OPA Bier , Reinheitsgebot ?

Mais
13 anos 9 meses atrás #25872 por Fernando M Pacheco
Paulo Zanello escreveu:

Minha opiniao:

Seguindo a lei ou nao, colocando o antioxidante ou nao, marketeando de maneira anti-etica ou nao, o que importa e' o produto final. Nao gostou nao compre e nao beba mais. Gostou compre de novo e divulgue a qualidade. Acho que a gente se preocupa demais com alguns detalhes como esse. O que realmente importa e' a cerveja no seu copo e nao no rotulo.

Olha Paulo,

Eu acho que confundir o consumidor propositalmente, apesar de ser prática comum na publicidade, não é um detalhe. As cervejas da OPA Bier citam a Reinheitsgebot no rótulo em letras garrafais. Imagine se a Colorado Indica substituísse a rapadura por aromatizante, sem indicar no rótulo. Não seria só um detalhe...

Eu não deixaria de comprar uma cerveja que gosto por causa disso, mas é um fato que merece comentário, afinal esse fórum serve para isso.
Mais
13 anos 9 meses atrás #25875 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:OPA Bier , Reinheitsgebot ?
TOM
Não confunda lei de pureza com estilo de escolas, obvimanete temos cerveja que nuca poderia ser aplicadas a lei de pureza devido sua receita com ingredientes diferenciados a hoegaarden eh um exemplo utiliza coentro e casca de laranja.
Mas ai são adjuntos que SOMAM a cerveja. HOJE a lei de pureza eh utilizada como bandeira para provara que a cervja não recebe nenhum tipo de quimica ou produto industrializado, qual quer cerveja que fuja disso naum pode usar esse rotulo.

E Paulo, resultado final sabemos muito bem que eh subjetivo, tem gente que jura de pe junto que a brahma eh a melhor cerveja do mundo e nenhuma DEUS ira convece-lo do contrario. Mas isso não a torna uma cerveja com mais qualidade ou digna de ser considerada dentro de um padrão ao qual ela não se encaixa.
Mais
13 anos 9 meses atrás #25880 por fernando pereira frassetto
Concordo plenamente. Se tem antioxidante, não segue a Lei de Pureza e fim de papo, ou seja, não deve constar no rótulo tal afirmação.
Mais
13 anos 9 meses atrás #25882 por Tom Adamenas
Respondido por Tom Adamenas no tópico Re:OPA Bier , Reinheitsgebot ?
Renato, não estou confundindo. Concordo que estilos como witbier, fruit beer e afins não poderiam se enquadrar na lei - e nem é o objetivo delas. Mas acontece que cervejas que poderiam plenamente se enquadrar no padrão, como weiss, IPA, pale ales, stout etc etc etc, e levam outros adjuntos, como café, chocolate, grandes quantidades de açúcar, milho, não farão uso do "slogan" e podem tranquilamente serem consideradas com qualidades organolépticas (acho essa palavra um barato :laugh: ) superiores.

O que eu tentei colocar - e pelo visto não consegui... -, foi o fato de que cervejarias fazem uso desse "padrão de pureza", mesmo que isso não signifique de fato um produto superior. Basta ver o caso da OPA, que estampa no próprio rótulo a tal da lei, não a segue de fato e, por exemplo, tem uma weiss que é, na minha humilde opinião, muitas vezes inferior a uma Appia.

Poxa, o cliente que compra a cerveja não tem a menor obrigação de saber o que diabos é a "Reinheitsgebot Lei de Pureza da Baviera de 1516". "Oh, puxa, Lei de pureza [veja como essa palavra é forte!], deve ser boa mesmo!"

Pra mim são duas questões. A primeira está de acordo com o que estão falando: se não segue a dita lei, não tem então o "direito" de usá-la como marketing. A segunda me leva a concordar com o Paulo: não é porque usa (o slogan) que é boa e vice-versa. Em última instância, a cerveja é boa se eu a achar boa, não se for "pura". Ora, o Renato mesmo disse e eu concordo: não há DeuS que convença um brahmeiro convicto a largar o vício! :laugh:
Mais
13 anos 9 meses atrás #25884 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:OPA Bier , Reinheitsgebot ?
Tom realemtne forma dois pontos levantados.

Um eh o fato de usar o slogan sem ser verdadeiro

E outro foi a contestação de que mesmo obedecendo esse slogan a cerveja pode ser pior do que uma que naum o segue, isso eh sem duvida nenhuma uma verdade.

Mas podemos levantar uma polemica disso tudo, pq jah vi que aqui o pessoal adora uma polemica.
Tem muita gente que se orgulha de fazer cerveja de acordo com a lei de pureza, mas acaba fazendo umas porcarias, será que se essa mesma cervejaria inovasse um pouco a cerveja seria melhor.
Ou os adjuntos apenas esconderiam os defeitos ?????
Mais
13 anos 9 meses atrás #25958 por João Gabriel Margutti Amstalden
Paulo Zanello escreveu:

Minha opiniao:

Seguindo a lei ou nao, colocando o antioxidante ou nao, marketeando de maneira anti-etica ou nao, o que importa e' o produto final. Nao gostou nao compre e nao beba mais. Gostou compre de novo e divulgue a qualidade. Acho que a gente se preocupa demais com alguns detalhes como esse. O que realmente importa e' a cerveja no seu copo e nao no rotulo.

Eu concordo com voce Paulo, mas acho desnecessário a publicação no rótulo justamente por isso. Lei de Pureza não significa qualidade, ponto. Mas num país onde a cultura cervejeira é tão desconhecida e ignorada, uma informação dessa pode confundir o consumidor que está se interessando no assunto.

A Backer, por exemplo, usa aditivos químicos na receita. Mas eu gosto das cervejas deles e recomendo para todo mundo.

Gastronomia com cerveja > www.panelademalte.blogspot.com
Tempo para a criação da página:0.445 segundos