Realmente, em São Paulo é difícil encontrar bons bares descontraídos, como pubs mundo a fora. Por aqui ou é boteco de esquina azulejado, onde servem lager simples de garrafa, ou são bares supostamente sofisticados. Na maioria das vezes se denominam boteco chique, lounge, ou algo que o valia. Os lugares que investem em boas cartas de cervejas, costumam ter pretensões gourmet, estão mais para restaurantes do que para bares.
Quase não há opções no meio termo. Sinto falta de bares que ofereçam boas cervejas em ambiente acolhedor, sem requinte exagerado nem grandiosidade excessiva. Lugares para serem frequentados no dia a dia, com preços acessíveis. Também sinto falta de bares em que o balcão seja uma opção viável para tomar uma cerveja, sozinho ou acompanhado. Na maioria dos bares por aqui, quando se senta no balcão te tratam como se estivesse incomodando.
Ultimamente o bar mais próximo disso que tenho frequentado é o
Damis
, na Rua dos Pinheiros. Ambiente acolhedor e sem frescura. Ao invés de paredes azulejadas, madeira. Tem 4 torneiras de chope, mais muitas em garrafa. Para comer sanduíches e porções honestas.