Agora estando com meus sentidos de volta (já que o comentário de sábado, logo depois de ter chegado do festival, foi comprometido pelo lúpulo

) vamos aos comentários críticos e minha opinião sobre o evento:
O local que foi improvisado pela troca em cima da hora pelos transtornos das obras no porto, ficou a desejar para um evento com a fama que tem, e não sei se lá na Gamboa ficaria organizado, um local maior e com mais estrutura como o Riocentro seria o ideal.
A ausência de stands das gringas tb fez falta, assim como os choppes respectivos. Se bem que tanto nos stands da Bier e Wein, como no da Buena Beer bebi várias que não vemos por aqui, como a Racer 5; St-Ambroise e Dogfish Six-one. Na Buena beer vendiam a dose, já na Bier Wein eu tive que comprar as garrafas a 18 reais (quase preço de ipa nacional), as doses eram de 6, 8 ou 16 por 4 doses (como o David tinha avisado),então compensou.
Como nas nacionais tive o meu foco nas que eu ainda não tinha degustado e/ou nas que são mais difíceis/caras pros cariocas, fui direto para a Júpiter, que apesar da dose ter sido mais cara que as da bodebrown, gostei das 2 (apa e ipa) da cervejaria.
Por falar na Bodebrown (merece o título de cervejaria do ano), ela me fez gastar quase todos os meus tickets

, por um sacrilégio, ainda não tinha degustado a perigosa e mesmo depois de quase ter experimentado todas as ipas tupiniquins, acho que o destino estava resguardando o elixir (até agora) para este momento ou talvez estivesse apurando o meu paladar para apreciar por completo essa maravilha.
Senhores, a Perigosa Ipa é a melhor cerveja nacional (talvez mundial) que esse humilde degustador (com uns 400 rótulos bebidos) já degustou.
Pagar 5 reais pela dose foi a cereja do festival, ainda mais aproveitando a dica do confrade Pedro Fraga, que era ter em mãos um copo um pouco maior do que o do festival
Concluindo: Se tivesse sido em outro lugar, se tivesse tido stands e chopp das gringas teria sido melhor, mas quem soube procurar e comprar, degustou ótimas e raras por aqui, por um preço que não era nenhum absurdo.
Cervejas para levar pra casa, achei todas caras (compro mais barato em qq site), pra não dizer que não levei uma lembrança, comprei uma taça (lindíssima) da Coruja por 15 reais.
Acho que com a experiência dessa primeira edição, tanto os organizadores, quanto nós consumidores, estaremos exigindo um resultado melhor em todos os sentidos.
Que venham outros!!