Temperatura de degustação: Cinco graus Celsius.
Cor: Dourada turva.
Creme: Abundante formação de creme branco com alta carbonatação, muito persistente, e que deixa várias marcas na taça.
Aroma: Cítrico, bastante frutado com laranja e limão, seguido de notas florais e de especiarias.
Sabor: Acompanha o aroma, mostrando-se bem frutado, predominantemente amargo, de final seco e persistente, com retrogosto picante e levemente adstringente lembrando casca de laranja. Uma boa breja, bem refrescante e de boa drinkability.
Localizada na pequena vila de Borgorose, Província de Rieti, a Birra Del Borgo é um dos principais nomes da cena artesanal cervejeira italiana. Seu fundador, Leonardo Di Vincenzo, começou a fazer cerveja caseira quando ainda era um estudante de bioquímica em 1999. Mas o que era hobby virou negócio e em 2005 ele decidiu largar tudo para inaugurar a cervejaria.
A empresa hoje possui duas fábricas, sendo a mais velha utilizada para fins experimentais e a mais nova dedicada à produção de linha. A cervejaria também comanda os brewpubs "La Birreria" (nas unidades do Eataly em Roma e Nova Iorque) numa parceria com Teo Musso (da Baladin) e Sam Calagione (da Dogfish Head). Em 2016, foi adquirida pela AB-Inbev.
STELLE & STRISCE
Stelle & Strisce ou "estrelas e listras" (numa referência à bandeira dos Estados Unidos) é uma 'Blonde Ale' de tiragem esporádica lançada em homenagem ao verão norte-americano. Na receita, malte de cevada, açúcar e lúpulos americanos (incluíndo 'dry-hopping').
Líquido amarelo palha ligeiramente enevoado. Na taça, forma colarinho branco abundante, de longa duração.
Aroma frutado/cítrico de lúpulo, remetendo a limão, 'grapefruit' e carambola.
De corpo baixo e elevadíssima carbonatação, o sabor confirma o aroma via notas de 'grapefruit', carambola e limão. Sutil toque abiscoitado de malte aparece de fundo. Um amargor razoável enseja o final seco, lupulado e crocante.
Cerveja ultra leve pra refrescar a cuca no calorão. Beberia litros.
Cor dourada levemente turva com uma espuma imensa fugindo do branco de ótima duração e deixando traços.
Aroma cítrico com notas de toronja, suco de abacaxi oxidado, capim limão e pinho. Por algum motivo, senti um leve azedo ao fundo.
Sabor com notas predominantes de pinho, grama recém cortada e toronja com toques de especiarias, levedura tipo giz, um pouco de azedo “funky”, peras e nectarina. Retrogosto seco e amargo com uma nota pinho e grama que perdura.
Corpo leve em direção a médio com carbonatação um tanto frisante.
Ela é um misto entre uma Belgian IPA, APA e uma Golden Ale. Algo parece um pouco desconectado aqui (eu apostaria na escolha de levedura, talvez a da casa), mas com certeza não é uma má cerveja. Ela tem notas de lúpulos insistentes com sabores de suco de frutas tropicais.
Ap.3,5 Ar.3,5 Sab.3,75 Sens.3,5 Cj.3,5