BrewDog lança cerveja com 55% ABV!

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14 anos 5 meses atrás #16135 por Mauro Renzi Ferreira
Claudinei escreveu:

Porém, com 55% abv, só pode ser uma bebida extremamente quente e desequilibrada, totalmente fora do padrão de tudo aquilo que entendemos como cerveja. Minha dúvida perdura: essa bebida tecnicamente é uma cerveja? Se sim, e quanto ao saquê japonês, um fermentado de arroz de alto teor alcoólico, também poderia ser considerado cerveja (apesar de não levar nenhum tipo de malte)? Polêmica à vista...


Claudinei, sobre o sake, foi meu primeiro tópico quando começei a participar do fórum do brejas há uns bons 7 meses atrás, se não me engano. O tópico chama-se "sake: to beer or not to beer" e permanace inconclusivo até hoje. ;)
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14 anos 5 meses atrás #16147 por Fabian Ponzi
Eu sempre ouvi falar de sake como sendo um "vinho de arroz"...
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14 anos 5 meses atrás #16149 por Claudinei  
Mauro,
 
Isso mostra que o universo da cerveja nunca será algo como uma "ciência exata", pelo contrário, está sujeito a interpretações e opiniões de especialistas diversos. Vide BJCP e Beer Advocate, por exemplo...
 
Fabian,
 
Como o vinho de fato é produzido exclusivamente a partir de uvas, considero essa expressão inadequada para o saquê (sake). Este está mais próximo da cerveja, já que sua matéria-prima base é um cereal. Quem me garante que as chamadas "primeiras cervejas da História", datadas de milênios atrás, não passavam de um saquê? :woohoo:
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14 anos 5 meses atrás - 14 anos 5 meses atrás #16152 por Fabian Ponzi
Tem razão, Claudinei! A Dogfish Head fez a Jiahu , uma cerveja inspirada em receitas chinesas antigas que levavam arroz, mel e frutas.

Dando minha opinião no tópico que criei, acredito que seja válida a tentativa da BrewDog de expandir os limites do que consideramos cerveja. Gostando ou não da cerveja (acredito que deva ser uma bela porcaria) ou mesmo do "rótulo" usado (ousados, no minimo), a experiência é válida, até mesmo pela questão do marketing. Uma microcervejaria do interior da Escócia ganhou mídia gratuita mundial, mostrando para o consumidor comum que existe vida além das BCB.

É verdade que nenhum de nós vai chegar nem perto de um exemplar dessa cerveja, tanto pelo preço, quanto pela raridade. Mas só de ver um trabalho de uma microcervejaria ganhar a internet como a BrewDog fez nesses últimos dois dias, divulgando a ousadia e o trabalho dos cervejeiros artesanais, já valeu a pena. Todos ganham, não tenham dúvida.

O próprio James Watt, um dos donos da BrewDog, disse, na sua resposta aos ataques sofridos no fórum do Beer Advocate: "Por que é tão ruim assim fazer coisas que nenhuma outra cervejaria artesanal está fazendo? Seria chato se todos os cervejeiros artesanais fizessem a mesma coisa". Não dá pra não dar razão para o cara, não é mesmo?
Ultima edição: 14 anos 5 meses atrás por Fabian Ponzi.
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