OPA Bier , Reinheitsgebot ?

Mais
13 anos 9 meses atrás #25857 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:OPA Bier , Reinheitsgebot ?
A Lei diz que NADA alem de agua, malte e lupulo podem ser adicionados a cerveja e posteriormente foi permitido o fermento

nenhum outro adjunto.

Eles inventaram essa desculpa para tentar esconder a falha GRAVE.

NOTA ZERO PARA A OPA
Mais
13 anos 9 meses atrás #25861 por Tom Adamenas
Respondido por Tom Adamenas no tópico Re:OPA Bier , Reinheitsgebot ?
Sem desmerecer a importância da lei a seu lugar e momento, mas acho engraçado ela ainda servir como "padrão de qualidade". O que seriam dos belgas com a Reinheitsgebot? O que seria da Colorado? O que seriam de tantas e tantas cervejarias que tem justamente nos insumos inusitados o cerne da inventividade? Fazer cerveja meia-bomba seguindo esse 'padrão de pureza' é mole, mole...
Mais
13 anos 9 meses atrás #25865 por fernando pereira frassetto
A Lei de Pureza não serve como padrão de qualidade, Tom. Em 1516 servia pois havia uma grande quantidade de substâncias "bizarras" sendo adicionadas à bebida na região da Baviera. Atualmente ela serve mais como uma parâmetro para aferir se a cervejaria inclui cereais não-malteados tipo arroz, milho, ou aditivos químicos. Em nnenhum momento é parâmetro de qualidade, e sim de especificação de ingredientes.
Mais
13 anos 9 meses atrás #25866 por João Gabriel Margutti Amstalden
Tom, isso não vem ao caso, todos sabemos que essa lei só vigorou fortemente mesmo na Alemanha. Mas o FATO é que quem coloca no rótulo do seu produto que a segue, tem que realmente seguir, e ai é só Malte, Lúpulo, Água e Fermento. Sem anti não sei o que e corante lálálá ou estabilizante algum!

Gastronomia com cerveja > www.panelademalte.blogspot.com
Mais
13 anos 9 meses atrás #25869 por Tom Adamenas
Respondido por Tom Adamenas no tópico Re:OPA Bier , Reinheitsgebot ?
Fernando, foi justamente por ter ponderado sobre estas possibilidades, que eu especifiquei 'a seu lugar e momento' e coloquei padrão de qualidade entre aspas.

Mas de fato, cervejarias se utilizam deste rótulo como se isso fosse alguma vantagem ou de fato auferisse alguma qualidade, mesmo que ela NÃO SIGA estritamente a lei. Como já opinei: muitas cervejarias se utilizam de outros insumos (arroz, milho, açúcar em grandes quantidades, rapadura, ervas, frutas, chocolate, pimenta...) e são excelentes cervejas, muitas vezes melhores do que as que se vangloriam de seguirem a tal da lei de pureza.

___
João, foi só um comentário, ok? Não acho que eu tenha negado esta tua afirmativa em nenhum momento, até mesmo porque concordo com ela.
Mais
13 anos 9 meses atrás #25871 por Paulo Zanello
Respondido por Paulo Zanello no tópico Re:OPA Bier , Reinheitsgebot ?
Minha opiniao:

Seguindo a lei ou nao, colocando o antioxidante ou nao, marketeando de maneira anti-etica ou nao, o que importa e' o produto final. Nao gostou nao compre e nao beba mais. Gostou compre de novo e divulgue a qualidade. Acho que a gente se preocupa demais com alguns detalhes como esse. O que realmente importa e' a cerveja no seu copo e nao no rotulo.
Tempo para a criação da página:0.453 segundos