Climatizador para armazenamento da reserva

Mais
15 anos 1 mês atrás #2941 por Alexandre Almeida Marcussi
Davi, as cervejas arrolhadas possuem um tipo de rolha diferente dos vinhos, na qual a cortiça é muito mais compacta e a variação de volume não é suficiente para permitir a entrada de ar. Portanto, ela não precisa ficar sempre umedecida como ocorre com os vinhos.

A posição vertical propicia o assentamento do fermento no fundo da garrafa, formando uma camada mais estável que não vai se misturar tão facilmente ao líquido (em alguns estilos, como as cervejas de trigo, essa mistura é desejável, em outros, como as ales de abadia, não). Aliás, não é recomendado servir certas cervejas caso a garrafa tenha sofrido oscilação recente de posição, pois isso pode pôr muitas partículas em suspensão. Além disso, a posição vertical restringe o ar ao gargalo e, assim, minimiza o contato do líquido com o oxigênio, retardando as reações de oxidação que decorrem desse contato e, assim, presenvando o frescor da breja por mais tempo.

Fora isso de deixar sempre de pé, o mais importante ao acondicionar uma cerveja é evitar que ela fique exposta a qualquer tipo de luz direta, natural ou artificial.

Espero ter ajudado a esclarecer!

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 1 mês atrás #2943 por Anderson Martins
É Marcussi, o que você disse faz sentido.

Meu intuito ao postar esse tópico foi de justamente discutir com vocês os prós e contras desse meu projetinho, pois sabe como é né, as vezes você se empolga com uma coisa e acaba nem enxergando os problemas que existem.

Vou explicar minha idéia e ai vocês dizem o que acham.

Essa adega será embutida em um barzinho que ainda não mandei fazer mas já tenho um esboço que eu mesmo rabisquei.

Minha idéia é que essa adega sirva tanto para armazenar algumas cervejas (a maioria do espaço será destinado a isso) quanto para dar um pequeno suporte ao barzinho, deixar um licor, ou um suco de tomate, enfim...
Estava pensando em deixar a temperatura por volta de 5.C, assim para estilos que pedem temperatura mais baixas basta eu colocar 10min. na geladeira e esta feito, ou para cervejas que pedem uma temperatura mais elevada basta que eu tire da adega, encaixe o termômetro na garrafa e da mesma forma em 10min. esta no ponto para o consumo.

O que acham??? Como se fosse uma temperatura média para ter sempre uma cerveja quase no jeito para quando aparece aquele amigo seu, ou até mesmo para você próprio tomar mesmo, enquanto preparo um petisco a cerveja chega na temperatura ideal.
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
15 anos 1 mês atrás - 15 anos 1 mês atrás #2944 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Climatizador para armazenamento da reserva
Alexandre Marcussi escreveu:

...as cervejas arrolhadas possuem um tipo de rolha diferente dos vinhos, na qual a cortiça é muito mais compacta e a variação de volume não é suficiente para permitir a entrada de ar. Portanto, ela não precisa ficar sempre umedecida como ocorre com os vinhos.

A rolha que veda as cervejas não é a rolha natural, muito utilizada pela indústria vinícola, pelo menos nunca vi uma cerveja com rolha "de verdade", me parece a cortiça reciclada, ou seja, cortiça triturada, misturada à cola e compactada. A indústria vinícola também utiliza esse tipo de rolha em vinhos mais baratos.

A micro-oxigenação dos vinhos pela rolha natural é uma lenda que foi desmistificada pelo próprio Centro Tecnológico da Cortiça, de Santa Maria da Feira (Portugal). Segundo sua diretora geral, Alzira Quintanilha, "uma rolha normal e sem defeitos é estanque ao ar." Ou seja, não permite trocas gasosas com o exterior.

Acredito que a função do vinho em contato com a rolha (guarda na horizontal) é justamente para permitir que ela não se resseque, assegurando uma melhor vedação e facilidade quando for removida, mas isto também vale para as rolhas recicladas.

Dessa forma entendo que a rolha natural não tem função prática alguma, serve apenas para manter a tradição, o que já vem sendo quebrada por inúmeras vinícolas dos EUA, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Chile e Argentina que lacram seus vinhos com a tampa metálica de rosca (screwcap). Já a rolha reciclada é utilizada no mundo inteiro, seja nos países mais tradicionais quanto nos menos. A rolha sintética (um material plástico) também é uma opção que muitas vinícolas de todo o mundo utilizam.

Sou a favor da rolha sintética ou dessa alternativa da rosca tendo em vista ainda a questão do TCA (uma espécie de fungo que pode aparecer na cortiça quando em contato com o vinho e contaminá-lo, também conhecido como sabor a rolha ou bouchonée).

Sobre cerveja e rolha também não vejo funções práticas, apenas estéticas. E temo pelo fato de que a cerveja vedada assim não tocar a rolha possa dificultar sua abertura. Eu já tive dificuldade com uma Unibroue, estava quase apelando pro bom e velho alicate ! Por outro lado, não sei se pode haver alguma reação química caso a cerveja guardada permaneça em contato com a rolha, seja natural ou reciclada.

Entre a estética, a tradição e a praticidade fico com a última, seja qual for a bebida sou defensor da "screwcap" ou da tampa "flip-top" que dispensa abridores, tem uma vedação perfeita, não há risco de contaminação, etc.
Ultima edição: 15 anos 1 mês atrás por um visitante.
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
15 anos 1 mês atrás #2945 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Climatizador para armazenamento da reserva
Anderson,

Já levantei o tema no Orkut. O Maurício respondeu dizendo que a cerveja deve ser guardada de pé, à temperatura ambiente, em locais livres de odores, evitando ainda fontes de calor e luz. Ele disse que guarda suas brejas numa caixa de papelão na despensa.

Mas acho sua idéia válida, é bom chegar em casa no fim da tarde e ter uma bebida no ponto, ou receber um amigo de surpresa e poder oferecer a cerveja de imediato, porém concluí que a geladeira cumpre a mesma função quando o assunto é cerveja. A adega é ideal para os vinhos porque você tem um melhor controle da temperatura, pode deixá-los resfriados constantemente a 15~16ºC, inclusive em alguns modelos de adega da pra controlar a umidade.

Como você é um cara extremamente organizado (deu pra ver por aquela planilha) acho que poderia usar a geladeira pra essa função, claro que não vai entupí-la de cervejas mas pode, nos dias que estiver "mal (ou bem) intencionado" pela manhã colocar na geladeira aquelas que pretende consumir no dia quando chegar do escritório.

Por outro lado existe o fator visual. Sou suspeito pra falar pois sou designer e técnico em arquitetura, e acho decoração de ambientes um ponto a ser considerado. Ter na sua sala um bar doméstico com uma adega climatizada é um barato !
Mais
15 anos 1 mês atrás #2946 por Mauro Renzi Ferreira
Acho que se você conseguir adaptá-la, como pretende, ela vai funcionar como um frigobar, só que visualmente mais bonito, conforme frisou o Guima.

Agora, conforme outros colegas também aconselharam, use a adega mas procure não deixar as brejas lá dentro por longos períodos de tempo.
Mais
15 anos 1 mês atrás - 15 anos 1 mês atrás #2948 por Alexandre Almeida Marcussi
Fábio (Guima) escreveu:

Acredito que a função do vinho em contato com a rolha (guarda na horizontal) é justamente para permitir que ela não se resseque, assegurando uma melhor vedação e facilidade quando for removida, mas isto também vale para as rolhas recicladas.

O que eu li a respeito é que, nas rolhas de cerveja, a cortiça é tão compactada que, se ela ressecar, a variação de volume não é suficiente para prejudicar a vedação. Mas não lembro onde li.

Fábio (Guima) escreveu:

Sou a favor da rolha sintética ou dessa alternativa da rosca tendo em vista ainda a questão do TCA (uma espécie de fungo que pode aparecer na cortiça quando em contato com o vinho e contaminá-lo, também conhecido como sabor a rolha ou bouchonée).

Cerveja também pode ficar bouchonée, ou seja, ser contaminada pelo aroma e sabor do fungo que se desenvolve na rolha. Dá um sabor de mofo mesmo, de sótão úmido. Mas é mais comum que esse sabor esteja associado ao desenvolvimento de fungos no malte estocado em ambiente úmido. Acredito que o fato de a cerveja não encostar na rolha também ajude a prevenir essa característica, mas isso é pura conjectura.

Fábio (Guima) escreveu:

Sobre cerveja e rolha também não vejo funções práticas, apenas estéticas. E temo pelo fato de que a cerveja vedada assim não tocar a rolha possa dificultar sua abertura. Eu já tive dificuldade com uma Unibroue, estava quase apelando pro bom e velho alicate !

Quem tomou a nova Wäls Quadruppel sabe o que é uma rolha apertada! :laugh: Eu tentei tirar com os dedos até cansar e apelar para o saca-rolhas mesmo! Mas veja, Guima, cervejas possuem carbonatação, o que gera pressão interna à garrafa, facilitando assim a remoção da rolha.[/quote]

Flit-top realmente é sensacional, e vc ainga pode guardar e ficar com uma garrafinha de água mega-estilosa que parece alguma beberagem de velhinho chinês!

Mauro, acho que não existe problema nenhum em guardar a cerveja refrigerada. Ela só vai ficar ocupando espaço útil da sua geladeira/adega climatizada. E vc inclusive evita variações de temperatura, o que é bom. O mais importante, no fim das contas, é a posição vertical e a ausência de luz.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 15 anos 1 mês atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Tempo para a criação da página:0.368 segundos