Lupulada X maltada

• um visitante
  • Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
14 anos 7 meses atrás #13266 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Lupulada X maltada
Quanto ao tipo de lúpulo ou malte, ainda não tenho conhecimento suficiente pra diferenciá-los, assim fico restrito ao "genérico", porém é uma questão importante a ser observada também. Coincidência ou não, as três norte americanas que provei mostraram características muito semelhantes, diferindo na intensidade, me levando a crer que o lúpulo utilizado nas três foi o mesmo.
Mais
14 anos 7 meses atrás #13278 por Alexandre Almeida Marcussi
Fábio (Guima) escreveu:

não só pela quantidade mas pelo lúpulo usado, um horror de cerveja, capim líquido.

Guima, essa característica que lembra capim seco (grama cortada, chá vagabundo) pode advir de qualquer tipo de lúpulo. É o cheiro dos próprios pellets do lúpulo, se vc lembrar bem daquela nossa degustação de ingredientes do 2º Encontro do Brejas. As infusões saíram com esse cheiro, embora fossem de dois tipos diferentes de lúpulo.

Esse aroma pode às vezes ser gerado por um dry-hopping prolongado, em que a cerveja pega não apenas os óleos essenciais, mas também o próprio aroma das folhas verdes. Eu não curto, acho grosseiro demais, para mim o aroma do lúpulo deve ser mais limpo. A IPA da Anderson Valley, por exemplo, não me conquistou por causa disso. A Double Dog eu não tomei, mas a Doggie Style eu achei um excelente exemplo de um dry-hopping bem-feito com Cascade, o resultado é muito fresco e nada grosseiro. Sugiro a degustação para perceber bem o caráter do Cascade, um dos lúpulos americanos mais famosos e usados.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 7 meses atrás #13360 por Fabian Ponzi
Respondido por Fabian Ponzi no tópico Re:Lupulada X maltada
Tendo equilíbrio e complexidade é o que vale. O que interessa, mesmo, é a cerveja mostrar bem as notas de malte e as de lúpulo. Tem que sentir no aroma e no sabor o máximo que se puder tirar dos ingredientes. Além disso, como disse o Marcussi anteriormente, os aromas provenientes das leveduras e da maturação são os diferenciais de uma boa cerveja.

Ruim mesmo é não conseguir sentir nem malte, nem lúpulo, numa cerveja. Se você não estiver gripado, bota fora que é Skol! :lol:
Mais
14 anos 7 meses atrás #13380 por Milu Lessa
Respondido por Milu Lessa no tópico Re:Lupulada X maltada
Que boa discussão, confrades! Darei meu pitaco tb, craro! Como bem disse o confrade Marcussi e o sábio mas chato Aristóteles, o esqilíbrio é sempre um bom caminho, mas se tiver que pender pra um lado, com certeza é pro do malte! :P Como o Guime bem disse, essas americanas com gosto de chá de grama são de lascar... Tomei a IPA e a Double Dog da Flying Dog e OUCH! :blink:
Mais
14 anos 7 meses atrás #13393 por Felipe Ribeiro - Duende
Eu gosto bastante dos maltes, ultimante eu estou numa secura por maltes torrados que não sei de onde saiu. Não era muito fã das stouts, mas tomo vez ou outra.
Mas uma cerveja mais lupulada me agrada também. Agora nem tanto, estou preferindo uma pendendo pouca coisa mais para o lúpulo. Mas faz tanto tempo que eu não tomo uma cerveja decente mesmo. A ultima foi uma leffe brune.

Morar em Dourados é tenso, agora tenho stout aqui para tomar, da murphys, mas no Jet Chicken não tem pint, a moça me veio com copo de plástico!
Mais
14 anos 7 meses atrás #13394 por Marcus Vinicius
Respondido por Marcus Vinicius no tópico Re:Lupulada X maltada
Alexandre Marcussi escreveu:

Nem um, nem outro, muito pelo contrário! ;)

Acho que é uma pergunta que depende de um zilhão de variáveis, de forma que, enunciada assim, de forma mais simplista, quase não pode ser respondida. Depende do estilo, da proposta, do clima, do meu humor no dia etc. Tendo a preferir sempre alguma medida de equilíbrio entre os dois elementos, mas às vezes quero que um se destaque, às vezes o outro. Sem contar que boa parte das minhas cervejas preferidas não são protagonizadas nem pelo malte e nem pelo lúpulo, mas pelos aromas secundários e terciários advindos das leveduras e do processo de maturação.

Agora, em comparação com o pessoal "lupulomaníaco", aí não seria difícil dizer que eu prezo o malte ou o equilíbrio. Acho que uma boa cerveja com riqueza e profundidade de maltes se destaca positivamente tanto quanto uma boa cerveja com complexidade e fineza de aromas lupulados. Já no tocante à relação entre doçura e amargor (já que algumas pessoas imediatamente reduzem "malte" e "lúpulo" a "doce" e "amargo"), tem de ter as duas coisas ao mesmo tempo. Um deles pode se destacar, mas sempre precisa estar ancorado no outro.

Bom, acho que isso resume tudo o que eu falaria a respeito.

Por isso que você é o mestre, Marcussi!
Tempo para a criação da página:0.406 segundos