Experiências cervejeiras de 2010

Mais
14 anos 1 mês atrás #21700 por Alexandre Almeida Marcussi
OK, temos um tópico para discutir o que ocorreu no mercado em 2010. Mas eu estou abrindo este tópico para compartilharmos o que aconteceu conosco em 2010 em relação a cervejas. Quais foram as nossas experiências mais marcantes? Quais foram os nossos aprendizados? Como nossa relação com as cervejas mudou ou não mudou no ano que está acabando? Como a comunidade do Brejas evoluiu e se transformou ao longo desse ano?

Depois de dois anos fascinado pelo poder das cervejas intensas e marcantes, eu comecei a aprender em 2010 a apreciar a elegância discreta de cervejas mais delicadas. Agora percebo que não existe hierarquia entre as propostas, e que uma cerveja pode ser discreta e sutil sem necessariamente perder em complexidade e interesse. Nem sempre o mais impressionante é o mais agradável.

2010 também foi um ano que me trouxe bastante aprendizado em relação à influência do lúpulo sobre as cervejas. Aprendi a distinguir melhor as variedades e a enorme gama de fascinantes aromas de lúpulo, bem como as diferentes qualidades de amargor que ele pode gerar em interação com o malte e com as características da água. Isso também me fez ficar muito mais chato e exigente em relação a cervejas lupuladas, inclusive.

Por fim, aprendi a relativizar a importância das cervejas em minha vida - e, paradoxalmente, minha relação com elas melhorou, assim como a minha relação com as pessoas através delas. Aprendi muita coisa sobre o público de cervejas especiais no Brasil e sobre a minha relação com as cervejas e com a comunidade cervejeira por meio da grande experiência que foi participar da organização dos 3 primeiros Encontros do Brejas. Hoje eu diria que possuo um senso de proporção um pouco mais claro a respeito do meu envolvimento com cervejas, inclusive porque aprendi a não dar a elas mais importância do que elas devem ter.

2011 promete ser um ano de intenso aprendizado, começando pelo curso de sommelier do SENAC. Vejamos o que nos espera!

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 1 mês atrás #21701 por FABIO FLEMMING
2010 pra mim ficará marcado como o ano em que realmente comecei a provar as cervejas especiais.
muito por acaso, esta atividade hoje é um vicio e a cada dia estou mais sedento por informações e atras de novos rótulos.

a grande cerveja do ano pra mim foi a Ola Dubh 40.

Pra 2011 espero muito estudo e muita cerveja boa!
Agora no final do ano faço minha primeira viajem em busca de cervejas desconhecidas (não só pra isso, mas vou aproveitar).

"Good People Drink Good Beer" - Hunter S. Thompson

Beer Sommelier - ABS-SP
Membro da AcervA Paranaense

All The Best!
Mais
14 anos 1 mês atrás #21704 por André Silva
Pra mim foi marcante por conheçer diversos rótulos. Minha evangelização foi feita em boa parte nesse ano.

Começei a frequentar o fórum do Brejas esse ano, conheci gente legal, lugares novos e aprendi muito lendo por aqui :)

Sem dúvida a viagem que fiz pra bélgica em setembro e a visita às abadias trapistas foi o ponto alto cervejeiro em 2010!

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Mais
14 anos 1 mês atrás #21714 por Denny Souza
2010 foi marcante por tudo o que eu aprendi aqui e com um monte de pesoas que conheci. Ainda estou engatinhando no meio, mas tudo mudou. A minha postura e maneira de beber, foram transformadas 100%.

Alguns livros, o site, o forum, com certeza foi um estimulo. Aprendi que existe seriedade, responsabilidade e muita paixao na turma que leva cerveja a serio.

Uma boa experiencia foi a Ola Dub 40 sem duvida. Mas fiquei marcado por algumas artesanais mineiras (Grimor) e algumas nacionais que se mostraram forte e igualadas diante de grandes rotulos.

Agradeço a todos aqui, e aproveito e deixo meu abraço aos amigos confrades
Mais
14 anos 1 mês atrás #21724 por Leonardo Russo
Belo tópico.

2010 foi um ano muito interessante pra mim, com relação a esse mundo. Acho que amadureci muito. Com relação a cerveja [não posso fazer nenhum apartheid], à amizades de bar, enfim, essas coisas.

Se eu pudesse definir meu ano com uma frase?

A cerveja é popular. Tem o intuito de proporcionar um bom momento, preferencialmente, na companhia de boas pessoas. Não merece ser vulgarizada, mas nem por isso elitizada. Ela cumpre seu serviço muito bem, seja qual delas for.

É uma das partes de um texto muito grande pra quem bebe. Que deletei, claro.

Que 2011 seja bem servido, como foi 2010. B)

www.cervezando.wordpress.com

\\\"We\\\'re certain of two things in life: We\\\'re all gonna die one day and that we\\\'ll be drinking beer all the way.\\\" £

\\\"Women and beer: the cause and solution to all our troubles.\\\" £
Mais
14 anos 1 mês atrás #21730 por Renato .
Bom eu como bebedor de cerveja especial desde 2002, pois é nunca aturei brahma e skol, sempre me vi bebendo sozinho as poucas coisas que eu achava, era negra de Bhomeia escura, erdinger e baden baden, guinnes aparecia de vez em quando.
Esse ano de 201o foi marcado pela amizade, sempre me vi bebendo sozinho, nem minha antiga companheira me acompanhava.
Esse ano achei uma companheira para a vida e apra as cervejas, achei amigos que já são meus mais novos amigos de infância, que curtem do nobre néctar, e naum mais me vi em um mundo solitário, encontrei muito loucos como eu.

E HOJE SOU UM LOUCO MAIS FELIZ
Tempo para a criação da página:0.452 segundos