Não é PAPO de treinar paladar, o nosso paladar altera com o tempo, com a nossa "litragem" e até com o costume de beber certos estilos. Pegue alguém que está começando a se interessar por cervejas mais elaboradas e adora hefeweizen, por exemplo, e dê uma imperial IPA. A chance de a boca da pessoa travar é bastante grande. Se a pessoa passar por IPAs mais leves ou mesmo sessions antes de pegar uma imperial, a reação pode ser totalmente diferente.
Preparo, em muitos casos, faz sim bastante diferença. Mas de maneira alguma acho que isso é obrigação de todos. EU gosto de fazer esses "roteiros de estudo" quando estou experimentando cervejas diferentes. Tenho minha lista de regulares e de preferidas, mas não pretendo parar de buscar coisa nova.
Volta e meia me concentro em poucos estilos e fica nítido que a experiência acumulada ajuda a entender as nuances dentro do estilo e entre cervejas diferentes de estilo igual. Fora que essa alteração sazonal do paladar faz com que revisitar cervejas quase sempre traga uma nova experiência, o que é muito interessante: uma cerveja inicialmente comum pode parecer fantástica, outra que trazia lembranças maravilhosas fica sem graça (claro que esse raciocínio vale para cervejas que não estejam prejudicadas).
Minha ideia é: eu desconheço o estilo, tomei pouquíssimas cervejas (3, no máximo) na proposta e não me dei bem. Posso realmente não gostar de sour e aí concordo com o que já escreveram: cada um na sua, vamos beber o que acharmos melhor. MAS eu também posso ter entrado no estilo com escolhas erradas.
Por isso pedi ajuda com rótulos introdutórios