Deve ser cacuete de professor, mas ultimamente venho me questionando sobre uma coisa a respeito das degustações: A percepção do público, ou seja, como o público da sua degustação percebeu, de fato, as cervejas propostas.
Quero dizer que, muitas vezes, quando uma cerveja mais "extrema" ou diferente das nossas Lagers comuns é colocada numa mesa, as pessoas até gostam delas, acham diferentes, curiosas mas... E é ai que vem a minha questão... Será que elas REALMENTE percebem que aquilo que acabaram de beber foi uma cerveja? Será que a "ficha" REALMENTE cai? Ou será que o seu (nosso) esforço irá por "água abaixo" uma vez que aqueles líquidos serão enquadrados (na percepção do seu público) como bebidas boas, curiosas mas que não tem nada a ver com a "verdadeira" cerveja, que pra eles continuará sendo a Lager ali do boteco? (local o qual, aliás, eles irão correndo após o término daquela entediante degustação
à francesa).
Enfim, pode ser apenas mais uma "viagem" minha, mas venho tendo essa certa "preocupação pedagógica" com relação a isso.
Sendo assim, tenho pensado que, para um público realmente leigo, que nunca provou NADA além do convencional, eu não iria muito além de umas Premium Lagers ou Pilsners mais lupuladas, Pales e Blond Ales e Weizens e Witbiers... E talvez uma cerveja escura, como a Oatmeal Stout da Anderson Valley, bem sedosa (e, contudo, leve) para uma sobremesa.
Porém... Se a sua degustação for para pessoas que já tem algum conhecimento e, principalmente, INTERESSE próprio em provar coisas novas e diferentes, aí sim eu poderia apresentar-lhes um leque mais ousado de opções e sabores.
Enfim, tentei contribuir com a discussão, mas pode ter se tratado apenas de um surto de "masturbação mental" minha...