Como memória olfativa é uma coisa meio complicada, cada pessoa associa um aroma a uma coisa diferente, vou tentar abordar o desafio do tópico de uma maneira um pouco mais técnica, listando compostos aromáticos pelos seus nomes químicos mesmo. Em parênteses, algumas sensações ou lembranças associadas. Quando não tenho certeza se é essa substância mesmo que eu senti na breja, vai uma interrogação após o rótulo.
Benzaldeído (amêndoa crua): Boon Kriek, Orval, Eisenbahn Lust Prestige (?)
Diacetil (amanteigado): já peguei acentuado na Backer Pale Ale, mas como é considerado um defeito na maioria dos estilos, talvez fosse só aquele lote. É comum em muitos chopes devido à contaminação do equipamento.
DMS (milho cozido, legumes cozidos, molho de tomate): Hacker-Pschorr Anno 1417, 1795 Original Czech Lager, Bruge Bitter Ale, Wäls Quadruppel. Muitas industriais, lagers claras em geral.
Butirato de Etila (abacaxi em calda, frutas tropicais, frutas amarelas): Bohemia Confraria, Leffe Blonde, Schmitt Barley Wine (?)
Exoanato de Etila (maçãs vermelhas, anis): Backer Pale Ale, Eisenbahn Pale Ale, Coopers Extra Strong Vintage Ale, mais suave na Kaiser Pilsen.
Geraniol (rosas): comum em muitas cervejas, intenso na Gouden Carolus Cuvée van de Keizer Blauw (jovem), Eisenbahn Strong Golden Ale (?)
Acetato de Isoamila (banana, compota de pera): Weissbiere em geral, mas presente em muitas cervejas. Suave na Heineken.
3-metil-2-buteno-1-tiol (oxidação pela luz, lembra bexiga ou látex): pegue qualquer garrafa de vidro verde e a deixe no sol por uma hora. Característico da Heineken.
Dimetil-trissulfeto (cebola cozida, alho): 1795 Original Czech Lager, Baden Baden Red Ale, Bruge Bitter Ale. Ocorre associado ao DMS.
4-vinil-guaiacol (cravo): Weissbiere em geral, mas também Leffe Blonde, Bohemia Confraria, La Trappe Quadrupel, Eisenbahn Pale Ale e muitas outras.
Guaiacol (defumação): intenso em qualquer Rauchbier, suave na Leffe Blonde (?) e Eisenbahn Pale Ale (?)
Podemos também fazer a lista de sugestões por aromas de lúpulo. Vou tentar alguns, usando o meu vocabulário de degustação para lúpulos (que pode divergir do de outras pessoas):
Cítrico (limão, capim-limão): Schmitt Ale, Bruge Bitter Ale, Colorado Appia (?)
Cítrico (tangerina, grapefruit): EikBier Golden, Colorado Índica, Falke Tripel Monasterium, Harviestoun Schiehallion
Frutado (frutas vermelhas): Baden Baden Red Ale, Bateman's Combined Harvest, Fuller's ESB
Condimentado (ervas, pimenta, terroso): Christoffel Bier, Chimay Tripel, Eisenbahn 5 Anos
Herbal (menta): EikBier Porter, Falke Ouro Preto, Bateman's Victory Ale
Herbal (pinho): Baden Baden Stout, Caracu, Colorado Demoiselle
Floral (não sei distinguir com segurança os aromas florais uns dos outros): Hoegaarden, Delirium Tremens, Eisenbahn Weizenbier, Schneider&Sohn Aventinus
Resina/amadeirado: Morland Hen's Tooth, Original Wexford, Paulaner Salvator (?), Ruddles County, Baden Baden 1999
Uma boa ideia seria irmos coletando as sugestões, adicionando novas, e depois compilar isso tudo num "guia de degustação" amador feito pelos usuários do fórum.