento - sobre qualquer coisa - é algo difícil as vezes.

Um centavo a mais na jarra.

www.cervezando.wordpress.com

\\\"We\\\'re certain of two things in life: We\\\'re all gonna die one day and that we\\\'ll be drinking beer all the way.\\\" £

\\\"Women and beer: the cause and solution to all our troubles.\\\" £
Mais
14 anos 1 mês atrás #21368 por Beto BeerXp
Respondido por Beto BeerXp no tópico Re:Ajuda com degustação
Caros,
Obrigado a todos pelos comentários!

Como minha degustação com amigos foi na sexta, no mesmo dia em que comentei sobre a inclusão de uma geuze, não recebi as considerações de vcs a tempo. Tenho vários comentários, mas prefiro contar como foi a degustação, que acredito que vai falar por si.

O casal de amigos que levei para a degustação é apreciador de vinhos, e já tínhamos tido a oportunidade de beber cervejas "alternativas" juntos uma vez em que me acompanharam numa IPA. Nesta sexta, estávamos combinando um happy hour e eles pediram que eu apresentasse algumas cervejas pra eles. Ou seja, há aqui o interesse mencionado por um de vocês. Estavam abertos a experimentar.

Assim, sugeri que percorrêssemos os principais tipos de cerveja, conforme a fermentação: lagers, ales e lambics. Expliquei que, a grosso modo, variavam entre amargas, adocicadas e azedas. Toparam.

Estava bastante calor. Ao redor de uma farta tábua de frios, o roteiro foi:
- abertura - deixei que cada um pedisse o que quisesse (pra matar a sede e pra eu poder sentir o apetite por experimentação de cada um deles).
- 2a rodada - pedi uma pilsner Urquell.
- 3a rodada - ataquei com a geuze Mariage Parfait.
- 4a rodada - fomos pra Karmeliet Tripel.
- 5a rodada - coroamos com a Wals Quadrupel.

Agora, às impressões e comentários:

Abertura: Queria sentir qual era o paladar deles, o quanto estavam abertos a experimentar, por isso deixei que cada um fizesse sua escolha livremente. Foi uma bela mesa: como a casa tinha uma boa variedade de torneiras, o casal de amigos pediu um chopp pilsen (ele) e um chopp de trigo (ela). Eram da Bamberg, que eles não conheciam. Minha mulher, que acompanha minhas experiências, já começou com um chopp Wals Tripel (que durou algumas rodadas) e eu abri a noite quente com um chopp Indica IPA da Colorado. Eles gostaram do sabor mais rústico da Bamberg, e eu pude ver que ele tinha o gosto mais tradicional, e que ela, que já começou com um weizen, conhecia um pouco mais e estava mais aberta.

2a. rodada - gostaram bastante da Urquell. Comentaram sobre o amargor e a leveza. Uma boa experiência sensorial ampliando as fronteiras do paladar já familiarizado com as pilsens.

3a rodada - escolhi uma geuze totalmente baseado em minha primeira experiência: qdo bebi uma kriek pela 1a vez, muitos anos atrás, detestei. Na época achei parecido com aquelas misturas de chopp e vinho. Obviamente na época eu não estava preparado para a experiência, mas preferi ser prudente. Achei que com uma geuze, que tem o sabor da fruta menos acentuado, assustariam menos. Aparentemente funcionou. Avisei que o azedo seria marcante. Mostraram-se surpresos com o sabor diferente, comentaram sobre o tom frutado, mas como eu esperava não deixaram de comparar com o champanhe. Estava cruzada a fronteira das lambics.

4a rodada - fomos pra Karmeliet Tripel. Ficaram fascinados com a riqueza de sabor e matizes de uma ótima ale. O que predominou nos comentários foi o 'adocidado', 'frutado', 'maltado', 'densidade'.

5a rodada - sou suspeitamente fã das ales, achei que valeria a pena nos determos em mais um exemplar, um pouco mais experimental. Ataquei com a Wals Quadrupel. Também gostaram muito, comentaram sobre o 'poder' dessa cerveja, e ficaram interessados no processo produtivo quando comentei sobre o acréscimo de cachaça na fase de maturação. Fechamos com chave de ouro.

No final, perguntei que cerveja eles repetiriam. Respostas: Karmeliet Tripel e Wals Quadrupel. Um resultado previsível, mas positivo: ampliaram o paladar na direção de cervejas mais ousadas, mas preferirem uma lambic logo na primeira experiência seria surpresa.

Enfim, neste caso a degustação passando por todos os grandes estilos, incluindo uma lambic, não foi nenhum fracasso. Pelo contrário, já combinamos uma próxima noitada só com cervas brazucas.

Acredito que o fato de serem mais apreciadores de vinhos do que botequeiros pode ter ajudado. Teria funcionado com brahmeiros inveterados? Não sei. Mas fico com o Alê Marcussi: "será que, "começando pelas mais parecidas", um dia elas iriam "chegar à iluminação" e gostar de cervejas marcantes?" Não sei: é uma experiência muito particular e não há receita infalível.

Mas as dicas dos colegas aqui me ajudaram a pensar num roteiro específico que rendeu uma bela noite com meus amigos.
Valeu! Espero que este roteiro que compartilhei acima (inclusive com uma 1a rodada "livre escolha" e uma lambic na 2a ou 3a rodada) também inspire boas jornadas exploratórias!

Abraços!
Mais
14 anos 1 mês atrás - 14 anos 1 mês atrás #21369 por Beto BeerXp
Ultima edição: 14 anos 1 mês atrás por Beto BeerXp. Razão: Desculpem, queria fazer uma citação e acabei publicando como comentário. Já excluí e republiquei corretamente.
Mais
14 anos 1 mês atrás - 14 anos 1 mês atrás #21370 por Beto BeerXp
Ultima edição: 14 anos 1 mês atrás por Beto BeerXp. Razão: Queria incluir uma citação, acabei incluindo como comentário.
Mais
14 anos 1 mês atrás #21371 por Beto BeerXp
Leonardo Russo escreveu:

Milu Lessa escreveu:

Lista não muito cara que sugiro:

-Leffe Blonde (um clássico)
-Alguma da Eisenbahn, pq são boas e baratas (Pale Ale, 5 anos, Weizenbock, Dunkel)
-Uma basicona de trigo (Paulaner, Weihenstephaner, pra eles verem como (M)Erdinger é fraquinha...)
-Paulaner Salvator, adocicada e exalando caramelo, fora aquela cor maravilhosa, muito boa pra beerevangelizar, como eu e o Marcussi atestamos! :P

Além dessa lista que a Milu disse, o que concordo mais que muito, eu colocaria uma bohemian pilsener de verdade, uma Urquell ou Starobrno.

Valeu pela dica, Leonardo.
Conforme sua sugestão, ofereci uma Urquell antes de entrar nas lambics e ales.
Foi uma ótima abertura.
Tempo para a criação da página:0.426 segundos