Pilsener pode ser uma Ale?

Mais
10 anos 10 meses atrás #52635 por Alexandre Almeida Marcussi
Não acho que o rótulo se refira ao tipo de malte empregado na receita.

Acho mais plausível a hipótese do Frasseto: a cervejaria optou por fazer uma blonde ale levinha (cuja fabricação é mais fácil e rápida que a de uma lager) e chamá-la de "pilsen" para dizer aos consumidores: "vejam, esta é uma cerveja levinha parecida com aquela que você já conhece!".

Dito isso, é bom lembrar que há cervejas que pertencem a subgrupos da família "ale" e que são fabricadas com fermento de lager (Saccharomyces pastorianus), como algumas Irish red ales e a maioria das Baltic porters. E havia - pasmem - uma lendária barley wine inglesa que era fermentada com leveduras tipicamente usadas para lagers alemãs! Agora, lagers fabricadas com fermento de ale (Saccharomyces cerevisiae) eu não conheço.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ylliomar de Oliveira Xatara
Mais
10 anos 10 meses atrás #52636 por Fernando Pires
Respondido por Fernando Pires no tópico Pilsener pode ser uma Ale?
O rótulo pode ter se referido ao uso de malte pilsen (usado como malte base) fermentado em alta temperatura com fermento ale?
Mais
10 anos 10 meses atrás #52637 por André Rodrigues
Respondido por André Rodrigues no tópico Pilsener pode ser uma Ale?

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: E havia - pasmem - uma lendária barley wine inglesa que era fermentada com leveduras tipicamente usadas para lagers alemãs!

:blink:
Qual seria essa Marcussi????
Isso ainda existe??
Mais
10 anos 10 meses atrás #52638 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Pilsener pode ser uma Ale?
Não é um post explicando cada tipo de malte, mas na loja virtual da WE Consultoria existem vários tipos de maltes com características e dados técnicos.

Link
Mais
10 anos 10 meses atrás #52640 por Ylliomar de Oliveira Xatara
Muito obrigado pela informação, Gustavo.
Vejo que tenho bem mais a aprender do que já imaginava... :unsure:
Mais
10 anos 10 meses atrás #52641 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Pilsener pode ser uma Ale?

Fernando Pires escreveu: O rótulo pode ter se referido ao uso de malte pilsen (usado como malte base) fermentado em alta temperatura com fermento ale?

Foi o que pensei, em princípio. A descrição está bem dúbia...

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Acho mais plausível a hipótese do Frasseto: a cervejaria optou por fazer uma blonde ale levinha (cuja fabricação é mais fácil e rápida que a de uma lager) e chamá-la de "pilsen" para dizer aos consumidores: "vejam, esta é uma cerveja levinha parecida com aquela que você já conhece!".

Em vista de tal possibilidade, e ciente do risco de incorrer em cervochatice com o presente questionamento: não estaria a cervejaria prestando um desserviço à cultura cervejeira?

Tempo para a criação da página:0.468 segundos