Cervejas referencia - Sabores; Aromas e Estilos

Mais
15 anos 3 meses atrás #5704 por tiago lucas
Excelente tópico mesmo - não só como auxílio para degustação, mas para procurar cervejas de acordo com características que gostamos.

Eu tenho uma dúvida aqui: É comum ler na ranking brejas que tal cerveja tem "aroma da levedura", até que ponto isto procede?

A levadura ela mesma atua no aroma (por exemplo, em uma weiss?) ou seria somente o aroma que ela produz através da fermentação?
  • um visitante
Mais
15 anos 3 meses atrás #5705 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Cervejas referencia - Sabores; Aromas e Estilos
Pois é, existem aromas que são unânimes na opinião de todos, porém volto a dizer que trata-se de algo completamente subjetivo e às vezes percebemos algo que para muitos não existe. Ontem bebi a Bohemia Weiss, pude avaliá-la com mais calma e notei um aroma que sugeriu muito aquele marrom-glacé de lata, isso porque marrom-glacé de lata está muito presente na minha memória olfativa, cresci comendo aquilo, pra quem nunca comeu, ou pra quem não tem esse aroma no seu "banco de dados", nunca o perceberá, obviamente.
Mais
15 anos 3 meses atrás #5709 por Fabio Castelucci
Marcussi, irei coletando as informaçoes e compilo/divulgo tudo a cada "x" posts...
Obrigado pela contribuiçao, acho que vamos chegar em algo bem interessante aqui...
Mais
15 anos 3 meses atrás #5711 por Alexandre Almeida Marcussi
tiago lucas escreveu:

É comum ler na ranking brejas que tal cerveja tem "aroma da levedura", até que ponto isto procede?

"Levedura" é um reino imenso. Leveduras produzem ésteres (banana, maçã, abacaxi, pêssego, tutti-frutti, frutados "doces" em geral), produzem fenóis (cravo, medicinal, eventualmente mesmo defumado), produzem ácidos diversos, produzem também uma série de compostos considerados off-flavors (diacetil, por exemplo). Leveduras selvagens produzem ainda outros tipos de aromas próprios. "Levedura" é mais uma categoria de aromas, mais ou menos como "malte" ou "lúpulo" (dizer que uma cerveja tem "gosto de malte" não é muito específico, pois há diversos sabores associados ao malte). Mas existe um cheiro bem característico da levedura em si, aquele aroma de fermento de pão branco (tipo fermento Fleischmann), que às vezes se manifesta em certas pale lagers de forma bem clara; a Backer Pilsen é um exemplo.

Guima, interessante essa coisa do marrom glacé. Eu também sinto essa sensação às vezes em algumas cervejas, e adoro! E também sou fã de marrom glacé de lata!

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 3 meses atrás #5712 por Lucas F. Zurwellen
Em termos de Aroma, acho que pode se chegar a um senso comum porém o sabor é muito volatil a alterações conforme as condições do tipo, temperatura e harmonização.

Vou aqui tentar juntar os aromas e sabores da brejas que avaliei!

"A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER CERVEJA BARATA." (DAVID RAINS WALLACE) - Coleção de Tampas , Copos , Rótulos e Garrafas & Outros Artigos !
Mais
15 anos 3 meses atrás #5715 por NNMFKZTRKSJ - 13
Só o que tenho bebido ultimamente é Heineken, e notei nela nas últimas vezes um sabor muito leve que lembra tutti-fruti, ou uma goma de mascar de tuti-fruti pra ser mais exato, dura uma fração de segundos mas está ali, as vezes penso que estou apenas imaginando um determinado sabor e que ele nem está na cerveja.

Uma "técnica" que tenho utilizado ultimamente é colocar um pouco de cerveja na boca e trancar a respiração por alguns instantes, depois respirar normalmente e engolir a cerveja, consegui notar algumas coisas que antes não havia percebido, isso será muito útil quando me chegar uma remessa de Chimay, Duvel, La Chouffe entre outras que estão por vir em fevereiro.
Tempo para a criação da página:0.537 segundos