Tem razão, Claudinei! A Dogfish Head fez a
Jiahu
, uma cerveja inspirada em receitas chinesas antigas que levavam arroz, mel e frutas.
Dando minha opinião no tópico que criei, acredito que seja válida a tentativa da BrewDog de expandir os limites do que consideramos cerveja. Gostando ou não da cerveja (acredito que deva ser uma bela porcaria) ou mesmo do "rótulo" usado (ousados, no minimo), a experiência é válida, até mesmo pela questão do marketing. Uma microcervejaria do interior da Escócia ganhou mídia gratuita mundial, mostrando para o consumidor comum que existe vida além das BCB.
É verdade que nenhum de nós vai chegar nem perto de um exemplar dessa cerveja, tanto pelo preço, quanto pela raridade. Mas só de ver um trabalho de uma microcervejaria ganhar a internet como a BrewDog fez nesses últimos dois dias, divulgando a ousadia e o trabalho dos cervejeiros artesanais, já valeu a pena. Todos ganham, não tenham dúvida.
O próprio James Watt, um dos donos da BrewDog, disse, na sua resposta aos ataques sofridos no fórum do Beer Advocate: "Por que é tão ruim assim fazer coisas que nenhuma outra cervejaria artesanal está fazendo? Seria chato se todos os cervejeiros artesanais fizessem a mesma coisa". Não dá pra não dar razão para o cara, não é mesmo?