Pretas

Mais
15 anos 2 meses atrás #1679 por Ricardo Sangion
Respondido por Ricardo Sangion no tópico Re:Pretas
Aproveitando que algumas nacionais das grandes cervejarias foram citadas, quais sao as escuras preferidas de voces?

Como voces entendem a diferenca entre as cervejas escuras brasileiras? Acham tambem que o publico em geral entendem bem a diferenca entre Malzbier, Stout, Dunkel, Schwarzbier?

Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
  • um visitante
  • Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
15 anos 2 meses atrás #1681 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Pretas
Ricardo,

Num teste cego confesso que ainda teria dificuldade em diferenciar uma Stout de uma Porter, mas Malzbier é completamente diferente, né ? Doce ao extremo, sem amargor e aguada. Entre Dunkel e Schwarzbier tenho a impressão que as Schwarz são ligeiramente mais adocicadas, ou não ?

Das pretas brasucas que conheço sou fã incondicional da Demoiselle e da Baden Stout, a Falke Ouro Preto achei boa mas nada do outro mundo. Gostei da Backer Brown no primeiro gole, mas a essência de chocolate deixa a cerveja enjoativa nos goles seguintes. Gostei da Eisenbahn Dunkel.
Mais
15 anos 2 meses atrás #1682 por Fabio Castelucci
Respondido por Fabio Castelucci no tópico Re:Pretas
Ricardo, realmente nao sei te responder. Essa pergunta me fez refletir um pouco mais.
Creio que ainda rola muito preconceito com as cervejas escuras e ainda nao nos acostumamos a toma-las com tanta regularidade.
Basta ver até mesmo pela quantidade de cervejas avaliadas no site, a grande maioria (estou dizendo por amostragem pura e simples) acaba indo para as de Trigo e para as Ale de maneira geral.
Eu posso falar por mim, que ainda nao consigo diferenciar as cervejas escuras (com exceçao da Malzebier), e tambem tomei poucas para poder descrever com mais propriedade.
As que eu tomei (Guiness, La Brunette, Malzebier, Backer Brown) sao muito marcantes.
Estava discutindo com o Guima neste mesmo topico, quais vc considera ser as melhores cervejas (disponiveis) para avaliarmos os estilos.
Encontramos com mais regularidade a Baden Baden, Petra, Eisenbahn, Xingu e Caracu.
Dessas a que mais me agradou foi a Baden.
Mais
15 anos 2 meses atrás - 15 anos 2 meses atrás #1683 por Pablo Maz
Respondido por Pablo Maz no tópico Re:Pretas
Ricardo Sangion escreveu:

Aproveitando que algumas nacionais das grandes cervejarias foram citadas, quais sao as escuras preferidas de voces?

Como voces entendem a diferenca entre as cervejas escuras brasileiras? Acham tambem que o publico em geral entendem bem a diferenca entre Malzbier, Stout, Dunkel, Schwarzbier?

Ricardo, ao público em geral foge totalmente essa diferenciação. Existe "cerveja clara" e "cerveja escura" (sendo que esta última é tida como "forte").

Mas a gente tá falando de "escura" de qualquer gênero?! Acho que sim né? Minha base comparativa não é grande, mas ontem no Festival havia disponível uma Belgian Dark Strong Ale do Gattopardo (RJ) sensacional, (que eu creio ser) a Gattopardo Strong Bossa. Excelente! Ela foi a segunda que degustei e foi difícil sair do lado da chopeira.rs
www.brejas.com.br/cervejas/brasil/Gattopardo-Strong-Bossa/

"The wheat is like a rich man; it’s sleek and well to do.
The oats are like a pack of girls, laughing and dancing too.
The rye is like the miser; it’s sulky, lean and small,
But the ripe and bearded barley is monarch of them all."
Ultima edição: 15 anos 2 meses atrás por Pablo Maz.
Mais
15 anos 2 meses atrás #1685 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re:Pretas
Concordo com o Fábio (Guima), a Baden Baden Stout e a Colorado Demoiselle são talvez os dois melhores exemplares de cervejas pretas que temos no nosso país. A Eisenbahn Dunkel, apesar de ser mais leve, também é muito boa.

Também gosto muito da belga Leffe Brune, ótimo custo-benefício. A Fuller's London Porter ainda não provei, mas deve ser uma excelente cerveja, com certeza.

É preciso mencionar um detalhe muito importante quando se trata de degustação de cervejas com características de maltes torrados, como as Porters, Stouts e Dark Ales: TEMPERATURA. Acho que, independente do estilo, nenhuma cerveja com essas características deve ser saboreada abaixo de 8 graus Celsius...
Mais
15 anos 2 meses atrás #1690 por Ivan Ravedutti
Respondido por Ivan Ravedutti no tópico Re:Pretas
Cara, assino embaixo do que o Claudinei falou: Baden² Stout, Demoiselle, Eisenbahn Dunkel (na pressão) e Leffe Brune são todas deliciosas, mas sempre atenção a TEMPERATURA, que além de maiúsculo, deixo em negrito, senão vocês matam a bereja!
Tempo para a criação da página:0.401 segundos