Tenho uma tara por Belgian dark strong ales, que são de longe um dos meus estilos favoritos. Pena que costumam ser tão caras por essas bandas...
Mas acho que há estilos
muito diferentes de cervejas escuras, é difícil generalizar. Há as lagers escuras, desde as Dunkel mais amenas na torrefação até as Schwarzbier mais pretas, secas e torradas. Há as ales escuras de estilo inglês, como porters e stouts, dentre as quais costumo preferir as porters, mas entendo que são dois estilos para situações diferentes. Ninguém bebe um litro de Baden Baden Stout, mas um litro de Fuller's London Porter desce sem grande dificuldade. Há as Dunkelweizen, que são muito mais discretas nos aromas de torrefação do que outras escuras. E há as ales escuras de estilo belga, que normalmente trazem pouca secura e torrefação gentil acompanhada de muuuuita complexidade aromática. Em suma, acho difícil generalizar. Mas uma coisa é certa: maltes torrados sempre dão aquela intensidade e robustez a mais no paladar que eu adoro!
Entre as "escurinhas" nacionais, fico com Eisenbahn Weizenbock, Wäls Dubbel (a Quadrupel conta como "escura"?), Colorado Demoiselle, Baden Baden Stout e Falke Ouro Preto, acho que nessa ordem.