Gabriel Lucas Scardini Barros escreveu: Pelo que vejo hoje, de cada 10 cervejas de banda de rock lançadas, apenas poucas se justificam como cervejas boas, que agregam algo na relação banda e cerveja.
Em primeiro lugar, há questão do estilo. Quando se pensa nisso, busca-se o fã da banda que não conhece cerveja artesanal, nunca se pensa em uma cerveja que harmonizaria com a audição de um disco da banda ou mesmo para ser servida no show.
O preço as vezes atrapalha até mais do que em uma artesanal que não seja de banda. Muito mais.
Na minha opinião, as duas únicas de banda que admirei foram a Camila Camila (mais por ter sido uma das cervejas que me fez gostar das artesanais) e a do Wander Wildner.
e a camila, camila e a labareda são mais homenágens do que cervejas "de banda", como as outras parcerias que vimos.
a minha crítica é que isso tá tomando uma proporção muito grande. uma boa proporção dos últimos lançamentos tiveram parceria com banda ou artista. Tem essa coisa de atrair "pro nosso mundo" fãs das bandas que não conheciam as cervejas, mas acho esse argumento um pouco exagerado. Todo mundo que já passeou por um supermercado como o pão de açucar e similares já trombou com um prateleira com mais de 30 rótulos de cerveja, se a curiosidade não surgiu ali, não é com a bohemian pilsner do ultraje a rigor que o cara vai passar pro "nosso mundo", ou com a weiss do joão gordo. Com essa proporção que a coisa tomou, parece que há certa limitação no desenvolvimento que o mercado estava tendo. começamos com tripel, quadruppel da wals, imperial milk stout da bodebrown, weizenbock e rauch da eisenbahn, pra voltar pra pale lager e weiss.
Kd nossas barley wines? nossas Sour ales? nosso mercado continua lançando coisas legais, mas eu imaginava que final de 2013 estaríamos bombando de lançamentos interessantes, mas ainda dominam lançamentos apenas razoáveis.
Fiquei sabendo que a Cafuza já está em processo de ser produzida industrialmente. então viva a Cafuza, viva a duas cabeças, Bodebrown, wäls e todos que estão mais preocupado com o conteúdo do que com público alvo potencial.