Daniel Colacioppo escreveu:
Gil Lebre Abbade Franco escreveu: lembrando também que cervejas muito lupuladas devem ser tomadas o mais rápido possível. a lupulagem esvai consideravelmente com a guarda.
DON'T AGE YOUR IPA!
Gil, no rotulo da dogfish 120 minutes IPA vem escrito "ages well"
Se não me engano a graduação alcoólica dessa IPA é bem alta (acho que é acima de 12%) talvez por isso que essa IPA seja uma exceção com relação ao tempo de guarda que vc menciona
Daniel, já o rótulo da Pliny the Elder é recheado de frases informando para não guardar essa cerveja, mas bebê-la logo (HOPPY BEERS ARE NOT MEANT TO BE AGED!; PLINY THE ELDER IS A HISTORICAL FIGURE, DON'T MAKE THE BEER INSIDE THIS BOTTLE ONE!; NOT A BARLEY WINE, DO NOT AGE!; AGE YOUR CHEESE, NOT YOUR PLINY, etc...
)
A 120 minute eu ainda não bebi - ela tem 18%ABV - mas muitos discutem se ela não seria uma American Barley Wine, ao invés de uma DIPA.
Por experiência própria posso atestar o que informei, pois senti na pele a teoria. Com a Perigosa Imperial IPA e a DFH 60 Minute. A Perigosa quando saiu anos atrás achei fenomenal, "on tap" também era muito boa, deixei uma garrafinha encostada para ver se iria evoluir e quando bebi em março (quando ela vencia), estava aquém do que ela é em matéria de lúpulo, sumiu mesmo - porém tinha um herbal com algum destaque, mas que considerei do álcool. Já a 60 Minute bebi no mesmo dia uma de 2011 e uma desse ano, e as diferenças puderam ser percebidas imediatamente, a do ano passado ainda tinha notas cítricas, mas muito abaixo da versão mais fresca.
No geral as cervejas não ficaram ruins, mas perderam consideravelmente suas características, parecendo que mudaram de estilo. Noto que a maltagem fica mais evidente e o álcool também, inclusive volatizando um pouco ervas e notas picantes.