Novas Cervejas da BACKER

Mais
14 anos 4 meses atrás #21245 por Fábio Acioly
Respondido por Fábio Acioly no tópico Re:Novas Cervejas da BACKER
Nem queria mais falar sobre isso maaaaas...

Não disse que TODOS os estabelecimentos e cervejarias estão se aproveitando, mas alguns estão sim. Entendo que existam custos diversos para o estabelecimento e quando vou a lugares especializados eu pago com todo o prazer o preço mais caro pela breja pois sei o quanto de trabalho deu pra ela chegar até a minha mesa.

Se vocês entenderam que eu estou generalizando, me desculpem, não foi o que eu quis dizer.

Continuo discordando do preço praticado pela Eisenbahn/Schincariol na cerveja São Sebá, acho que estão cobrando um preço muito superior ao que seria aceitável. Não estou (espero) desmerecendo a cerveja, ou o cervejeiro que a fabricou. Acho que talvez mesmo ele esteja achando esse preço salgadinho pros padrões atuais.

Eu já paguei e continuarei pagando muitos dinheiros em cervejas diferenciadas, sempre que achar que vale a pena. Não tenho nada contra quem paga muito mais. Como já disse, é a minha opinião.
Mais
14 anos 4 meses atrás - 14 anos 4 meses atrás #21246 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Re:Novas Cervejas da BACKER
Acho que esse papo está sempre cheio de farpas.

Ninguém aqui jamais disse que donos de bares de cervejas especiais são exploradores malvados. No caso específico da Eisenbahn, rola uma reclamação bem justa de que o preço da edição de concurso subiu demais. Eu particularmente aumento essa reclamação para o fato de estar reparando que (quase) todas as cervejarias estão adaptando seus produtos (ou ao menos novos produtos) para edições especiais e luxuosas com preços iguais ou acima de importadas de nível até superior, que já chegam no Brasil custando de 5 a 10 vezes o preço na origem. Um nome que posso citar de cervejaria que não está nessa onda é a Bamberg, por exemplo.

Mas existe uma idéia que está subentendida nesse discurso de que "a cerveja vale o que está sendo pedido" que é a de que quem trabalha com cerveja, seja o fabricante, o distribuidor ou dono de bar é um abnegado, um mártir que está fazendo o favor para a humanidade de trabalhar com esse produto. Todas as 3 camadas são pessoas com intenção de prosperar e lucrar, que parece ser uma intenção sempre criminosa ou herética. O problema é que não há pecado nenhum nisso, mas a insistência em pegar o governo como bode expiatório (por mais que ele seja sim um sócio ingrato) é até um pouco perversa aos meus olhos, já que as 3 camadas me parecem (parecem, não conheço muito bem ninguém, não estou afirmando nada) bastante confortáveis nessa situação de impostos altos e vendas para um público seleto e exclusivo.

E cara, discordo totalmente dessa comparação com obra de arte, não acho que um produto de consumo possa ser comparado a um objeto imperecível qualquer, ainda mais um que é costumeiramente peça única e envolve muitas vezes meses de trabalho árduo de alguém extremamente especializado.

E mais; não tem essa de que quem realmente ama faz o que for. Uma coisa é admirar uma cerveja, como todos nós aqui fazemos, independente de quanto gastamos nisso. Respeitar é também saber o que ela vale de fato e não coloca-lá em um altar de ouro onde só aqueles realmente dispostos ou que realmente "amam" vão lá provar, através de cifras bancárias, o quão ligados ao líquido sagrado são.

Esse papo só acontece no Brasil. Em todos os outros países onde fui ou onde tenho contato com quem trabalha com cerveja, ela é sim respeitadíssima e amadíssima, mas ninguém acha certo precificar essa qualidade do líquido ou devoção de alguém. O preço está atrelado ao custo, simples assim.

Ou melhor, voltando as comparações com obra de arte até passo a concordar em parte, porque o mercado de arte é completamente insano e especulativo ...

André Silva escreveu:

Mauricio Beltramelli escreveu:

a) Donos de bares de cervejas especiais NÃO SÃO EXPLORADORES MALVADOS. Minhas planilhas de custo estão aqui pra quem quiser ver. Bar que oferece mais do que cerveja (atendimento especializado, treinamento do staff, ambiente, localização, experiências cervejeiras, etc...) reflete tudo isso nos preços. Fato.

Concordo 100%
O custo vai muito além da compra da bebida. Por isso a margem tem que ser alta, para compensar todo o resto que envolve o estabelecimento.
Um amigo que tem bar de cervejas especiais falou que já roubaram uns 5 copos trapistas de lá. Fora os que quebram. Todo esse tipo de custo tem que ser compensado de alguma maneira.

Ultima edição: 14 anos 4 meses atrás por Pedro Fraga.
Mais
14 anos 4 meses atrás #21248 por Alexandre Almeida Marcussi
Existem custos mais altos que advêm do emprego de matérias-primas muito caras e de processos de produção mais demorados e complicados do que a média. São raros.

Existem preços mais altos que advêm do serviço oferecido pelo estabelecimento que serve a cerveja. Nesses casos, vc simplesmente tem a opção de pagar mais barato em outros estabelecimentos. Eu, que não ligo para copo trapista, faço isso.

Há preços mais altos que advêm do fato de as importadoras optarem por trabalhar com uma grande variedade de rótulos (porque é isso que o mercado pede) e estarem, portanto, sujeitas a baixo volume de vendas em cada um deles.

E existem preços mais altos que refletem a percepção do mercado de que há um público disposto a pagar determinados valores por uma cerveja que se intitule "especial", "sazonal", "limitada" etc., independentemente de como ela seja feita (até porque a maior parte das pessoas simplesmente não sabe como elas são feitas).

O que não existe são custos mais altos por conta da "maior qualidade" ou "valor intrínseco" de uma cerveja. Isso é percepção subjetiva e ponto final.

É só dar uma boa olhada panorâmica para todo o mercado de cervejas especiais, comparando preços aqui e no exterior, comparando o aumento de preços e a variação no dólar, atentando para os processos de produção e para os volumes de venda, e é possível identificar onde é que a bolha infla.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 4 meses atrás - 14 anos 4 meses atrás #21253 por Milu Lessa
Respondido por Milu Lessa no tópico Re:Novas Cervejas da BACKER
Bom, eu não vou nem entrar nessa discussão pq tenho uma tese de doutorado de 150 páginas aqui esperando pra ser corrigida até quarta-feira. Eu adoro cerveja, mas com certeza não a idolatro, não sou religiosa e não pretendo começar agora! ;)

Para mim, entretanto, cerveja não é obra-de-arte não: é um bem de consumo, é perecível e, principalmente, não há apenas uma da cerveja X no mundo, há uma infinidade, mas só existe um daquele quadro maravilhoso do Renoir que está no Dorsay, cujo nome eu nunca sei escrever, mas que me extasia. But that's just me.

Não obstante, fica no ar a pergunta do Fábio: os tributos subiram tanto assim do primeiro concurso mestre cervejeiro pra cá? Se não, p q o preço praticamente dobrou da Dama do Lado pra Sao Sebá? :blink:
Ultima edição: 14 anos 4 meses atrás por Milu Lessa.
Mais
14 anos 4 meses atrás #21255 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Re:Novas Cervejas da BACKER
Também nao acho que de pra comparar cervejaria com artista. talvez os homebrewers que venceram o concurso da eisenbahn possam ser comparados com artistas, e com certeza eles amam cerveja. Também acho que eles não escolheram vender a são sebá por 40 pilas. QUEM ESCOLHEU FOI A MEGACERVEJARIA SCHINCARIOL, E É ESTA ATITUDE QUE ESTAMOS CRITICANDO.
Mais
14 anos 4 meses atrás #21256 por Cassio Bertelli de Faria
Eu comprei uma unidade da São Sebá, mas entendo que ela está com o preço muito acima do que deveria ser. Entendo a palavra "exploração" como correta para esta situação.

Para comparar, uma Pauwel Kwak ou uma Tripel Karmeliet saem na faixa dos 42 reais no site Nonobier.com, site muito bem reconhecido pelos apreciadores do líquido sagrado.

www.nonobier.com.br/ecommerce_site/produ..._Cerveja-Kwak-750-ml

www.nonobier.com.br/ecommerce_site/produ...pel-Karmeliet-750-ml
Tempo para a criação da página:0.631 segundos