Lupulada X maltada

Mais
14 anos 7 meses atrás #13248 por Thiago Bianchi
Respondido por Thiago Bianchi no tópico Re:Lupulada X maltada
Essa definição do mestre(!) Marcussi, disse tudo!
Tem dias que você está mais "adepto" á um ingrediente ao outro, seu humor influenciando e tals. :woohoo:
Não tinha pensado nesse sentido, mas olhando por esse lado, deve ser isso que acontece mesmo! :ohmy:
Mas ainda eu tenho uma tendência para o Lúpulo, principalmete os americanos! :P
Mais
14 anos 7 meses atrás #13249 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Re:Lupulada X maltada
sem dizer que os lúpulos variam muito, uma coisa é uma Christoffel blond ou Margriet, outra é uma double dog ou Hop Ottin' IPA ou Urthel Hop-it, são todas muito lupuladas, mas sao sensaçoes bem diferentes.
Mais
14 anos 7 meses atrás #13250 por Alexandre Almeida Marcussi
Marcelo, isso que vc colocou é bem importante. OK, amargor pode ser sempre amargor (embora existam alguns mais limpos, alguns mais ásperos, alguns mais "oleosos"...), mas os aromas de lúpulo são um reino imenso. O que nos leva a uma outra questão, igualmente interessante: quais os tipos de lúpulo que vcs mais gostam?

Eu tenho gostado muito, ultimamente, dos lúpulos ingleses como Fuggles e principalmente English Goldings. Para mim, eles têm uma mistura muito complexa de aromas. A maioria das pessoas ressalta as notas condimentadas/picantes dos lúpulos ingleses (talvez em comparação com os americanos), mas para mim se destacam bastante também as notas cítricas e frutadas. Sinto muito mais condimentado em lúpulos continentais, como o Saaz, do que nos ingleses. Fiquei também bastante impressionado com o Cascade de algumas das americanas, em especial na Flying Dog Doggie Style. Mas também não recuso a fineza de um Saaz numa receita mais seca e elegante, apesar de ele ser mais "discreto", por assim dizer. Depende da proposta da cerveja, mas também a cada época eu tenho uma preferência diferente.

E quanto aos maltes? Que tipos de maltes a galera mais gosta? Eu tenho curtido muito os tipos de malte "caramelo" usados, por exemplo, em pale ales, bitters e ESBs. Para mim, eles têm uma profundidade de sabor e uma riqueza que é difícil de alcançar.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 7 meses atrás #13251 por Fabio Castelucci
Respondido por Fabio Castelucci no tópico Re:Lupulada X maltada
Bom topico hein xará!!!
Confessoque no dia a dia estou mais para cervejas maltadas do que para lupuladas... essa paulistania que vc comentou acabou virando uma de minhas cervejas do dia a dia.
Adorei a Nessie também com malte de whisky.
Mas as vezes simplesmente estou mais para o lupulo... depende muito do humor...
Mas acho mais legal quando as cervejas estao equilibradas entre as duas caracteristicas e também gosto muito das que fogem de tudo que conhecemos como a Rugbeer que quebram certo paradigmas!!!
Mais
14 anos 7 meses atrás #13256 por Marco A Araujo
Respondido por Marco A Araujo no tópico Re:Lupulada X maltada
Os lúpulos americanos me conquistaram, estou cada vez mais adepto das IPAs deles. Mesmo assim, sempre preservando o equilíbrio - ninguém aguenta mais de uma Double Dog, com certeza.
  • um visitante
  • Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
14 anos 7 meses atrás #13265 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Lupulada X maltada
Fiz a pergunta mas nem dei meu pitaco ! Hehehe...

Eu achava que tenderia à lupulomania até conhecer a Double Dog, acho que não só pela quantidade mas pelo lúpulo usado, um horror de cerveja, capim líquido. Por outro lado cervejas onde o malte se sobressai muito também não gosto. A Paulistânia é assim, a Belgoo... o lúpulo aparece de forma discretíssima, sucrilhos líquido não é comigo também. Dessa forma o equilíbrio é o mais apreciado na minha opinião, porém confesso que as mais amarguinhhas (sem exageros, claro) me agradam bastante.
Tempo para a criação da página:0.393 segundos