Treinando o paladar para SOUR.

Mais
9 anos 6 meses atrás #62047 por Gabriel C.
Respondido por Gabriel C. no tópico Treinando o paladar para SOUR.

Diogo Olivares escreveu: A primeira foi Mariage Parfait, estranhei a acidez sim, mas gostei, achei bem equilibrada pelo malte residual.
Mas já tomei alguns sustos

SustÃO eu tomei com a Sour me not morango. Mano, que trem azedo picles :sick:
Mais
9 anos 6 meses atrás #62049 por Paul K
Respondido por Paul K no tópico Treinando o paladar para SOUR.
É engraçado como é variado o paladar das pessoas, acho que nunca na minha vida eu tomei uma cerveja que eu considerasse ácida/azeda demais.

Mas o que eu quero dizer com isso é que não há motivos pra "treinar o paladar" pra gostar de um tipo de cerveja ou outra. É bom provar um pouco de tudo nessa vida, mas se você não gosta de alguma coisa, não há nenhum mal nisso. Eu mesmo não gosto muito de porters/stouts. As vezes eu compro uma diferente que me chame a atenção pra provar e caso um dia eu realmente adore uma delas eu irei atrás de mais com mais frequência, enquanto isso eu só provo uma muito esporadicamente. Cada um na sua.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Claudinei  
Mais
9 anos 6 meses atrás #62057 por Daniel Colacioppo
Definitivamente não consigo me adaptar a este estilo e olhem que já tentei.

Até o momento já tomei a Bourgogne des Flandres / Duchesse de Bourgogne / Rodenbach / Rodenbach Grand Cru / Boon Oude Geuze Mariage Parfait / Cantillon Gueuze 100% Lambic Bio / Boon Oude Geuze/ Hanssens Artisanaal Oude Gueuze/ Cantillon Grand Cru Bruocsella / Cantillon Iris / Oud Beersel Oude Geuze/ Aardmonik - Earthmonk / Petrus Oud Bruin / Liefmans GoudenBand /
Vanderghinste Oud Bruin / Jolly Pumpkin La Roja / Monk’s Café Flemish Sour Ale / Wild Wolf Berliner Wolf / Berliner Kindl Weisse (a versão sem adição de xaropes)

De todas essas a única que voltaria a tomar seria a Duchese de Bourgogne as demais eu realmente sofri para conseguir tomar
Mais
9 anos 6 meses atrás - 9 anos 6 meses atrás #62059 por Evi Vilar
Respondido por Evi Vilar no tópico Treinando o paladar para SOUR.
Creio que esse papo de "treinar o paladar" é mais recomendado aos profissionais do ramo, que precisam passar por todos os estilos para atender bem seus clientes.

Pra quem toma cerva por prazer, basta apenas comprar aquilo que o seu paladar gosta. Eu mesmo, ao contrário do colega acima, adoro porter/stouts e odeio sours. Evito, portanto essas últimas azedinhas.
Ultima edição: 9 anos 6 meses atrás por Evi Vilar.
Mais
9 anos 6 meses atrás #62060 por Gabriel C.
Não é PAPO de treinar paladar, o nosso paladar altera com o tempo, com a nossa "litragem" e até com o costume de beber certos estilos. Pegue alguém que está começando a se interessar por cervejas mais elaboradas e adora hefeweizen, por exemplo, e dê uma imperial IPA. A chance de a boca da pessoa travar é bastante grande. Se a pessoa passar por IPAs mais leves ou mesmo sessions antes de pegar uma imperial, a reação pode ser totalmente diferente.

Preparo, em muitos casos, faz sim bastante diferença. Mas de maneira alguma acho que isso é obrigação de todos. EU gosto de fazer esses "roteiros de estudo" quando estou experimentando cervejas diferentes. Tenho minha lista de regulares e de preferidas, mas não pretendo parar de buscar coisa nova.

Volta e meia me concentro em poucos estilos e fica nítido que a experiência acumulada ajuda a entender as nuances dentro do estilo e entre cervejas diferentes de estilo igual. Fora que essa alteração sazonal do paladar faz com que revisitar cervejas quase sempre traga uma nova experiência, o que é muito interessante: uma cerveja inicialmente comum pode parecer fantástica, outra que trazia lembranças maravilhosas fica sem graça (claro que esse raciocínio vale para cervejas que não estejam prejudicadas).

Minha ideia é: eu desconheço o estilo, tomei pouquíssimas cervejas (3, no máximo) na proposta e não me dei bem. Posso realmente não gostar de sour e aí concordo com o que já escreveram: cada um na sua, vamos beber o que acharmos melhor. MAS eu também posso ter entrado no estilo com escolhas erradas.

Por isso pedi ajuda com rótulos introdutórios :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes
Mais
9 anos 6 meses atrás #62145 por Gabriel C.
Tomei a Rodenbach Grand Cru hoje e gostei BASTANTE, muito obrigado pelas recomendações!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre Almeida Marcussi
Tempo para a criação da página:0.498 segundos