Caros,
Obrigado a todos pelos comentários!
Como minha degustação com amigos foi na sexta, no mesmo dia em que comentei sobre a inclusão de uma geuze, não recebi as considerações de vcs a tempo. Tenho vários comentários, mas prefiro contar como foi a degustação, que acredito que vai falar por si.
O casal de amigos que levei para a degustação é apreciador de vinhos, e já tínhamos tido a oportunidade de beber cervejas "alternativas" juntos uma vez em que me acompanharam numa IPA. Nesta sexta, estávamos combinando um happy hour e eles pediram que eu apresentasse algumas cervejas pra eles. Ou seja, há aqui o interesse mencionado por um de vocês. Estavam abertos a experimentar.
Assim, sugeri que percorrêssemos os principais tipos de cerveja, conforme a fermentação: lagers, ales e lambics. Expliquei que, a grosso modo, variavam entre amargas, adocicadas e azedas. Toparam.
Estava bastante calor. Ao redor de uma farta tábua de frios, o roteiro foi:
- abertura - deixei que cada um pedisse o que quisesse (pra matar a sede e pra eu poder sentir o apetite por experimentação de cada um deles).
- 2a rodada - pedi uma pilsner Urquell.
- 3a rodada - ataquei com a geuze Mariage Parfait.
- 4a rodada - fomos pra Karmeliet Tripel.
- 5a rodada - coroamos com a Wals Quadrupel.
Agora, às impressões e comentários:
Abertura: Queria sentir qual era o paladar deles, o quanto estavam abertos a experimentar, por isso deixei que cada um fizesse sua escolha livremente. Foi uma bela mesa: como a casa tinha uma boa variedade de torneiras, o casal de amigos pediu um chopp pilsen (ele) e um chopp de trigo (ela). Eram da Bamberg, que eles não conheciam. Minha mulher, que acompanha minhas experiências, já começou com um chopp Wals Tripel (que durou algumas rodadas) e eu abri a noite quente com um chopp Indica IPA da Colorado. Eles gostaram do sabor mais rústico da Bamberg, e eu pude ver que ele tinha o gosto mais tradicional, e que ela, que já começou com um weizen, conhecia um pouco mais e estava mais aberta.
2a. rodada - gostaram bastante da Urquell. Comentaram sobre o amargor e a leveza. Uma boa experiência sensorial ampliando as fronteiras do paladar já familiarizado com as pilsens.
3a rodada - escolhi uma geuze totalmente baseado em minha primeira experiência: qdo bebi uma kriek pela 1a vez, muitos anos atrás, detestei. Na época achei parecido com aquelas misturas de chopp e vinho. Obviamente na época eu não estava preparado para a experiência, mas preferi ser prudente. Achei que com uma geuze, que tem o sabor da fruta menos acentuado, assustariam menos. Aparentemente funcionou. Avisei que o azedo seria marcante. Mostraram-se surpresos com o sabor diferente, comentaram sobre o tom frutado, mas como eu esperava não deixaram de comparar com o champanhe. Estava cruzada a fronteira das lambics.
4a rodada - fomos pra Karmeliet Tripel. Ficaram fascinados com a riqueza de sabor e matizes de uma ótima ale. O que predominou nos comentários foi o 'adocidado', 'frutado', 'maltado', 'densidade'.
5a rodada - sou suspeitamente fã das ales, achei que valeria a pena nos determos em mais um exemplar, um pouco mais experimental. Ataquei com a Wals Quadrupel. Também gostaram muito, comentaram sobre o 'poder' dessa cerveja, e ficaram interessados no processo produtivo quando comentei sobre o acréscimo de cachaça na fase de maturação. Fechamos com chave de ouro.
No final, perguntei que cerveja eles repetiriam. Respostas: Karmeliet Tripel e Wals Quadrupel. Um resultado previsível, mas positivo: ampliaram o paladar na direção de cervejas mais ousadas, mas preferirem uma lambic logo na primeira experiência seria surpresa.
Enfim, neste caso a degustação passando por todos os grandes estilos, incluindo uma lambic, não foi nenhum fracasso. Pelo contrário, já combinamos uma próxima noitada só com cervas brazucas.
Acredito que o fato de serem mais apreciadores de vinhos do que botequeiros pode ter ajudado. Teria funcionado com brahmeiros inveterados? Não sei. Mas fico com o Alê Marcussi: "será que, "começando pelas mais parecidas", um dia elas iriam "chegar à iluminação" e gostar de cervejas marcantes?" Não sei: é uma experiência muito particular e não há receita infalível.
Mas as dicas dos colegas aqui me ajudaram a pensar num roteiro específico que rendeu uma bela noite com meus amigos.
Valeu! Espero que este roteiro que compartilhei acima (inclusive com uma 1a rodada "livre escolha" e uma lambic na 2a ou 3a rodada) também inspire boas jornadas exploratórias!
Abraços!