Esse assunto é bem interessante....
Quem questiona cobrança de mensalidade em Associações SEM FINS lucrativos é que não conhece a sistemática de funcionamento das Associações. Por isso vou tentar esclarecer as dúvidas levantadas.
Antes de tudo, vamos a missão das Acervas, e aqui eu falo da Paulista (mas é a mesma das outras) : " é uma associação sem fins lucrativos formada por cervejeiros artesanais do estado de São Paulo que tem a finalidade de promover e incentivar a cultura cervejeira no Brasil e, especialmente, difundir a fabricação da cerveja caseira."
Gerir uma associação séria, seja lá qual for o porte dela, gera custos. E aqui não cabe nenhuma comparação com confrarias de amigos ou outras associação que existem sem propósitos definidos. Estamos falando de uma Associação estruturada, com um sistema administrativo forte e espalhada por um estado do porte de São Paulo. Aqui vai uma pequena lista de custos operacionais de uma Associação do porte da Acerva Paulista:
1) Manutenção de site (vc´s sabem que domínios não são gratuitos);
2) Pagamentos de contador e advogado (todo associação registrada em cartório, requer esses custos, temos de prestar contas das finanças ao Estado, e essas finanças, fique claro, são abertas a todos os sócios...ou seja, todos os sócios sabem exatamente para onde vai o dinheiro);
3) Pagamentos de custos de encontros de sócios;
4) material publicitário para fazer cumprir a missão da Acerva;
5) pagamento de aluguel de espaços para encontros/workshops/degustações;
6) pagamento de ajuda de custo para a sede da Associação
7) custos bancários;
a Acerva vai pagar para fazer parte de outra Associação...a ABRABE. Que é uma associação com fins políticos que serve para pressionar o governo para diminuir impostos entre outros.
9) pagamento de um aluguel de espaço físico para alocar alguns equipamentos da Acerva
10) custo de manutenção de um veiculo que será usado para propagação da culturo cervejeira pelo estado de SP e Brasil;
11) etc...etc...etc..
Ou seja, gerir uma Associação como a Acerva, gera custo. E de onde vem uma parte desse dinheiro? Das mensalidades. Os sócios sabem onde é gerido os recursos? Sim...sabem...bastar solicitar os balancetes, que somos obrigados a fornecer. A diretoria ganha para fazer parte disso tudo: NÃO, NEM UM CENTAVO. Muito pelo contrario, as vezes colocamos dinheiro do nosso bolso para fazer eventos. Parece estranho ne? Mas isso é abraçar uma causa, como explico abaixo.
Agora...a grande pergunta é: Pq eu pago para fazer parte de uma Associação? A resposta é simples e chega a ser romântica: Pelo simples fato de uma determinada associação, como a Acerva, ter os ideais que eu quero para uma determinada finalidade. Ou seja, eu sou um amante de fabricação de cerveja, da cultura cervejeira...e existe uma associação que congrega esses ideais...então, estou antenado com ela e quero ajudar a cultura cervejeira ser espalhado aos 4 ventos. Então vou me juntar e ajudar a essa associação, no caso a Acerva Paulista
OU seja...vou ter uma Associação que vai ME representar. Ou seja, minha voz, chegará a mais gente.
Mas sabemos que muitas vezes, um futuro sócio, quer ter benefícios e na Acerva esses benefícios não são poucos, aqui vai uma pequena lista:
1) Ter uma Associação forte que represente seus ideais em outras esferas;
2) Temos um calendário com mais de 2 eventos por mês, que percorrem TODO o estado de SP
3) Em encontros de sócios, 100% dos custos são bancados pela Acerva;
4) nos demais encontros, boa parte é subsidiada pela Acerva;
5) A Acerva banca a fabricação de cerveja dos sócios para encontros;
6) Diversos convênios em lojas/bares/fabricas de cervejas
7) Várias brassagens coletivas para sócios se aperfeiçoarem nas técnicas de fabricação
workshops e cursos com belos descontos
9) sócios hj tem 2 cozinhas profissionais de brasssagens para fazer sua cerveja. Uma em Campinas ou em São Paulo
10) Vários souvenires são distribuídos para sócios;
11) compra coletivas de insumos/equipamentos;
12) Participação exclusiva em certos eventos de parceiros (quantos não queriam particpar do Brew Day da Colorado e não puderam, pq a Colorado, uma parceira nossa, restringiu o acesso a sócios da Acerva. Qual o custo para o sócio comer e beber e dia todo? ZERO.
13) etc...etc...etc..
E como sabemos da seriedade de gestão de uma associação? Ou participando ativamente das reuniões ou vendo os parceiros apoiarem a todos os eventos que fazemos. No caso da Acerva, basta entrar em nosso site e ver a quantidade de parceiros que nos apóiam integralmente, como o Brejas, Bamberg, Colorado e etc. O que isso significa? Que somos uma associação séria e que todos que dirigem ela e participam dela o fazem por extrema paixão pela cultura cervejeira e isso é balizado por esses importantes parceiros, que vêem que o que fazemos é serio.
Fazer isso tudo, novamente, não é gratuito e mais...fazer isso tudo não seria possível apenas com uma mensalidade de R$ 25,00. Por isso os apoios.
Um evento como o Concurso/Festival de inverno (que é apenas um dos vários eventos que organizamos) que estamos fazendo com a Bamberg fica fácil na casa dos R$ 20.000. Agora, vamos fazer umas contas. Somos 65 sócios, com uma mensalidade de R$ 25,00. Em um ano temos R$ 19.500. Da pra ver que não conseguiríamos fazer essa festa sem ajuda dos parceiros.
O que eu quero dizer aqui...o dinheiro, não vai pro meu bolso, ou para o bolso de ninguém...vai integralmente para a divulgação da cultura cervejeira.
Eu faço parte de outras Associações...numa delas, pago R$ 200,00 ano, para ser simplesmente representado por ela. Não tenho beneficio direto nenhum, mas tenho alguem que me representa e representa meus ideais em outras esferas.
Uma pessoa que compartilha da mesma idéia, no caso da Acerva, e que queria ajudar, será mais que bem vinda, pq aqui, levamos a serio esse tarefa.
A Acerva Paulista sobrevive com esses auxílios...e não são a Acerva Paulista...todas as outras Acervas são assim...
Espero ter esclarecido isso.
David
Diretor da AcervA Paulista