Por onde começar

Mais
12 anos 9 meses atrás #45560 por André Rodrigues
Respondido por André Rodrigues no tópico Por onde começar

Gabriel Lucas Scardini Barros escreveu: Gostei muito da lista do Marcussi (inclusive já comentei no blog dele), mas pelo que observei, oferecer lambics para quem está curioso pelas novas cervejas não dá muito certo.

Trata-se de uma observação empírica do senso comum de que as cervejas docinhas agradarão de cara as mulheres (muitas preferem mais o cítrico, por isso o sucesso das Witbiers e de trigo em geral) e também por eu, que me considero apenas um pouco mais que um novato não consigo apreciar as lambics em toda sua profundidade.

Mas será que há um momento certo Gabriel?
Quando alguém estaria preparado para experimentar esse estilo?
Sei lá, não consigo ver um "caminho a ser percorrido" antes de se beber uma Lambic. (Além é claro, de beber Lambics).
Mais
12 anos 9 meses atrás #45562 por Clésio Gomes Mariano
Respondido por Clésio Gomes Mariano no tópico Por onde começar

André Rodrigues escreveu:

Gabriel Lucas Scardini Barros escreveu: Gostei muito da lista do Marcussi (inclusive já comentei no blog dele), mas pelo que observei, oferecer lambics para quem está curioso pelas novas cervejas não dá muito certo.

Trata-se de uma observação empírica do senso comum de que as cervejas docinhas agradarão de cara as mulheres (muitas preferem mais o cítrico, por isso o sucesso das Witbiers e de trigo em geral) e também por eu, que me considero apenas um pouco mais que um novato não consigo apreciar as lambics em toda sua profundidade.

Sei lá, não consigo ver um "caminho a ser percorrido" antes de se beber uma Lambic. (Além é claro, de beber Lambics).

Exatamente. E eu acho que procede recomendar lambics a iniciantes sim, é importante ver já desde o começo toda a diversidade que existe no mundo cervejeiro.
Mais
12 anos 9 meses atrás #45564 por Alexandre Almeida Marcussi
Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Por onde começar
A ideia da lista não é que o iniciante necessariamente goste de tudo o que ele provar, mas sim que ele aprenda a reconhecer do que ele gosta mais e do que ele gosta menos (pelo menos num primeiro momento). Se a pessoa beber a lambic da lista e odiar, pronto, ela sabe que não deve sair gastando seu dinheiro em lambics. O importante, a meu ver, é que a pessoa tenha informação sobre o que está provando. Se você apresentar uma lambic (ou uma IPA, ou uma imperial stout) a uma pessoa que estava esperando uma Skol, ela provavelmente vai odiar. Se ela tiver a expectativa correta, é mais provável que esteja aberta a apreciar.

Eu já tive boas experiências oferecendo lambics a iniciantes, e também já tive más experiências. Eu mesmo, quando provei uma lambic pela primeira vez (e eu era pouco mais que um novato) adorei. Coincidentemente ou não, era a Boon Kriek, quando ela começou a ser importada para o Brasil. O fato de ela ser levemente adoçada ajuda a apresentá-la, e o fato de ela ainda ter boa complexidade aromática e estrutura a torna uma boa representante e introdução para o melhor que as lambics "de verdade" têm. Acho que ainda existe uma aura de mistério excessiva em cima das lambics no Brasil, elas são tratadas com pouca naturalidade mesmo pelos entusiastas de cervejas, e isso não ajuda na sua divulgação.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
12 anos 9 meses atrás #45565 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Por onde começar

Alexandre Marcussi escreveu: A ideia da lista não é que o iniciante necessariamente goste de tudo o que ele provar, mas sim que ele aprenda a reconhecer do que ele gosta mais e do que ele gosta menos (pelo menos num primeiro momento). Se a pessoa beber a lambic da lista e odiar, pronto, ela sabe que não deve sair gastando seu dinheiro em lambics. O importante, a meu ver, é que a pessoa tenha informação sobre o que está provando. Se você apresentar uma lambic (ou uma IPA, ou uma imperial stout) a uma pessoa que estava esperando uma Skol, ela provavelmente vai odiar. Se ela tiver a expectativa correta, é mais provável que esteja aberta a apreciar.

Eu já tive boas experiências oferecendo lambics a iniciantes, e também já tive más experiências. Eu mesmo, quando provei uma lambic pela primeira vez (e eu era pouco mais que um novato) adorei. Coincidentemente ou não, era a Boon Kriek, quando ela começou a ser importada para o Brasil. O fato de ela ser levemente adoçada ajuda a apresentá-la, e o fato de ela ainda ter boa complexidade aromática e estrutura a torna uma boa representante e introdução para o melhor que as lambics "de verdade" têm. Acho que ainda existe uma aura de mistério excessiva em cima das lambics no Brasil, elas são tratadas com pouca naturalidade mesmo pelos entusiastas de cervejas, e isso não ajuda na sua divulgação.

Provei a Boon Kriek recentemente. Esteve dentro do que eu esperava para uma fruit lambic. É bem saborosa e refrescante, com uma acidez marcante contrastando com o dulçor da fruta e do açúcar que vão na receita. Mas para quem não está acostumado com esta "família" de cervejas, pode ser um choque. Apesar de saborosa, não lembra em nada uma cerveja, no sentido mais convencional da palavra. Lembra muito mais um vinho espumante ou uma sidra. Passou-me até uma impressão meio "artificial"... Enfim, no começo não gostava de cerveja de trigo e depois passei a gostar, depois não gostava de amargor e passei a apreciar também esta característica... talvez um belo dia eu atinja o estágio de apreciador de lambics! :woohoo:

De qualquer forma, a presença na lista é válida. É bom para a pessoa conhecer, seja ela novata ou não, acabe gostando ou não.
Mais
12 anos 9 meses atrás #45569 por Paul K
Respondido por Paul K no tópico Por onde começar
Eu sei que tem muito apreciador de cerveja que não gosta de lambics mesmo depois de anos nesse mundo, então talvez esperar muito tempo não ajude. Mas que é mais fácil gostar delas depois de um tempo conhecendo outros tipos de cervejas isso é.

O fato é que não gostar de Lambics é uma grande vantagem pela dificuldade de encontrá-las por aí e pelo preço ainda maior que as outras.
Mais
12 anos 9 meses atrás #45574 por Gabriel Lucas Scardini Barros

Clésio Gomes Mariano escreveu:

André Rodrigues escreveu:

Exatamente. E eu acho que procede recomendar lambics a iniciantes sim, é importante ver já desde o começo toda a diversidade que existe no mundo cervejeiro.

Eu disse "momento certo" por que muitas nesse ano e meio que venho tomando cervejas especiais com mais assiduidade o meu paladar literalmente mudou e cervejas que não suportava há seis meses hoje me encantam.

Não nego que tenho certo preconceito com as Lambics pela péssima experiência que tive com elas (nunca gostei de nenhuma e também vi poucos que realmente gostassem).

Lógico que procede recomentar Lambics a iniciantes, só eu que não me arrisco! ;)

Abraços,

Gabriel Lucas
factoide.com.br
Tempo para a criação da página:0.494 segundos