Coleção Folha O Mundo da Cerveja

Mais
12 anos 2 meses atrás #41798 por fernando pereira frassetto

Carolina Cruz escreveu:

Claudinei   escreveu: De fato, Oud Bruin é belga e Dortmunder é alemão. Porém, através de uma rápida pesquisa no "pai dos burros" descobri que existe uma tal de Heineken "Oud Bruin", que talvez seja muito popular na Holanda (e que possivelmente nem corresponda ao estilo homônimo). Penso cá com meus botões, porventura não teria sido este o motivo de tal citação?

opiwie.files.wordpress.com/2012/05/heineken-oud-bruin.jpg

Outro erro a ser corrigido é no fascículo referente aos EUA: "A cerveja de alta fermentação, entretanto, bem leve e refrescante, é a bebida nacional.". É evidente que o comentário refere-se às lagers. Pode ter sido falta de uma revisão...

Sim, Claudinei! Reparei nesse "bem leve e refrescante" também!

Sobre a Oud Bruin, acredite ou não, eu já experimentei essa da Heineken. É horrível. Nível jogar fora na pia. Acho que só é vendida na Holanda e não é popular nem entre holandeses. A questão é que o estilo continua sendo belga, né? Por exemplo, pilsner é um estilo popular no Brasil, mas não dá para chamá-lo de estilo típico brasileiro.

Carolina, acho que o Renato não se referiu a você quando falou em arrogância.
Sobre a Oud Bruin, ela é sim um estilo tipicamente holandês, e não belga, tanto que até as grandes cervejarias, como a Heineken, têm uma representante do estilo, mesmo que geralmente não seja exportado. Na Bélgica existem Brown Ales (também chamadas de Old Ales), mais azedas, que não são parecidas com as doces Oud Bruins. Já a "Dort" realmente é uma adaptação do estilo alemão Dortmunder Export, podendo alcançar níveis alcoólicos bem mais altos (poderiam até ser Imperial Dortmunders!).
Sobre as cervejas de trigo, a Witbier se tornou em estilo bastante popular nas últimas décadas na Bélgica depois que Pierre Celis praticamente fez ressurgir o estilo em Hoegardeen, antes de se mandar para os EUA para disseminar as Wit por lá. Podemos dizer que as Wit são sim um dos grandes estilos belgas, assim como as Lambic e suas variações, as Ales típicas, as Red e Brown Ales e as Saison. Talvez o comentário seja simplista, mas não incorreto
Mais
12 anos 2 meses atrás #41799 por Carolina Cruz
Ué, Fernando, mas eu disse que a witbier é tipicamente belga. E também disse que, apesar de ser de trigo, não é o que chamamos no Brasil de "cerveja de trigo". Usamos esse nome para nos referirmos às weissbiers alemãs.

Quanto às Oud Bruin,você está enganado. Brown Ale e Oud Bruin são o mesmo estilo, que é belga. A Heineken Oud Bruin é uma dark lager, assim como as outras cervejas holandesas desse estilo, ainda que as cervejarias as vendam como Oud Bruin. É como no Brasil: a Brahma é chamada de pilsner, mas isso não faz dela uma pilsner.

Quanto à Dortmunder, o estilo não deixa de ser alemão só porque é popular na Holanda. Eu não diria que a Dortmunder é típica da Holanda. Acho que, neste ponto, apenas discordamos.

E sim, o Renato se referiu a mim. Talvez você não tenha visto a resposta anterior dele, que ele editou, mas eu vi. Antes eu não estava entendendo por que a implicância comigo aqui e em outro tópico ao mesmo tempo, mas depois, pesquisando meus poucos comentários em outros tópicos, entendi. Mas disso eu prefiro não falar mais.
Mais
12 anos 2 meses atrás - 12 anos 2 meses atrás #41800 por fernando pereira frassetto
Michael Jackson sempre considerou o estilo Oud Bruin holandês como diferente do Oud Bruin/Brown Ale belga, inclusive o chamando de Old Brown Lager, para diferenciá-los. Este estilo holandês traça suas origens da Munich Dunkel, sendo uma adaptação local bastante antiga.
Ultima edição: 12 anos 2 meses atrás por fernando pereira frassetto.
Mais
12 anos 2 meses atrás - 12 anos 2 meses atrás #41801 por Carolina Cruz
Exatamente: o estilo conhecido mundialmente por Oud Bruin (ou Flandres Brown Ale) é o belga. O que as cervejarias holandesas lançam como Oud Bruin são dark (ou brown) lagers. É o que eu disse antes: é complicado dizer simplesmente que o estilo Oud Bruin é típico da Holanda, quando essa nomenclatura se aplica a outro estilo. Pra mim, cai no mesmo problema de chamar witbier (ou lambic, porque até agora não sei à qual o livro se refere) de cerveja de trigo. A questão é: se minha mãe ler a descrição, certamente não pensará que estão falando de witbier ou lambic. Ela com certeza concluirá que a tão famosa weissbier é um estilo belga. Não acho isso legal para quem está tentando se informar.
Ultima edição: 12 anos 2 meses atrás por Carolina Cruz.
Mais
12 anos 2 meses atrás - 12 anos 2 meses atrás #41802 por fernando pereira frassetto
Concordo com suas observações, Carolina. Apenas um adendo: no outro post eu não escrevi que o Dort é um estilo típico holandês, e sim uma adaptação do estilo alemão consagrado, geralmente com maior teor alcoólico, apenas.
Ultima edição: 12 anos 2 meses atrás por fernando pereira frassetto.
Mais
12 anos 2 meses atrás #41803 por Carolina Cruz

fernando pereira frassetto escreveu: Concordo com suas observações, Carolina. Apenas um adendo: no outro post eu não escrevi que o Dort é um estilo típico holandês, e sim uma adaptação do estilo alemão consagrado, geralmente com maior teor alcoólico, apenas.

Sim, eu sei que você não disse que a Dortmunder é típica da Holanda :)

A descrição do livro é que diz isso.
Tempo para a criação da página:0.456 segundos