Experiências cervejeiras de 2010

Mais
14 anos 1 mês atrás #21746 por Alexandre Almeida Marcussi
Rodrigo Pasti escreveu:

Cervejas como a Fuller's Porter e IPA são muito marcantes pela sua elegância e equilíbrio de aromas e sabores, intensos, porém sutis, algo estranho de se definir.

Pois é, Rodrigo. Há cervejas que são claramente balanceadas, equilibradas, sutis, mas elas têm aquela "coisa" indecifrável que vc sabe que está lá, mas não sabe definir. Eu tenho me deliciado aprendendo a ouvir as mensagens dessas receitas que não chegam gritando em alto e bom som, mas que guardam segredos ditos apenas ao pé do ouvido. Justamente porque elas não chegam gritando, permitem que vc perceba coisas que teriam sido completamente mascaradas em outros contextos. São cervejas de atitude introspectiva, mas cujo silêncio hierático e limpo pode ser tão ensurdecedor e transbordar tanta autoridade e respeito quanto o som alto imponente de uma cerveja impactante e poderosa.

Engraçado vc mencionar a Fuller's London Porter, pois essa foi uma das cervejas que, revisitada em 2010, mais me impressionaram nesse sentido. Ela tem uma complexidade refinada de aromas de lúpulo que vão se abrindo como as pétalas de uma lótus, uma a uma, devagar e hipnoticamente. Mas não é só a escola inglesa: muitas belgas também trazem essa imensa complexidade "oculta" com a qual vc precisa primeiro se familiarizar para se dar conta de que ela está lá (a delicadeza das lambics, por exemplo - ah, sim, 2010 também revelou minha paixão pela fermentação esontânea). Sem contar os tradicionais lúpulos "nobres", do Velho Mundo, tão diferentes daquele caráter deliciosamente fragrante, aberto e franco dos lúpulos americanos, mas também muito intrigantes e elegantes quando se presta atenção.

Aprender a apreciar esse tipo de experiência foi um dos meus aprendizados cervejeiros de 2010. Mas isso não minimiza o enorme prazer das cervejas marcantes e impactantes. Poucas coisas são mais poderosas do que uma barley wine ou uma Belgian dark strong ale intensa no contexto correto.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 1 mês atrás - 14 anos 1 mês atrás #21747 por Marcelo Vodovoz
eu não lembro exatamente o que foi ano passado ou neste ano. mas tomar a Falke Vivre pour vivre, a dogfish head 90 minute IIPA e a Old Rasputin foram experiencias bem interessantes.
Ultima edição: 14 anos 1 mês atrás por Marcelo Vodovoz.
Mais
14 anos 1 mês atrás #21748 por Alexandre Almeida Marcussi
Também vou citar alguns rótulos que foram grandes experiências de 2010 (nem todos bebidos pela primeira vez neste ano):

Biertruppe Vintage n. 1
Bourbon County Brand Stout
Orval
Cuvée de Ranke
3 Floyds Dark Lord
Russian River Pliny the Elder
Bamberg Helles
Tripel Karmeliet
Fuller's London Porter
Meantime London Porter
Bohemia Pilsen
Rodenbach Grand Cru
Harviestoun Ola Dubh Special Reserve 18
The Lost Abbey Angel's Share

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 1 mês atrás #21749 por Pedro Fraga
Marcussi, teve que matar quem pra conseguir uma Dark Lord? rs

E a Rodenbach Grand Cru é absurda de boa mesmo.
Mais
14 anos 1 mês atrás #21753 por Lucas F. Zurwellen
Esse ano, apesar do bolso magro, tive bastante oportunidade de ampliar e muito as minhas degustações e entre elas a Falke Vivre Pour Vivre.

Em geral foi mais a oportunidade de beber mais coisas e não descriminar nenhum estilo e apreciar tudo.

Foi um ótimo ano pra beber com os amigos confrades e com isso apurar o gosto pessoal.

Também explorei bastante o mercado cervejeiro em SP, procurando, achando e conferindo muitos lugares. A maioria bons e justos... porém sempre tem aqueles que estão la so pra dar raiva na gente rs.

"A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER CERVEJA BARATA." (DAVID RAINS WALLACE) - Coleção de Tampas , Copos , Rótulos e Garrafas & Outros Artigos !
Mais
14 anos 1 mês atrás #21764 por João Gabriel Margutti Amstalden
André Silva escreveu:

João Gabriel Margutti Amstalden escreveu:

Ano excelente no qual conheci pessoas maravilhosas que curtem este mundo, minha mudança se deu irreersível no 3º encontro.

Os goles que me marcaram este ano foi o da Utopias, o da Gonzo Imperial e o primeira da Bamberg Pilsen!

Onde conseguiu a Utopias João ?

Tomei na Melograno. Dívidi a dose com o confrade Mauro Renzi!!!

É bem carinho, mas depois que voce toma, é um sorriso só!

Gastronomia com cerveja > www.panelademalte.blogspot.com
Tempo para a criação da página:0.702 segundos