OPA Bier , Reinheitsgebot ?

Mais
13 anos 9 meses atrás #25811 por Fernando M Pacheco
Acabo de voltar do Sam's Club Bom Retiro. Não encontrei muitas coisas boas por lá, mas resolvi experimentar a OPA Bier Pale Ale. No rótulo diz que segue a Reinheitsgebot.

Achei a cerveja correta, mas sem grande destaque. Leve, substitui facilmente uma lager como session beer. Se comparada com as inglesas, falta aroma e sobra carbonatação. Se tivesse o mesmo preço das Eisenbahn tomaria com frequência.

Olhando o rótulo com mais cuidado vi que entre os ingredientes tem o antioxidante INS 316. Não é nenhum veneno, mas também não acrescenta nada em qualidade a cerveja. Agora, apesar da Reinheitsgebot não estar em vigor no Brasil, usa-la como marketing sem segui-la é enganação, não acham ?
Mais
13 anos 9 meses atrás #25815 por João Gabriel Margutti Amstalden
A Opa Bier Pale Ale que tenho aqui está escrito o seguinte: MALTE E LÚPULO SELECIONADOS DE ACORDO COM A LEI DE PUREZA ALEMÃ - REINHEITSGEBOT

O que eles querem dizer com isso eu não faço idéia. Mas em nenhum momento diz que é produzida de acordo com a lei.

Gastronomia com cerveja > www.panelademalte.blogspot.com
Mais
13 anos 9 meses atrás - 13 anos 9 meses atrás #25817 por Fernando M Pacheco
João Gabriel Margutti Amstalden escreveu:

A Opa Bier Pale Ale que tenho aqui está escrito o seguinte: MALTE E LÚPULO SELECIONADOS DE ACORDO COM A LEI DE PUREZA ALEMÃ - REINHEITSGEBOT

O que eles querem dizer com isso eu não faço idéia. Mas em nenhum momento diz que é produzida de acordo com a lei.

Pois é João, nem eu sei o que isso quer dizer.

A cervejaria não afirma que segue a Reinheitsgebot, mas cita ela no rótulo com alguma intensão, e não teria outra intensão senão confundir o consumidor. Confundir o consumidor intencionalmente para mim é enganação!

Ademais, no site deles tem este texto:

A Opa Bier segue rigorosamente os padrões estabelecidos pela Lei Alemã de Pureza (Reinheitsgebot), criada em 1516 pelo Duque Guilherme IV da Baviera, e que permite apenas o uso de quatro ingredientes para a elaboração da cerveja:

Água;

Malte de cevada;

Lúpulo;

Fermento.
Ultima edição: 13 anos 9 meses atrás por Fernando M Pacheco.
Mais
13 anos 9 meses atrás #25818 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re:OPA Bier , Reinheitsgebot ?
Uma cerveja que também engana nesse sentido é a Therezópolis. Diz que segue a lei de pureza alemã mas lá estão mencionados antioxidante e estabilizante. Assim não vale...
Mais
13 anos 9 meses atrás #25819 por Renato Dell
Respondido por Renato Dell no tópico Re:OPA Bier , Reinheitsgebot ?
Não sou radical quando a Reinheitsgebot, não acho que seja algo que faça muita diferença pra mim enquanto apreciador de cervejas, mas se não segue, não pode colocar. Questão de transparência com o público.
Mais
13 anos 9 meses atrás #25830 por Fernando M Pacheco
Acabo de receber um e-mail do Xico da OPA Bier. Segundo ele a Reinheitsgebot se refere apenas as matérias primas e antioxidante não é matéria prima, então pode.

Será que os alemães sabem disso ? :ohmy:

Enviadas: Quarta-feira, 6 de Abril de 2011 10:26:58
Re: ins 316
De: Xico - Opa Bier
Para: Fernando M Pacheco

Bom dia Fernando,
Parabéns pelo senso de investigação, é através de consumidores com seu perfil que as indústrias conhecem os consumidores.
O INS 316 é antioxidante que usamos na cerveja. Ele é constituído de ácido ascórbico (vitamina C). A cerveja está dentro da lei da pureza!! A lei fala apenas de “matéria-prima” para se fazer a cerveja e o antioxidante “não” é matéria-prima.
Aproveitando a oportunidade convidamos para voce vir conhecer a Opa Bier e beber uma cerveja na fonte.
Muito obrigado e estamos a disposição.
Tempo para a criação da página:0.414 segundos