Marcelo, isso que vc colocou é bem importante. OK, amargor pode ser sempre amargor (embora existam alguns mais limpos, alguns mais ásperos, alguns mais "oleosos"...), mas os aromas de lúpulo são um reino imenso. O que nos leva a uma outra questão, igualmente interessante: quais os tipos de lúpulo que vcs mais gostam?
Eu tenho gostado muito, ultimamente, dos lúpulos ingleses como Fuggles e principalmente English Goldings. Para mim, eles têm uma mistura muito complexa de aromas. A maioria das pessoas ressalta as notas condimentadas/picantes dos lúpulos ingleses (talvez em comparação com os americanos), mas para mim se destacam bastante também as notas cítricas e frutadas. Sinto muito mais condimentado em lúpulos continentais, como o Saaz, do que nos ingleses. Fiquei também bastante impressionado com o Cascade de algumas das americanas, em especial na Flying Dog Doggie Style. Mas também não recuso a fineza de um Saaz numa receita mais seca e elegante, apesar de ele ser mais "discreto", por assim dizer. Depende da proposta da cerveja, mas também a cada época eu tenho uma preferência diferente.
E quanto aos maltes? Que tipos de maltes a galera mais gosta? Eu tenho curtido muito os tipos de malte "caramelo" usados, por exemplo, em pale ales, bitters e ESBs. Para mim, eles têm uma profundidade de sabor e uma riqueza que é difícil de alcançar.