OPA Bier , Reinheitsgebot ?

Mais
13 anos 9 meses atrás #26054 por Thiago CS
Respondido por Thiago CS no tópico Re:OPA Bier , Reinheitsgebot ?
Fernando, pelo que eu saiba a Lei de Pureza não foi criada porque na época estavam utilizando ingredientes bizarros na fabricação da cerveja, foi criada para evitar que cereais utilizados na alimentação humana (como o trigo) fossem desviados para a produção de cerveja. A cevada não serve para a alimentação humana, a maior parte de sua produção é destinada para a fabricação de ração animal, o resto (de melhor qualidade) para a produção da cerveja.
Dizer que segue a Lei de Pureza a mim não engana, pois sempre olho os ingredientes da cerveja antes de comprá-la. Todos que apreciam e gostam de cerveja de qualidade fazem isso. Quem só bebe cerveja de massa e não liga para cervejas artesanais ou produzidas em pequena escala, provavelmente sequer sabe que já existiu uma Lei de Pureza para a fabricação de cerveja. Logo, fica a pergunta: a quem eles querem enganar?
Mais
13 anos 9 meses atrás #26057 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:OPA Bier , Reinheitsgebot ?
Thiago a OPA não é uma cerveja para apreciadores, ela tem baixa qualidade e preço acessível, o mercado alvo deles são os iniciantes, que dificilmente vão ler os ingredientes, mas já ouviram falar da lei de pureza.
Mais
13 anos 9 meses atrás #26058 por fernando pereira frassetto
Thiago, esta informação que você passou é nova para mim. Tirei minha citação do livro Beers of the World, de Gilbert Delos: "(...)The purpose of this law was to safeguard the quality of beer in the face of a proliferation of secular brewers, some of whom were using bizarre ingredientes." Em seu maravilhoso The New World Guide to Beer, Michael Jackson afirma "(...) The Reinheitsgebot is meant to protect integrity of the product, and was not framed purely as healthy measure", referindo-se ao uso de aditivos suspeitos.

Enfim, em meio a esta discussão, fico com mais uma afirmação de Michael Jackson, em seu Beer Companion: "(...) it does have the merit of defining beer and telling the consumer exactly what the drinks contains." Ou seja, a OPA vai exatamente na contramão desta informação, ao desinformar o consumidor. Atitude extremamente infeliz, só não pior que a justificativa deles.
Tempo para a criação da página:0.411 segundos