O que tem na sua adega?

Mais
12 anos 6 meses atrás #38468 por Daniel Colacioppo

Gil Lebre Abbade Franco escreveu: lembrando também que cervejas muito lupuladas devem ser tomadas o mais rápido possível. a lupulagem esvai consideravelmente com a guarda.

DON'T AGE YOUR IPA!

Gil, no rotulo da dogfish 120 minutes IPA vem escrito "ages well"
Se não me engano a graduação alcoólica dessa IPA é bem alta (acho que é acima de 12%) talvez por isso que essa IPA seja uma exceção com relação ao tempo de guarda que vc menciona
Mais
12 anos 6 meses atrás - 12 anos 6 meses atrás #38471 por Gil Lebre Abbade Franco

Daniel Colacioppo escreveu:

Gil Lebre Abbade Franco escreveu: lembrando também que cervejas muito lupuladas devem ser tomadas o mais rápido possível. a lupulagem esvai consideravelmente com a guarda.

DON'T AGE YOUR IPA!

Gil, no rotulo da dogfish 120 minutes IPA vem escrito "ages well"
Se não me engano a graduação alcoólica dessa IPA é bem alta (acho que é acima de 12%) talvez por isso que essa IPA seja uma exceção com relação ao tempo de guarda que vc menciona

Daniel, já o rótulo da Pliny the Elder é recheado de frases informando para não guardar essa cerveja, mas bebê-la logo (HOPPY BEERS ARE NOT MEANT TO BE AGED!; PLINY THE ELDER IS A HISTORICAL FIGURE, DON'T MAKE THE BEER INSIDE THIS BOTTLE ONE!; NOT A BARLEY WINE, DO NOT AGE!; AGE YOUR CHEESE, NOT YOUR PLINY, etc... :laugh: )

A 120 minute eu ainda não bebi - ela tem 18%ABV - mas muitos discutem se ela não seria uma American Barley Wine, ao invés de uma DIPA.

Por experiência própria posso atestar o que informei, pois senti na pele a teoria. Com a Perigosa Imperial IPA e a DFH 60 Minute. A Perigosa quando saiu anos atrás achei fenomenal, "on tap" também era muito boa, deixei uma garrafinha encostada para ver se iria evoluir e quando bebi em março (quando ela vencia), estava aquém do que ela é em matéria de lúpulo, sumiu mesmo - porém tinha um herbal com algum destaque, mas que considerei do álcool. Já a 60 Minute bebi no mesmo dia uma de 2011 e uma desse ano, e as diferenças puderam ser percebidas imediatamente, a do ano passado ainda tinha notas cítricas, mas muito abaixo da versão mais fresca.
No geral as cervejas não ficaram ruins, mas perderam consideravelmente suas características, parecendo que mudaram de estilo. Noto que a maltagem fica mais evidente e o álcool também, inclusive volatizando um pouco ervas e notas picantes.

nem "brahmeiro", nem "beer snob"
Ultima edição: 12 anos 6 meses atrás por Gil Lebre Abbade Franco.
Mais
12 anos 6 meses atrás #38485 por Guilherme Damasceno
Fico me perguntando como se dá o envelhecimento de uma Sour Ale ou de uma Lambic. Nunca provei nenhuma envelhecida pra comparar.
Envelhecer IPA não é lá tão inteligente... quem já teve a oportunidade de provar uma IPA fresca, com poucos dias de vida, e retomá-la depois de dois, três meses já deve ter percebido.
Mais
12 anos 6 meses atrás #38490 por Daniel Colacioppo
Valeu pela dica Gil, então vou parar de guardar e tomar rapidinho a 120 e 90 minute que tenho em casa.
Mais
12 anos 6 meses atrás - 12 anos 6 meses atrás #38507 por Felipe Chehuan
Respondido por Felipe Chehuan no tópico Re: O que tem na sua adega?
A 90 vale a pena tomar o quanto antes, mas a 120 vale muito a pena guardar, de fato ela envelhece mto bem como é dito no rótulo (ela não se enquadra como as outras DIPAS e ela não parece ser uma DIPA por isso questionam se ela não seria uma american strong ale). Eu já tomei duas DFH 120, uma 2007 (que na época tinha 4 anos de guarda)e uma 2011(fresca) a diferença é abissal! A 2007 é uma das melhores cervejas q eu já tomei a 2011 longe disso!
Ultima edição: 12 anos 6 meses atrás por Felipe Chehuan.
Mais
12 anos 6 meses atrás #38509 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re: O que tem na sua adega?
Essa 120 não deve se enquadrar em nenhum estilo consolidado de qualquer guia atual. Vai muito além de uma Double/Imperial IPA. Trata-se de uma extreme beer. Como possui teor alcoólico de vinho do Porto, acredito que seja mesmo uma cerveja muito boa para guarda. O frescor do lúpulo e seu amargor se perdem com o tempo, mas a cerveja deve ganhar em complexidade...
Tempo para a criação da página:0.463 segundos