- Postagens: 2272
- Obrigados Recebidos: 392
...as cervejas arrolhadas possuem um tipo de rolha diferente dos vinhos, na qual a cortiça é muito mais compacta e a variação de volume não é suficiente para permitir a entrada de ar. Portanto, ela não precisa ficar sempre umedecida como ocorre com os vinhos.
O que eu li a respeito é que, nas rolhas de cerveja, a cortiça é tão compactada que, se ela ressecar, a variação de volume não é suficiente para prejudicar a vedação. Mas não lembro onde li.Acredito que a função do vinho em contato com a rolha (guarda na horizontal) é justamente para permitir que ela não se resseque, assegurando uma melhor vedação e facilidade quando for removida, mas isto também vale para as rolhas recicladas.
Cerveja também pode ficar bouchonée, ou seja, ser contaminada pelo aroma e sabor do fungo que se desenvolve na rolha. Dá um sabor de mofo mesmo, de sótão úmido. Mas é mais comum que esse sabor esteja associado ao desenvolvimento de fungos no malte estocado em ambiente úmido. Acredito que o fato de a cerveja não encostar na rolha também ajude a prevenir essa característica, mas isso é pura conjectura.Sou a favor da rolha sintética ou dessa alternativa da rosca tendo em vista ainda a questão do TCA (uma espécie de fungo que pode aparecer na cortiça quando em contato com o vinho e contaminá-lo, também conhecido como sabor a rolha ou bouchonée).
Quem tomou a nova Wäls Quadruppel sabe o que é uma rolha apertada! Eu tentei tirar com os dedos até cansar e apelar para o saca-rolhas mesmo! Mas veja, Guima, cervejas possuem carbonatação, o que gera pressão interna à garrafa, facilitando assim a remoção da rolha.[/quote]Sobre cerveja e rolha também não vejo funções práticas, apenas estéticas. E temo pelo fato de que a cerveja vedada assim não tocar a rolha possa dificultar sua abertura. Eu já tive dificuldade com uma Unibroue, estava quase apelando pro bom e velho alicate !
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados