Lucila,
Veja bem, acho que ninguém nunca questionou a eficácia das etiquetas, a questão é que existem métodos mais baratos e também muito eficazes. De modo geral eu removo facilmente cerca de 95% dos rótulos apenas submergindo os mesmos na água com sabão ou enchendo as garrafas com água quente. Não sei quanto a sua coleção, mas pela foto que vc postou vc coleciona apenas o rótulo frontal, no meu caso eu coleciono todos (frontal, traseiro, gargantilha, e tudo o mais que estiver na garrafa, até a tampinha - hehehehe). Nesse caso o uso das etiquetas traria um custo adicional bastante significativo, por isso prefiro usar, quando necessário, o papel contact, pois além de ser mais barato, posso recortá-lo no tamanho que quiser, pois as folhas são grandes podendo então ser melhor aproveitado, quando comparado com as etiquetas que tem um tamanho menor e consequentemente as perdas (sobras) seriam maiores.
Sua colocação de a respeito de "quanto vale aquele rótulo precioso que você tem" foi bem feita. No meu caso, aqueles que vejo que terei dificuldade vou adiando, até ter coragem e tempo suficiente para me dedicar à sua remoção, de forma que não tento removê-los as pressas.